• Carregando...

Merecidíssimo o Nobel da Paz concedido ao presidente norte-americano, Barack Obama. Seu empenho contra as armas nucleares e o desejo de que todos possam compartilhar da prosperidade e da paz, somado às várias tentativas de resolver os conflitos entre Israel e Palestina, o tornaram merecedor da honraria.

Neidi Munhoz Gleich

Ponto médico

Fui "à forra" ao ler a reportagem "Médicos terão de bater ponto em prefeitura" (Gazeta, 9/10). Há tempos venho debatendo com amigos que o melhor para os funcionários públicos que atuam na área da saúde seria justamente o registro do ponto. Não é de hoje que funcionários dos postos de saúde nem sabem onde andam os médicos das unidade. O que afinal dá a eles o superpoder de sumir? Vamos descobrir em breve!

Cristiano Nunes

Segurança pública 1

Muito importante o debate que o jornal promoveu sobre segurança pública (Gazeta, 9/10) depois da chacina no Uberaba. Chamou minha atenção a participação do pessoal dos bairros, onde realmente a violência corre mais solta. Como disse um deles: a periferia está nervosa. E concordo também com o que falou o representante da Secretaria de Segurança: as falhas de todas as áreas, da saúde, do emprego e da educação, acabam virando probelmas de violência.

Gérson Lucena de Melo

Segurança pública 2

Atualmente moro no Rio de Janeiro, mas já morei em Curitiba. Há 25 anos que meu familiares moram na capital paranaense. Fiquei triste em saber que os governantes estão perdendo o controle para os bandidos. Curitiba, aqui no Rio, é tida como um exemplo de qualidade de vida. A população tem de reagir. Cobrar educação, lutar contra o uso das drogas. Por favor, lutem! É triste ter medo de sair de casa, é triste viver na insegurança.

Luciana Rodrigues do Amaral

Tema de redação

Não podemos confundir um trabalho sério, que é feito pela equipe do curso Positivo com uma fraude. O curso está sendo investigado pela Polícia Federal (Gazeta, 9/10) por ter trabalhado recentemente um tema de redação igual ao da prova do Enem. Ocorre que ao longo do ano são propostos aproximadamente 100 temas de redações, com grande enfoque para temas da atualidade, como é o caso da situação do idoso. Seria um pouco estranho se não fosse cobrado aquilo que foi estudado ao longo do ano. O mesmo aconteceu em 2007, com a proposta de redação da PUCPR. Semanas antes os professores propuseram o tema que iria ser cobrado. É muito desagradável acusar alguém de fraude quando o caso é, na verdade, de um trabalho bem realizado.

Marwim Renan

Ruas bloqueadas 1

Sem dúvida alguma, o fechamento de ruas irá trazer mais segurança aos moradores (Gazeta, 4/10). Pergunto onde está o direito de ir e vir dos cidadãos que pagam impostos. As ruas sem saída são áreas públicas e toda a urbanização é custeada pelo dinheiro do contri­­buinte. Muitas dessas ruas possuem investimentos públicos, portanto não é sensato o seu fechamento. Senhores legisladores, pensem e analisem muito bem antes de votar um projeto desses.

Jamir Iomar Francisco

Ruas bloqueadas 2

Os cidadãos são reféns da insegurança pública dentro de suas casas e não podem assumir o direito constitucional de defesa. Quem entra em rua alheia sem ter o que fazer nela é ladrão, principalmente na minha que nos últimos meses sofre com a violência e o Estado não faz nada! Parabéns ao vereador, autor do projeto, pois onde a liberdade de uns começa é onde o respeito e a dignidade de outros termina.

Caroline Bitencourt, psicóloga

Ruas bloqueadas 3

A prefeitura de Curitiba retirou das ruas da cidade o movimento dos sem-teto, acampados ali. Todos os adjetivos criminalizadores foram usados nesse caso. Para onde foram? Agora traz a discussão da invasão de ruas pelos abastados. A pretexto de sua segurança, vão invadir espaços públicos, tomando-os, com a colaboração de vereadores. A quem servem os vereadores? Segurança para os abastados ou segurança para todos?

Marco Antonio de Moraes Sarmento

Enem 1

A mudança de data da realização da prova do Enem foi prejudicial. Os alunos terceinaristas têm uma rotina de estudos e um cronograma de provas. A mudança desse cronograma bem próximo à prova, traz mais ansiedade, atropela os estudos. Sem levar em conta as instituições de ensino que, mesmo após a gripe e o recesso ocorrido por causa dela, tiveram de elaborar um calendário extremamente mais enxuto e com muitas aulas.

Dênis da Silva Carvalho

Enem 2

Sou estudante, e me preparei o ano inteiro para realizar as provas do Enem e da UEL. No entanto, a universidade resolveu colocar os estudantes em crise! Vamos ter de optar por um dos dois, se temos o direito de fazer os dois. E o que a UEL alega é não ter tempo de corrigir as redações. Contratem mais corretores. Isso, infelizmente, só faz aparecer a falta de consideração com os alunos, pois não estamos pedindo para adiar um mês a data, mas sim, um dia ou uma semana. Se o reitor Wilmar Marçal tivesse um pouco de consideração com os alunos, ele pensaria nisso!

Helen Maiara de Souza

Olimpíada 2016

Importante para o Brasil ser o escolhido para a realização da Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro. Uma grande conquista, maravilhosa para o mundo esportivo, destacando o Brasil no cenário mundial. Até aí tudo é belo! Mas sediar esse evento terá um custo elevadíssimo. Quem vai pagar a conta? O esfolado contribuinte? Desde agora os organizadores devem ir atrás de patrocinadores, negociando espaço publicitário com empresários, bancos, investidores do exterior, entre outros, em vez de utilizar recursos do cofre público.

José Ademir do Vale Berthier Fortes

Greve dos bancários 1

Não sou bancário. Sofri como todos as consequências da greve recém-encerrada (Gazeta, 9/10). O que me surpreende é que o peso de nossa indignação recai sobre os espoliados funcioná­­rios. Os verdadeiros culpados pela situação – os banqueiros (e dentre estes, o próprio governo) – nenhuma preocu­­pação demonstram, preferindo deixar o trem correr, apostando no desgaste do movimento com a pressão popular.

Paulo José da Costa

Greve dos bancários 2

Com o avanço tecnológico dos dias de hoje, uma greve de bancos não causa tanto problema assim. Terminais de autoatendimento e internet são mais que suficientes para as necessidades do usuário. Aliás, clientes no interior das agências causam mau humor nos funcionários. O cliente nunca é bem-vindo.

Milton Martins Portelinha

Lixo

Muito interessante a matéria sobre o lixo (Gazeta, 7/10). É bom saber que existe mais gente se preocupando em resolver o problema do lixo com soluções simples. Eu também faço compostagem na minha casa e já instalei em metade das residências de um condomínio no Mossunguê.

Eduardo Feniman

Praça Carlos Gomes, 4 • CEP 80010-140 – Curitiba, PR - Fax (041) 3321-5129

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]