• Carregando...

Mídias

Calçadas de granito

"A rua da minha casa só tem calçada de um lado e mesmo assim em apenas uma quadra. No restante, não há calçadas e a rua é apenas em antipó. Onde eu ligo para pedir granito?"

Felipe Bruni, via Facebook, ironizando as obras para colocação de granito em calçadas do Batel.

Apagão

"O atual governo não está atuando. Esse é o problema. Nada de útil está sendo feito e estamos indo para o buraco!"

Fernanda Vilas Boas Camargo, via Facebook, criticando a falta de ações do governo federal para evitar apagões no país.

Obras da Copa

"É que tudo no Brasil está bem, inclusive a saúde, a educação e a habitação. Como está tudo certo, então vamos gastar com a Copa!"

Maeli Rosilene Raab da Silva, via Facebook, sobre os estádios em construção para a Copa 2014.

Cotas

"É mais fácil aumentar o número de cotas que aumentar a qualidade do ensino público. Lamentável."

Melrian Schetz, via Facebook, a respeito do não preenchimento de todas as vagas destinadas a alunos cotistas na UFPR.

* * * * *

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

Prefeitos ou bandidos? É preciso que a população conheça a administração pública e exija que toda e qualquer movimentação financeira das prefeituras seja divulgada. Onde está a responsabilidade fiscal? As prefeituras deveriam ser proibidas de executar compras ou fazer licitações no prazo de seis meses antes de transferirem suas administrações a outros prefeitos. Tolerância zero para prefeitos corruptos!

Emilio Araujo Costa

Voto distrital

Importantíssimo o editorial sobre o voto distrital (Gazeta, 9/1). A Associação Comercial do Paraná, com apoio do Movimento Pró-Paraná, de forma inédita e persistente, vem lutando por essa importante reforma desde 1998. A transformação do voto proporcional em majoritário eleva lideranças locais, tornando-as mais próximas e visíveis aos seus eleitores, acabando com o malfadado cálculo do quociente eleitoral, tão injusto e desproporcional.

Jonel Chede, ex-presidente da ACP e presidente do Movimento Pró-Paraná.

Oposição

A reportagem mostrando que a Câmara de Curitiba terá apenas uma vereadora na oposição (Gazeta, 13/1) mostra que hoje ninguém mais quer ser oposição. É bem mais fácil atuar ao lado da situação. Infelizmente, o nosso país virou uma imensa ditadura democrática, os governantes fazem o que querem, quando querem e do jeito que querem.

Osmar de Oliveira, Umuarama – PR

Dia da Consciência Negra

A primeira amarelada do nosso novo prefeito Gustavo Fruet foi não vetar o feriado no Dia da Consciência Negra. Essa data deveria ter o mesmo tratamento do Dia do Aviador, do Dia do Médico. Esse feriado totalmente desnecessário só prejudica a indústria e o comércio, beneficiando apenas os milhares de funcionários públicos em suas infinitas férias entre feriados e fins de semana.

Fernando Braga, empresário

Venezuela

Ninguém sabe como está o estado de saúde de Hugo Chávez (Gazeta, 13/1). Ele está blindado de tal forma que pode ser até que já esteja morto! O povo da Venezuela e o mundo merecem uma satisfação. Por que ninguém se atreve a divulgar o que realmente está acontecendo com Chávez?

Paulo Roberto Baczinski

Economia

Até o presente momento, não vi um único economista ser favorável à política econômica do governo federal. A primeira mudança a ser feita seria a troca do ministro da Fazenda, que tem metido os pés pelas mãos. A segunda seria no Ministério das Minas e Energia. Mas, com a teimosia da presidente Dilma em manter seus ministros, a economia corre um grande risco.

Reinaldo Pereira

Ciclovias

Antes de construir ciclovias em Curitiba, precisamos educar as pessoas. Onde existem as ciclovias compartilhadas, observa-se que 95% dos ciclistas não as utilizam, pondo em risco suas vidas e complicando o tráfego para os motoristas. Sem a devida educação, de nada adianta investir nesse segmento.

Adilson Staviski

Calçadas de granito 1

Além do absurdo em relação ao custo das calçadas em granito, sinto que falta assessoria técnica para a prefeitura. Esse material apresenta alto grau de porosidade, ou seja, absorve água em alta taxa porcentual, o que trará manchas e provável soltura das peças. O granito também possui resistência superficial ou de abrasão mínima, o que trará acidentes, principalmente em dias de chuva.

Eleodoro Antunes Lopes

Calçadas de granito 2

Considero equivocadas algumas análises quanto à colocação de granito nas calçadas da Avenida Bispo Dom José, principalmente quando comparam com outros bairros não tão centrais. Pelo menos dois fatores poderiam ser acrescidos a essas análises: o preço do IPTU pago por imóvel do Batel é muito mais alto que os demais; o comércio da região proporciona elevados impostos e atrai muitos turistas. São diferenças gritantes e permitem a utilização de materiais diferenciados nos equipamentos urbanos.

Vinicio Bruni

Calçadas de granito 3

Não vejo absurdo nenhum em construir calçadas de granito, mármore, ouro ou qualquer que seja o material. Não podemos igualar tudo por baixo. A questão é quem paga pela obra. A prefeitura atribui a responsabilidade da calçada ao proprietário do imóvel. Dessa forma, a calçada de granito deve ser custeada pelos imóveis beneficiados. Até porque há instrumento tributário próprio para tanto: a "contribuição de melhoria".

Marcelo Henrique da Silva

Pichações

Está mais que na hora de as autoridades competentes tomarem providências mais enérgicas em relação às pichações em Curitiba. Vândalos estão sujando a nossa cidade de forma jamais vista. Picham monumentos, casas, muros, sempre de maneira acintosa, como por provocação. Esses pichadores "assinam" seus desserviços e facilmente se chegará aos autores, que devem ser punidos com rigor.

Mauro Werneck

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]