• Carregando...

Mídias Sociais

Viaduto estaiado

"Eu achei lindo o viaduto, inclusive vou lá hoje buscar o meu remédio que estava em falta aqui no postinho de saúde do bairro."

Fabiano Fausto, no Facebook, comentando post do blog Caixa Zero sobre o viaduto estaiado.

Gabriel García Márquez

"Deixa uma obra fantástica, um dos poucos orgulhos da América Latina."

Thiago Simões, no Facebook, sobre a morte do escritor colombiano Gabriel García Márquez.

Produtividade do brasileiro

"Eu estou de acordo. Moro no exterior, mas toda vez que vou ao Brasil vejo o quanto estamos atrasados com respeito a outros países desenvolvidos... Temos tecnologia, mas poucos sabem fazer uso!"

Shirley Vasconcelos, no Facebook, comentando a repercussão da matéria da revista britânica The Economist sobre a baixa produtividade do brasileiro.

Petrobras

"Péssima administração! O Brasil tem um potencial gigantesco com o etanol, mas a Petrobras mantém o valor da gasolina baixo para ser competitivo no mercado interno."

Rodolfo Nogueira, no Facebook, sobre o editorial "Quem prejudica a Petrobras?"

Jogos Olímpicos

"Imaginem essa grana em escolas e hospitais decentes para o povo. Realmente, pessoal, temos de protestar mesmo. Esse dinheiro, em grande parte, não terá nunca retorno algum para o povo."

Santos Márcio, no Facebook, comentando o orçamento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Mandar SMS que custa R$ 0,31 mais impostos (que costumam ser de até 50% ou mais) para participar de sorteios (Gazeta, 17/4)? Recebo propostas parecidas com essa o tempo todo no meu celular, e os prêmios ofertados são muito melhores. Essa é uma campanha para estimular o consumidor a pedir o documento fiscal ou um método de arrecadação extra? Se é para gastar para concorrer, prefiro apostar na Mega-Sena!

Alvaro Antunes

Nota fiscal 2

Sou a favor, mas quero que essa campanha seja com o cadastro do CPF na hora da compra, ou que se cadastre no site o CPF e também o CNPJ da empresa de onde adquiri o produto, sem precisar enviar mensagem confirmando. Para que fazer duas vezes a mesma coisa?

Rejane Beatriz Paz

Petrobras 1

A Graça Foster reconhecer o erro (Gazeta, 16/4) é algo inusitado no meio político empresarial, pois, mesmo quando flagrados "com a cueca na mão", eles dão um jeito de tentar se explicar. O que me causa revolta é eles pensarem que somos um bando de idiotas.

Fred Branco

Petrobras 2

Dona Dilma apresentou sua versão, que difere um pouco da de dona Foster, que diferem da do senhor Cerveró. E agora? Já sei. Vão ficar de castigo até fazerem a lição de casa sem erros.

Luiz Nusbaum, São Paulo – SP

Petrobras 3

Cerveró inocentou-se do péssimo negócio que foi a compra da refinaria de Pasadena. Inocentou, também, Lula, Dilma e Gabrielli, os principais responsáveis pela compra. Como não resta a menor dúvida de que tem de haver pelo menos um culpado por essa negociata, será que não seria eu?

Ronaldo Gomes Ferraz, Rio de Janeiro – RJ

Petrobras 4

A lição e preocupação principal dessa intriga da oposição com relação à Petrobras é a forma como tudo chega à opinião pública. Nesse caso da Petrobras é ridículo. As cláusulas de sociedade são comuns. Ninguém entra como sócio querendo sair. Houve um impasse: a Astra desistiu de investir e a Petrobras não. Um painel arbitral e a Justiça americana impuseram o valor de US$ 1,2 bilhão na venda à Petrobras. Como em qualquer empresa, há investimento e desinvestimento. A Vale, por exemplo, quantos prejuízos no curto prazo levou para se recuperar no longo prazo?

Antonio Negrão de Sá, Rio de Janeiro – RJ

Leis de trânsito

A impunidade é uma marca da nossa cultura, principalmente com relação aos acidentes de trânsito. Há inúmeros exemplos; diversos homicídios culposos são praticados todos os dias nas ruas das cidades, mas geralmente os condutores saem ilesos e não são punidos. Deve-se, sim, discutir o rigor das leis de trânsito (Gazeta, 17/4). É preciso ampliar o escopo punitivo para que sirva como exemplo para os demais condutores.

José Luciano Ferreira de Almeida

BR-376

A BR-376 tem sido um dos terrores para quem se dirige às praias, sejam as do Paraná ou de Santa Catarina, principalmente pelas constantes obras inevitáveis (Gazeta, 16/4), mas também por causa do evitável uso da pista da esquerda pelos caminhões. Deveriam fazer um movimento no sentido de proibir o uso da terceira pista pelos caminhões, como ocorre no trecho da BR-101 em Santa Catarina. Com isso evitaríamos muitos acidentes, pois a diferença de velocidade é enorme. Todos ganhariam e o fluxo seria mais constante.

Jair Nisio

Gabriel García Márquez

As melhores letras da América Latina são sepultadas com Gabriel García Márquez. Ele morre aos 87, mas condena a literatura a 100 anos de solidão e luto por seu talento inventivo. Que sua herança intelectual nos renda grandes frutos.

César Caldas, cientista político

Futebol

Bobagens, gracejos e maledicências não atingem nem desabonam a produtiva gestão de José Maria Marin na presidência da CBF. Vacinado contra leviandades e torpezas, Marin deixa o cargo como entrou: de cabeça erguida e consciente de que realizou bom trabalho em beneficio do futebol brasileiro. Marin conquistou a Copa das Confederações, entregou a nova e moderna Granja Comary, retomou a credibilidade da seleção pentacampeã aos olhos do mundo, dinamizou e valorizou os jogadores e, sobretudo, trouxe de volta a confiança dos torcedores na disputa pelo hexa na Copa do Mundo.

Vicente Limongi Netto, Brasília – DF

Politicamente correto

A moda é ser politicamente correto. Todos têm medo de expressar-se, pois podem ser condenados por aqueles que estão aí para intimidar e não discutir civilizadamente com alguém que tem uma opinião contrária. Todos se acomodam no tratamento de certos problemas. A sociedade está cada vez mais dividida e hipócrita.

Ricardo Fantini, engenheiro civil

Corrupção

Nos 12 últimos anos não temos investido em nada no país. Quando se faz alguma coisa, é com dinheiro emprestado. Não se pode dizer que houve aumento salarial para quem trabalha; no entanto, vemos o aumento da dívida interna. A corrupção impera desde a menor prefeitura, passando pelos governos estaduais, estatais e governo federal.

Juarez Falavinha

Requião

Sobre o registro da pré-candidatura de Requião (Gazeta, 14/4), oxalá o PMDB o aceite como candidato. Ficar presenciando Curitiba virar lixo, com gente igual zumbi vagando pela cidade, praças sujas, não dá mais. Requião não foi um suprassumo, mas estamos carentes de ter uma representatividade mais firme. Na época do governo dele não havia tantos homicídios e roubos.

Maria Stephan

Concurso público

A Sanepar fez um concurso público no ano passado e não chamou quase ninguém, e agora o governador terceiriza o setor de informática para a BRQ?

Aline Abreu Alves

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]