Não se trata de uma substituição no modo de escrita no caso de não ensinarem mais a letra cursiva nas escolas, mas da ampliação das formas de comunicação (Gazeta, 23/8). Daí, então, faz-se necessária a inclusão do recurso de informática no processo de alfabetização. O que acontecerá de fato é a alfabetização ocorrer primeiramente com a utilização da tecnologia, já que a associação do significado à letra é mais rápida do que o controle motor para executá-la. São processos diferentes. A superação da motricidade fina pode ser ampliada, então, nas aulas de educação artística, com exercícios de pincel, montagem de móbiles, exercícios com tesoura, etc.

CARREGANDO :)

Alfredo Kienen, mestre em Educação

Paz sem voz

Publicidade

O grande problema não é somente a falta de confiança na polícia, e sim a falta de respeito com que o cidadão é tratado nas maiorias das delegacias (Gazeta, 23/8). A impressão é de que parece que nós cidadãos estamos pedindo favor ao solicitar um serviço para qualquer órgão público, não somente para a polícia. Só na região da Vila Cubas/Fanny este ano já foram mais de 20 casas arrombadas durante o dia, todas umas próximas das outras. O descaso das autoridades leva à omissão da população.

Emerson L. de Marchi

Lei antifumo

A violência não aumentou depois que se proibiu o cigarro em bares e restaurantes de Curitiba? Será que, por não fumarem, as pessoas estão bebendo mais ou será que agora está se noticiando mais a violência? Algum antropólogo se habilita a fazer um estudo comparativo?

Irene Sandke

Publicidade

Fim de semana violento

Os assassinatos em Curitiba, na frente de duas casas noturnas, deixam bem claro que a violência está em alta em nossa cidade. Cidadão sair de casa armado para se divertir já é sinal de tragédia anunciada. O papel dos pais já não importa mais, pois a educação deu lugar às bebidas alcoólicas, drogas. Agora resta à Delegacia de Homicídios investigar tais crimes, apurar os fatos e ir atrás dos suspeitos, sem ainda contar com o novo plano de segurança do governo do estado.

Denis Amaro de Sousa

Jornada da Juventude 1

O jovem está pronto para discutir grandes ideias (Gazeta, 22/8). Não vivemos apenas de alienação, e as jornadas são a prova do interesse e da vontade do jovem na construção de um mundo melhor.

Publicidade

Julia Figueira

Jornada da Juventude 2

Nesta sexta-feira, a Gazeta publicou um belíssimo artigo sobre a Jornada Mundial da Juventude. Parabéns. Meus olhos se encheram de lágrimas. Só fiquei com pena de não ter ido a Madri, mas que bom que a Gazeta pôde trazer a Jornada até mim.

André Borges Uliano, defensor público federal

Atlético

Publicidade

O que a diretoria do Atlético tem de fazer para o próximo ano, seja ela qual for, é rever o planejamento com relação ao departamento de futebol do clube. Terminou o ano, que faça uma reformulação no elenco, mande embora os atletas que não corresponderam e já contrate outros para repor o elenco. De preferência jogadores de qualidade e não aqueles que só vêm para compor o plantel.

Nelson Pires da Silva Junior

Jandaia 1

O que podemos constatar com esses recursos do Ministério do Turismo empregados em uma cidade que não tem atrações turísticas é a festa com o dinheiro público, pois a politicagem prevalece, e não os critérios técnicos necessários, ou que deveriam ser, para a liberação das verbas (Gazeta, 23/8). Ainda resta saber onde este dinheiro foi parar, levantar o valor das obras, se elas realmente foram realizadas e verificar se esses valores que dizem terem sido gastos condizem com a realidade. A cultura brasileira faz com que o povo não busque saber sobre os acontecimentos de seus municípios, facilitando o não cumprimento ou efetivação dos projetos propostos.

Astir Brietzke, agente de viagens e turismólogo

Publicidade

Jandaia 2

Apesar de todas as notícias envolvendo corrupção em todas as esferas da administração pública, lamentavelmente acho que só Jandaia do Sul vai pagar a conta e ficar sem suas obras.

Zuleika Loureiro Giotto

Caso Derosso 1

Quando existe um caso muito escandaloso de corrupção, quem deveria investigar não deveria ser a própria casa. É um meio corporativista. Se uma pessoa rouba por fome, é presa e vai para cadeia no mesmo dia. R$ 35 milhões é o motivo pelo qual tem pessoas passando fome e frio.

Publicidade

Hercílio Henrique Cardoso

Caso Derosso 2

O mais intrigante deste episódio é a manobra para impedir qualquer tipo de investigação. Em uma empresa privada, todos seriam demitidos!

Aristides Girardi, economista e empresário

Intolerância à corrupção

Publicidade

Tudo seria uma questão de informação, mas as pessoas são muito desinteressadas, principalmente no período pós-eleições. Isso é um erro muito grande. Eu me considero uma pessoa bastante informada, mas confesso que está cada vez mais complicado o ato de votar. Eu tento não votar em corruptos, mas é difícil saber se ele não vai estar agindo de forma corrupta. As pessoas de maneira geral, a massa, o povo, deveriam ter mais acesso à informação inteligente, de análise, de critérios.

Joao Luiz Zander, Ponta Grossa – PR

Rossoni absolvido

A Justiça Eleitoral está usando "um peso e duas medidas". Se existem leis, essas devem ser cumpridas. Enquanto aplicarem as leis ou as regras com mais ou menos rigor de acordo com a conveniência, não haverá justiça. Reconhecer a falta de comprovação dos gastos, mas alegar que por ser um valor pequeno a cassação seria excessiva e desproporcional e afirmar que não podemos falar que houve grave ilicitude é falta de seriedade! Em nosso país existem políticos que fazem carreira, porque não há punição para ilicitudes leves, e na soma dos anos quem é que sai no lucro? Apenas o político.

Nemer Nemes Filho

Publicidade

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

Publicidade