• Carregando...

Nós brasileiros temos uma idéia errada sobre o pagamento de impostos. Ou nos fazemos de cego. Em Curitiba conheci um empresário que ele disse uma frase muito interessante: "Se eu pudesse voltar atrás nunca mais venderia sem nota fiscal, pois enquanto eu roubava o governo meus funcionários também me roubavam". Ou seja, essa empresa quebrou e não vale a pena vender nem comprar sem nota. Se existe um corruptor haverá sempre a corrupção. Então vamos exigir nota fiscal para tudo, até como segurança e garantia de algo que compramos. Assim não teremos a consciência pesada de não colaborar para um Brasil melhor.

Zainara Eliane Pereira, Curitiba – PR

Anistia

Sou plenamente a favor de que os governos investiguem os crimes relacionados à ditadura militar. Uma vez que aquela foi uma época obscura da história recente do Brasil, muitas perguntas ainda estão sem resposta para os cidadãos. As famílias só esperam um direito básico, em qualquer parte do mundo: justiça para seus mortos.

Paulo Cesar de Souza Malinoski, jornalista, por e-mail

Paraguai

Concordo com a reivindicação dos paraguaios, de que a terra deve ser distribuída entre cidadãos daquele país. O povo está explorado e empobrecido por décadas de políticas públicas que permitem a exploração do capitalismo, nacional ou internacional.

Osvaldo Silveira, por e-mail

Nepotismo

Dois pesos, duas medidas. Cada vez mais os interesses político-partidários ferem a lei e o exercício da cidadania. Os mesmos deputados de oposição que criticam o nepotismo no governo Requião agora defendem o "Fica Fernanda". Utilizando um artifício retórico, afirmam que Fernanda Richa não receberá salário e que, por isso, sua permanência na administração municipal não fere a Súmula 13 do STF. Francamente! É importante lembrar que o resultado que a população concedeu ao prefeito nas urnas não lhe confere o direito à ilegalidade. Quando haverá seriedade na política paranaense? Chega de dois pesos e duas medidas!

Wilson Galvão, geógrafo, por e-mail

Unificação das polícias 1

A unificação das polícias pode ter um resultado positivo desde que não repita os mesmos erros da criação do Sistema Único de Saúde. Juntar servidores da área de saúde das esferas federal, estadual e municipal foi algo traumático para as pessoas que foram removidas arbitrariamente de um canto para outro. Problemas como tabelas salariais e jornada de trabalho diferenciadas entre servidores de origem distinta e ocupante do mesmo cargo e local de trabalho persistem até hoje. O SUS não acabou com a fila e tampouco com a insatisfação dos trabalhadores e usuários do sistema. Um hipotético "Sistema Único de Segurança" provavelmente não acabaria com a violência. Precisaria haver um formato melhor para aqueles que utilizariam e trabalhariam nessa nova estrutura policial.

Paulo Abrahão, advogado, por e-mail

Unificação das polícias 2

É claro que sou contra a unificação das polícias, principalmente quanto às funções de cada um. A PM tem uma função de combate, de ostensividade, repressão e atá de promover ações corretivas. Já a polícia civil tem uma função de investigação, mas que deve ter no seu corpo de efetivo policiais com uma postura de defesa preventiva. O ideal seria que a Polícia Civil planejasse uma ação tática e estratégica e a Polícia Militar a executasse. Neste sentido deveria haver complementaridade e não simples unificação.

Miguel Candia, por e-mail

Unificação das polícias 3

Nosso país tem tantas anomalias que muitas vezes caminha como um caranguejo: anda de lado, mas pensa que é um gênio predestinado. Essa questão da unificação entre os policiais civis e PMs é uma dessas anomalias. Coisa que jamais deveria ter existido. O tempo mostrou claramente o preço alto que a sociedade pagou e paga pelos conflitos e intrigas entre si.

Alexandre Chee, por e-mail

Plebiscito

Muito estranha a atitude do jornal ao dar espaço para o leitor João Carlos (22/10) fazer campanha explícita e descarada para um terceiro mandato de Lula. Será que desconhece a atual Constituição? Por que as opiniões de leitores criticando a postura ditatorial desse desgoverno não são publicadas, enquanto que outras defendendo um chavo-lulismo com o firme propósito de transformar o país numa ditadura, encontram espaço neste jornal?

Maria Eloiza Rocha Saez, por e-mail

Tevê digital 1

Em termos tecnológicos, nada mais surprende. O avanço é tanto que tudo é possível. Parabéns à RPC que está atenta à moderna tecnologia com o propósito de trazer o melhor para seus telespectadores. Lembro-me muito bem quando vi em uma vitrine uma televisão gerando em preto e branco as primeiras imagens no Brasil. Todos os que passavam ficavam assustados e davam risadas. Depois veio a tevê em cores e agora a digital. Pena é o aparelho ainda custar muito. Mas com o tempo tudo se resolverá.

Joir Rael Lacerda Lopes, por e-mail

Tevê digital 2

A chegada da tevê digital é uma notícia, embora eu ainda não pretenda investir num novo aparelho ou num conversor. A tecnologia, afinal, deve ser usada a nosso favor. Mas o que eu gostaria mesmo é que a programação subisse de patamar. Por que bons programas só são apresentados a altas horas da madrugada?

Ingrid Goebb de Farias, por e-mail

Piano

Agradeço ao jornal por noticiar, em 18/10, o recital repleto de êxtase e luz do pianista Alvaro Siviero, orgulho da cidade. Se não fosse a informação da Gazeta do Povo, eu e muitos dos presentes não estaríamos lá.

Carmen Skaf, por e-mail

Bancos 1

Ainda bem que a greve dos bancários não me atrapalhou muito. Algumas contas, eu e meu marido pagamos nas casas lotéricas. Acredito que a classe trabalhadora deve lutar por seus direitos. É pena que isso acaba atingindo muita gente.

Márcia Kely, por e-mail

Bancos 2

O direito á greve é constitucionalmente assegurado. É certo que o seu exercício causa transtornos, principalmente em se tratando de um serviço que "é quase essencial", como o atendimento bancário. O transtorno é inevitável porque sem a efetiva paralisação não há pressão sobre os patrões.

Dirlene Soares da Silva, por e-mail

Bancos 3

Estou aguardando o novo cartão do banco. Devido à greve dos bancários não o recebi. Durante esse período, não consegui sacar dinheiro pois, sem o cartão, não tenho como sacar nos caixas eletrônicos. Espero que os bancários e seus patrôes cheguem em um acordo o quanto antes pois nós, a população, também estamos sendo prejudicados.

Helisangela Bochnie, por e-mail

Bancos 4

Com cidadã brasileira, falo aqui da minha indignação com essa atitude grevista por parte dos bancários. Enquanto existem milhões de pessoas desempregadas e em situações de calamidade, esses marajás descontentes com seus salários que já são altos ainda querem mais. O governo deve em caráter oficial determinar o encerramento dessa greve absurda.

Clarice do Rocio Leal, por e-mail

Bancos 5

Todo mundo tem direito de reclamar e almejar melhores salários. Mas entendo que devam fazer como a maioria dos trabalhadores que não estão satisfeitos com seus salários e acreditam que tenham competência para ganhar mais: pegar seus currículos, colocar embaixo do braço e sair à procura de coisa melhor.

Mariana Cordeiro, por e-mail

Sem concurso

Existem neste Brasil vários órgãos que não servem para nada além de criar benesses para os póprios membros. Um deles, talvez o principal, chama-se Tribunal de Justiça. E o TJ do PR é um dos maiores atrasos que nosso estado poderia ter. Não dá para acreditar que o projeto de abolir concursos foi aprovado em primeira instância pelos togados do TJ e, ainda, pela Assembléia Legislativa. É o sarcasmo contra a opinião pública.

Marco Antonio, por e-mail

Violência

Alguma coisa precisa mudar. Durante os dias do seqüestro das meninas em Santo André alguns setores da imprensa colocaram o seqüestrador e assassino como personalidade e "rei do pedaço", dando mais vazão ao seu instinto assassino.

Carlos Barroso, por e-mail

* * * * *

Fale conosco

Praça Carlos Gomes, 4 • CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5129

leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]