• Carregando...

Como bem disse o colunista Friedmann Wendpap (Gazeta, 18/8), a troca das meninas na cerimônia de abertura da Olimpíada foi um papelão. O ideal dos Jogos Olímpicos é o aperfeiçoamento do homem, aliado ao estreitamento da amizade e da compreensão entre os povos. Nesta Olimpíada houve dois momentos em que as tradições foram desrespeitadas: a invasão da Geórgia, em um período que deveria ser de paz, e essa mentira na abertura dos Jogos, escondendo a cantora e mostrando outra menina, mais bonita que a dona da voz! Também faz parte dos ideais olímpicos dar realce aos valores que dignificam os homens.

Clotilde de Lourdes Branco Germiniani, por e-mail

Ferrovias 1

Após ler a reportagem sobre a Ferroeste (Gazeta, 19/8), me sinto no direito de demonstrar a minha indignação a respeito da falta de conservação das antigas estações de trens que estão na serra do mar. O porquê da minha indignação: a empresa de transportes ferroviários ALL, que tem a responsabilidade pela conservarão das ferrovias, simplesmente ignora a importância da conservação das antigas estações e da trilha do Itupava. As estações estão totalmente largadas à ação do tempo. A ALL como principal usuária da ferrovia teria como dever manter essas instalações. O peso histórico que as vias ferroviárias têm para o Paraná parecem ser irrelevantes para os administradores. No entanto, a ferrovia já foi a principal ligação da capital com o Porto de Paranaguá.

Alexandre Amorim, por e-mail

Ferrovias 2

Em praticamente todas as cidades européias e em grande parte das americanas (inclusive na América do Sul, em Buenos Aires) as linhas férreas que foram os embriões dos sofisticados sistemas de metrô. Tornar as linhas que atravessam Curitiba subterrâneas, embora pareça um idéia maluca – hoje em dia talvez seja mesmo –, foi a solução que o mundo avançado encontrou para resolver seus problemas de transporte urbano pesado a longo prazo. O terceiro mundo, incluindo nossa bela capital, ao contrário, sucateou suas linhas férreas, agora sugadas à exaustão pelos concessionários. A administração de nossa capital fala em metrô ao mesmo tempo em que pede que as linhas férreas a céu aberto continuem, mas distantes do centro. É só a transferência do problema para um tempo futuro. Daqui a 15 anos (ou muito menos), as linhas levadas lá para o contorno estarão causando o mesmo transtorno. Em tempo, a linha subterrânea de Maringá, com oito quilômetros de extensão, resolveu definitivamente o problema naquela cidade.

Jorge Derviche Filho, por e-mail

Rússia x Geórgia

Acerca da reportagem publicada no jornal Gazeta do Povo, em 14 de agosto, sobre o conflito entre a Rússia e a Geórgia, em decorrência da ocupação dos territórios autônomos, ficamos perplexas com a continuidade dos ataques russos, mesmo após o acordo de cessar-fogo. Isso mostrou que a Rússia "fará o que julgar preciso para cumprir seu objetivo militar". Esperamos que a Rússia cumpra com a solicitação da retirada das tropas da região e que os processos de autonomia sejam acompanhados por uma força internacional neutra, afinal esse desentendimento já causou mais de 2 mil mortes e cerca de 100 mil refugiados.

Ana Cecília Linhares de Castro e Kimberly Borges Valério, por e-mail

Licença-maternidade

A proposta de aumento da licença-maternidade é, aparentemente, humanística, mas virá em prejuízo dos postos de trabalhos femininos. As mulheres ainda não se deram conta dessa pressão. Os dois meses de acréscimo até poderão ser opcionais, mas sabendo como funciona a "justiça" do trabalho, serão convertidos em direito. Quem paga o acréscimo nos custos dos produtos? Isso seria controle de natalidade disfarçado? Aumentariam os postos de trabalho para os homens?

Alfonso Francisco Kleinmayer

Ensino religioso 2

Nosso Estado, até onde eu saiba, é laico. Ou seja, leigo, sem religião interferindo. Assim, não vejo sentido na discussão proposta pela matéria sobre o ensino religioso (Gazeta, 18/8). Não queremos ser um Irã, com ensinamentos xiitas. Optamos pela liberdade de credo. Num estado (felizmente) laico, por que ensinar religião?

Osvaldo Fantinelli, por e-mail

Ensino religioso 1

Num estado democrático, as instituições têm o direito de proporcionar aos indivíduos uma formação condizente com os seus princípios, desde que não violem o legítimo ordenamento jurídico vigente e, antes de tudo, as determinações da lei natural inscritas em nossa natureza humana. Ora, a Igreja Católica tem o direito – adquirido há séculos – de ter instituições de ensino. A luz da razão humana e a luz da graça divina provêm de uma mesma fonte. Corretamente conduzidas, não se opõem uma à outra. A Sagrada Congregação para a Educação Católica recordava em 1977 que numa escola dita católica "os princípios evangélicos tornam-se nela normas educativas, motivações interiores e ao mesmo tempo metas finais" (documento "A Escola Católica", n. 34). Se numa escola confessional católica os responsáveis têm vergonha de falar de Jesus ou de celebrar a missa com os alunos (que queiram), é melhor mudarem de rótulo: estão enganando o consumidor.

Pe. Jonas Eduardo, MIC, Curitiba – PR

Documento

Acredito que a falta de treinamento de pessoal, e a falta de política de Recursos Humanos no funcionalismo público, leva a todo este caos nos serviços públicos. Não é somente no Posto Central, em outros pontos de atendimento a cena da demora para a emissão do RG se repete (Gazeta, 17/8). Somente para retirar a Carteira de Identidade no Distrito Policial do Bacacheri, chega-se a levar mais de 30 minutos, um absurdo tendo em vista que é somente para a retirada do documento. Semana passada estive lá com minha filha e demorei mais que isso.

Ramsés Abreu

Horário eleitoral 1

Assisti e não gostei do horário eleitora. Falta qualidade e personalidade aos candidatos. A maioria está despreparada e não tem como concorrer com o atual prefeito.

Ovidio Kondo, por e-mail

Horário eleitoral 2

Sempre que posso assisto ao horário eleitoral para ver se aparecem algumas promessas das caras novas ou para ver quais são as mentiras novas das caras velhas. O brasileiro precisa aprender a ver o programa pra não errar o voto, já que o STF teve a coragem de liberar candidatos processados para concorrer. Se tem processo, é porque deve alguma coisa. Ou será que estão sendo processados inocentes?

Waldomiro Vega dos Santos, por e-mail

PF

Sobre o artigo "A PF está estranhando o Supremo", de Elio Gaspari (Gazeta, 20/8), achei interessante a observação a respeito do uso de algemas. Mas devemos nos lembrar de que o policial da base acaba sendo sempre a parte mais vulnerável, estando exposto a ações propostas por oportunistas. Se a pessoa está detida, está presa; não existe a figura do meio-preso. Se for preso, vai para a cadeia, seja em cela comum ou em cela especial, mas está preso. Então pergunto: Não é mais constrangedor ser preso nas cadeias brasileiras superlotadas e insalubres?

Alvaro L. Ribeiro, por e-mail

Rio Branco do Sul

O assalto à prefeitura de Rio Branco do Sul, na quarta-feira, evidencia mais uma vez o grave problema de falta de segurança que a cidade vem sofrendo. Espera-se que o ocorrido sensibilize as autoridades responsáveis para que tomem providências e resolvam o problema. A população rio-branquense agradece.

Ariane Chimanski, jornalista, Rio Branco do Sul – PR

Multas

Multa é a maneira mais fácil de meter a mão no bolso do cidadão, indo além das pesadas cargas de impostos que somos obrigados a pagar. Cada policial que multa tem a sua cota mensal a cumprir, sendo correto ou não. Então, a ordem é multar.

Airton Kraismann, por e-mail

* * * * * *

Fale conosco

Praça Carlos Gomes, 4 • CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5129

leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]