• Carregando...

Participação

1.663 e-mails foram recebidos pela Gazeta do Povo na última semana.

Temas mais comentados

• Desapropriação da Arena (53)

• Acupuntura (41)

• Fiscalização dos pedágios (33)

Acredito que as obras da Copa estão atrasadas simplesmente porque o Brasil não é um país sério. Curitiba entrou nessa história com desvantagem em relação às cidades que construirão estádios públicos. Mesmo sendo atleticano, sempre fui contra essa maracutaia, armada para tentar refazer um estádio que servia muito bem ao Atlético e que agora pode virar mais um imbróglio jurídico.

Rubens Glück

Obras da Copa 2

Tenho certeza de que o atraso nas obras para a Copa do Mundo tem como objetivo conseguir mais dinheiro para as empreiteiras contratadas, que irão alegar que só poderão concluir as obras dentro do prazo se forem liberados mais recursos.

Onadir Rui Scholz

Obras da Copa 3

A engenharia financeira arquitetada para angariar recursos para as obras na Arena poderia ser desprezada, caso o Atlético assumisse o compromisso de pagar o financiamento pretendido no BNDES e, por conseguinte, oferecesse garantias reais representadas por bens do seu patrimônio. Seria uma operação rotineira do banco e que não comprometeria negativamente os órgãos envolvidos nos assuntos da Copa.

Gilberto Haus

Transparência governamental

O Brasil tem condições de liderar as ações a favor da transparência governamental. Para isso, basta que a administração pública aplique um dos seus princípios basilares, que é o da publicidade. Assim se garantiria que todos os atos e contratos do governo fossem de conhecimento público.

Giovanna Lorusso Busse

Caso Cachoeira

Essa cortina de fumaça lançada pelo governo não dará certo, pois o envolvimento entre a situação e Carlinhos Cachoeira vem de longe, ainda do tempo de José Dirceu. Cachoeira não é tão poderoso para montar sozinho essa teia enorme.

Ricardo Spindler

Presidente do STF

Não espero nada de Carlos Ayres Britto no comando do STF porque este cargo foi concedido a ele para satisfazer sua vaidade pessoal. O mais sensato seria prestar-lhe uma homenagem e colocar no cargo um ministro que pudesse cumprir seu mandato integralmente.

René da Cruz Belém

Mensalão

A força-tarefa petista aposta todas as suas fichas no adiamento do julgamento do crime do mensalão. A sociedade brasileira não pode aceitar esta tramoia preanunciada sob pena de ver o país cair de joelhos diante dos corruptos e corruptores, mensaleiros e demais do crime organizado.

Ronaldo Parisi

Taxa de juros

A recente redução das taxas de juros, desde que não seja uma mera ação midiática, representa um avanço na política de crédito brasileira. Entretanto, essa redução também mostra que durante anos fomos explorados pelos bancos públicos, que praticavam taxas exorbitantes, muito semelhantes às dos bancos privados.

Evaldo J. Magalhães

Falta de médicos 1

O que falta no interior é infraestrutura e condições de trabalho mais dignas. Algumas vezes o médico acaba sendo o único profissional da região, tornando-se responsável por todos os casos. Se aceita um emprego nessas condições, ele até pode ter um bom salário, pois muitas prefeituras do interior pagam melhor do que as capitais, mas não terá qualidade de vida.

Felipe Nakatani

Falta de médicos 2

Com relação a dificuldades de se contratar médicos (Gazeta, 19/4), isso não acontece apenas nas cidades do interior, mas também na capital. Participo de várias comissões do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba e nossa maior dificuldade para contratar médicos para as unidades de saúde são os salários. Eles preferem trabalhar na região metropolitana, onde ganham até 50% mais do que na capital. Acho que o problema poderia ser resolvido se os profissionais formados em universidades públicas tivessem de prestar serviço às comunidades por determinado tempo após conclusão do curso.

Odenir Cândido

Serviços públicos

O governador eleito fez promessas de campanha e uma delas era democratizar a estrutura do Estado. A Sanepar e a Copel são as nossas únicas fontes de água e energia, mas, lamentavelmente, elas estão impondo condições inaceitáveis aos seus clientes. A Ouvidoria do Estado, que deveria ser o caminho para a democratização, parece ser surda. Um governante pode enganar algumas vezes, mas certamente não para sempre.

Pedro I. Ceccon

Ciclovias

As ciclovias são bem-vindas em Curitiba, mas, se o governo recebe verbas para esse tipo de transporte, deveria restaurar as antigas ciclovias. Não adianta implantar um novo sistema somente no Centro da cidade, pois a população dos bairros precisa mais delas.

Rodrigo Gonçalves Siqueira

Pontes de rodovias

Para que fazer manutenção de pontes em rodovias. Deixar cair e depois construir outra é mais fácil, não é?

Pedro Sartori

O violinista invisível

O texto de José Carlos Fernandes sobre o violinista Luís (Gazeta, 20/4) é simplesmente comovente. Quando eu morava em Curitiba, passava frequentemente pela Praça Tiradentes. Lendo o texto fiquei emocionada e com vontade de voltar à cidade.

Carolina Amâncio

J'Accuse

A coluna de Carlos Ramalhete "J'Accuse" (Gazeta, 19/4) apresenta uma síntese lúcida do momento de aberração jurídica que vivemos no Brasil. É muito bom ver que ainda temos profissionais que não se intimidam perante os poderosos e que dizem a verdade sem meias palavras. Também fiquei muito contente com o artigo de Jorge Ferraz sobre o pontificado de Bento XVI.

Fernando Tavolaro de Castro - São José dos Campos, SP.

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]