• Carregando...

Novamente os deputados envergonham os brasileiros. Ao abolirem o 14º e 15º salários, eles quiseram ludibriar a opinião pública, mostrando que estavam preocupados com o uso do dinheiro dos nossos impostos. Mas, como mostra a reportagem (Gazeta, 21/3), o aumento da absurda verba indenizatória anula totalmente o corte dos salários. Não existe o menor sentido de receberem a verba indenizatória, pois seus salários já são extremamente altos e eles podem muito bem cobrir despesas com passagens aéreas, refeições e passeios internacionais.

Geraldo Buss

Ministérios

Quem procura jardineiro não contrata carpinteiro para cuidar do seu jardim. Infelizmente, não é assim que o governo pensa na escolha de seus ministros. Muitos ocupantes dos cargos não possuem a menor intimidade com as atividades do órgão que dirigem. O Ministério da Agricultura já foi ocupado por um advogado, a Itaipu Binacional por um engenheiro agrônomo, e não vemos nenhum reitor conceituado na direção da educação brasileira.

Luiz Carlos N. Tourinho, professor aposentado da UFPR

Juízes e advogados

Ao levantar a hipótese de existência de um conluio entre juízes e advogados (Gazeta, 21/3), o presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Joaquim Barbosa, afirmou aquilo que o povão vem falando há muito tempo. Esperamos que as palavras do ministro tenham produzido um eco suficiente para acordar toda a Justiça brasileira.

Leônidas Marques, Volta Redonda – RJ

ICMS

A isenção do ICMS do diesel, por uma questão de justiça, deveria ser estendida para todas as cidades paranaenses. Transportes, alimentos e remédios deveriam ser isentos de todo e qualquer imposto; inclusive, a prefeitura de Curitiba poderia isentar do ISS as empresas de ônibus, mas exigir que o valor da isenção fosse imediatamente repassado ao valor das passagens. Para compensar, é só aumentar o valor do imposto nas bebidas e cigarros.

Luiz Dias

Política

Política não deveria ser profissão! Quem tem cargo eletivo deveria receber um salário básico. Não o mínimo vigente, pois seria muito baixo, mas um salário equivalente à média salarial brasileira. Apenas com o fim do mandato e a comprovação de que realmente trabalharam em prol da sociedade, poderiam receber os "atrasados". Seria uma forma de pagar apenas pelo que eles realmente fazem.

Vanessa M. Rovi

Bafômetro

Não deveria haver nenhum problema em relação ao teste do bafômetro. Porém, a polêmica já era anunciada porque a Lei Seca – cujo objetivo primordial é proteger a vida – envolve muito mais coisas, como a indústria de bebidas, distribuidores, bares e restaurantes. Nas rodovias deveria prevalecer a tolerância zero, mas nas cidades poderia haver uma tolerância. Assim ninguém teria mais receio em fazer o teste porque quem bebesse com moderação e consciência não seria punido e os comerciantes ficariam satisfeitos.

Alceu Bodot Junior

Copa do Mundo

Com previsão de R$ 33 bilhões de investimentos, a Copa do Mundo de 2014 é a prova mais atual de que nossos políticos não enxergam a grandiosidade dos problemas cotidianos do Brasil. Em seus carros de luxo, desfilam sobre a miséria do povo e ignoram as mortes advindas de um atendimento médico fúnebre e de uma educação que forma analfabetos funcionais com direito a diploma. A Copa é mais uma dose do veneno que mata os mais fracos e alimenta a esperança que mantém os mais fortes no poder.

Carlos Eduardo de Oliveira, Campo Mourão – PR

Andar a pé

Falta qualidade às calçadas, sinônimos de cidadania e desenvolvimento. Os proprietários precisam ser responsabilizados pela falta de conservação das mesmas. Esse não é um problema apenas da municipalidade. A cidade é nossa e cada um tem de fazer a sua parte. Chega de atribuir todos os problemas à administração pública. Deveres são tão importantes quanto os direitos.

Darcy Zanghelini Júnior

Redações do Enem 1

Eu não sei a que ponto o MEC quer chegar com essas correções absurdas. É até uma ofensa aos alunos que realmente discorrem corretamente e mereceriam uma nota superior. Um aluno que estuda o ano todo e tem um bom preparo tira uma nota semelhante à de um aluno que está em fase de letramento. Parece até que os corretores estão dando nota por erros e não por escrever corretamente.

Ramon O. de Andrade

Redações do Enem 2

Estudei durante toda a minha formação em colégios públicos. Naquela época era obrigado a fazer "caligrafia" e toda semana tínhamos de escrever uma redação. Se quiséssemos nos comunicar com alguém que vivesse longe, o meio mais usual era a carta. E como caprichávamos ao escrever uma, afinal, cometer erro de português era muito feio. Hoje, a maioria dos jovens nunca escreveu e nunca recebeu uma carta escrita de próprio punho. A modernidade ajuda muito, mas deixa os jovens reféns de uma telinha e de dedos ágeis.

Sergio Brugnolo

Transporte coletivo

O governo federal é quem deveria de fato subsidiar o transporte público nas capitais, pois a atual política de incentivo para a compra de veículos não vem acompanhada de educação para o trânsito. Isso torna a competição com o transporte público injusta. Ao que parece, a presidente vai bancar o transporte em São Paulo apenas porque agora tem um amigo petista naquela prefeitura.

Lukas Folkner

Automóveis

Deveria haver maior fiscalização de veículos que usam diesel, principalmente os mais velhos, que costumam soltar aquela fumaça preta e de cheiro horrível. Os veículos mais antigos teriam de ser gradativamente tirados de circulação. O governo poderia fazer uma campanha de renovação da frota, oferecendo vantagens para quem tirasse um carro velho de circulação. Com algum estímulo do poder público, poderíamos renovar a frota e manter, ou "aumentar menos", o seu tamanho.

Fernando H. Alarcon

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]