• Carregando...

Admiro muito os 30 anos do Gol, pena que não é o mesmo de 1990, como o GTI no qual todos confiavam (Gazeta, Automóveis, 14/4)! Sinônimo de potência, estilo, esportividade, robustez etc. Hoje o Gol perde feio para o Uno, que com motor fire flex não deixa nenhum proprietário na mão mesmo depois dos seus 150 mil km rodados.

Giovani Ferraz

Bolsas de pesquisa

Iniciei um curso de mestrado recentemente na UFPR, trabalho na iniciativa privada e não teria como sobreviver com o valor da bolsa. Acredito que aumento do número de bolsas tem de ser analisado sob dois aspectos. O primeiro é que, apesar do lado positivo do aumento das vagas, a quantidade atual de bolsas já não é preenchida em muitos cursos, sem considerar ainda aqueles que entram no programa e o abandonam mais à frente. O segundo é que em vez de aumentar o número de bolsas deveriam aumentar o seu valor, tornando-o atraente também para profissionais da iniciativa privada.

Marco Aurélio Gronovicz

Trânsito

Melhorar o trânsito de Curitiba não é fácil, mas também não é impossível. A sugestão é dar prioridade total para o transporte de massa nas mais importantes vias e bairros. Proibir estacionamento nas principais ruas e avenidas. Instalar os "bondes" modernos – silenciosos e não poluentes – nos trajetos de maior frequência. Copiar o modelo japonês, oferecendo à população o uso de bicicletas com motor elétrico – através de aluguel – para uso na região central da cidade. E esquecer o metrô.

Wellinton Soares

Estacionamento nas ruas

Desde quando retirar estacionamento de vias de bairro para ganhar cinco míseros minutos é medida eficaz e planejada? Isso é medida paliativa e vai gerar mais um problema a médio prazo, seis meses no máximo. Quanto mais facilidades forem criadas, mais veículos utilizarão o bairro do Batel, como forma de travessia para conexão ao seu destino final. Curitiba está atrasada e equivocada nessa política. Não obriga o motorista a fazer percursos alternativos mais longos, não dificulta a mobilidade, não cria alternativas (ciclofaixas, circulares de bairros, calçadas adequadas, bonde elétrico etc.).

Ana Paese, advogada

Afonso Pena

A instalação do ILS-3 e a construção da terceira pista no Aeroporto Afonso Pena (Gazeta, 16/4) têm de ser prioritárias, pois a temporada de fechamento do aeroporto por nevoeiro vai começar.

Arthur Maceno

Segurança

Moro no bairro Novo Mundo, onde está cada vez mais comum ver a venda e o consumo de drogas em lugares públicos. Dificilmente vejo o policiamento nas ruas, e isso está deixando a população insegura e facilitando ainda mais o consumo de entorpecentes. Devido a isso venho apelar pela melhoria e segurança do nosso bairro.

Maria Fernanda G. Santiago

Aposentados

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai pedir ao presidente Lula que vete qualquer reajuste acima de 6,14% aos aposentados que ganham mais de um salário mínimo. O Senado aprovou um reajuste de 7,7%. As contas da Previdência chegam a várias conclusões contábeis e financeiras, em que todas parecem estar certas. Uns dizem que sobra dinheiro, outros dizem que vai faltar dinheiro. É o que acontece com a interpretação das leis no Brasil. Cada advogado interpreta a lei de um jeito e todos conseguem estar certos, porque as leis foram feitas para privilegiar determinadas pessoas que estão acima da lei e da ordem.

Wilson Gordon Parker

Requião x Pessuti

Afinal o Roberto Requião deixou ou não o governo do Paraná? Já não basta que conforme notícia veiculada na Gazeta do Povo o desentendi­­mento entre ele e o ministro tenham trazido enormes prejuízos ou atrasos a obras essenciais ao Paraná? Agora, como sempre, quer palpitar no governo de Orlando Pessuti. Requião deve cuidar de sua candidatura ao Senado e trabalhar muito para lá chegar.

Newton Luiz Colleti

Diários secretos 1

A Assembleia Legislativa encontra-se em crise em função das inúmeras denúncias efetuadas pela Gazeta do Povo e pela RPC TV, sobre irregularidades e apropriação indébita dos recursos públicos. Para completar o deputado Jocelito Canto apimentou ainda mais essa crise. Em seu discurso no plenário perguntou: "Quem não tem caixa 2?". Como ninguém se manifestou em contrário, obviamente todos consentiram com essa afirmativa. Ao MP cabe então passar um pente-fino e à sociedade civil cabe cobrar juízo político de valor, manifestando seu descontentamento e desilusão.

José Ademir do Vale Berthier Fortes

Diários secretos 2

Gostaria de parabenizar, mas principalmente agradecer à Gazeta do Povo pelas reportagens e denúncias sobre a Assembleia Legislativa do Paraná. Desnudou-se um antro de roubalheiras e corrupção jamais visto, e que o povo paranaense jamais poderia supor que vinha acontecendo. O que é de se estranhar é o silêncio dos demais deputados com relação à Mesa Diretora. Nenhum comentário, e isso em ano de eleição é muito perigoso, pois este silêncio pode significar conivência ou participação.

Luiz Fernando P. Simões

Diários secretos 3

É impressionante a versa­­tilidade dos nossos deputados estaduais ao tentarem se explicar quando encurra­­lados. Um diz que devemos reconhecer os "erros", começar tudo de novo como se nada tivesse acontecido. Esse erro para mim é sim um crime e como tal deve ser punido. O presidente vem a público dizer que não sabe onde foi que errou fazendo cara de coitado e que todos devem ter pena dele. E o outro que diz ser o caixa 2 uma prática normal. Defini­­tivamente esses senhores devem ser excluídos, mas não pelo Ministério Público e sim pela população.

Mario Carvalho

Esclarecimento

A Escola de Educação Especial Nilza Tartuce, que há 46 anos, presta serviços de atendimento a crianças e jovens com deficiên­­cia na área intelectual, foi vítima de golpe proferido pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Quali­­dade Gomes Pimentel sediado em São Paulo, vez que "suposta" premiação teria sido indicada pelo Ministério da Educação e Cultura, conforme matéria publicada na Gazeta do Povo (14/4). Cumpre esclarecer que, segundo referida "instituição", os valores cobrados seriam para as despesas com a solenidade de entrega da premiação e libera­­ção do "selo de qualidade digi­­tal". Em nenhum momento, falou-se em "compra" da certifi­­cação, atitude que seria de ime­­diato, repelida por esta entidade. Ludibriada em sua boa-fé, a EEENT tem para si que esse episódio triste e lamentável certamente não maculará sua trajetória, reconhecida pelos bons serviços prestados na Educação Especial.

Escola de Educação Especial Nilza Tartuce

Caso Banestado

O governador Orlando Pessuti já demonstrou ao longo de sua vida política que sempre foi articula­­dor, estrategista para o bem, e tem muito carisma e respeito perante seu adversários políticos. Hoje, é a pessoa mais preparada para os desafios futuros em que o estado vai se encontrar. Na questão da negociação da dívida do Banestado, ele não medirá esforços para se sair bem.

Rildo Costa

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]