• Carregando...

Com relação à matéria intitulada "Festa da Padroeira atrai 150 mil fiéis" e ao comentário abaixo da fotografia de capa, que faz menção à mesma reportagem, edição de 13/3/06, gostaria de fazer uma aclaração e correção quanto ao termo "adoração à Virgem do Rocio" utilizado pelo jornal. De acordo com o "Catecismo" da Igreja Católica, e as práticas de seus fiéis, não há adoração à Virgem Maria e a imagem alguma: "... quem venera uma imagem, venera nela a pessoa que nela está pintada. A honra prestada às santas imagens é uma "veneração respeitosa", e não uma adoração, que só compete a Deus" (Catecismo da Igreja Católica). Muitas vezes, por falta de informação, aspectos como esses são motivos de contendas por parte de outras denominações à nossa religião.

Hélio Actis Jr., seminarista AgostinianoCuritiba, PR

Cães envenenados

Em relação ao exposto pelas leitoras Sandra Nascimento e Cristiane Cruz, quanto ao envenenamento de animais, o assunto é realmente preocupante. Porém acredito ser necessário que haja o apoio dos moradores visando auxiliar os policiais do Projeto Povo, no esclarecimento e captura do meliante. Na região que resido, no Jardim das Américas, é habitual constatar o policiamento do Projeto Povo, tanto pelos automóveis, como motocicletas. É visual: as "viaturas" continuam circulando pelas ruas do bairro, em conformidade com o propósito do Programa. Sugiro aos proprietários que tiveram seus cães envenenados que acionem pelo celular os policiais do Projeto Povo – Jardim das Américas, passando maiores informações, visando facilitar e/ou elucidar rapidamente este crime. Entendo que a comunidade e a Polícia Militar devam andar de "braços dados".

Luiz Henrique Besciak Curitiba, PR

Segurança

Na edição de domingo, dia 12/3/06, a Gazeta analisa o projeto "Povo", da Polícia Militar. Embora o avanço que isso traz em matéria de segurança, a PM não assimilou o empenho do governador para que ela se aproxime da população e, com esta, estabeleça uma parceria. Na mesma linha, o jornal dá uma auspiciosa matéria: a aprovação pela Câmara Municipal de Curitiba, de um projeto estabelecendo a cassação definitiva de alvarás de estabelecimentos comerciais envolvidos no crime de exploração sexual. Espera-se que, ao sancioná-lo, o prefeito Beto Richa, historicamente comprometido com as questões sociais, amplie o leque de cassações, incluindo ali, os "botecos-bares", ponto de encontro de traficantes, desocupados e menores. A propósito, a Gazeta, com sua força e penetração, poderia ajudar a acabar de vez com esses "antros", ponto de encontro de marginais.

Altevir Rocha de Andrade, advogadoCuritiba, PR

Xícara suja

A vigilância sanitária de Curitiba deveria ficar de olho na temperatura da água que esteriliza as xícaras que são usadas para servir o cafezinho nos cafés dos shoppings de Curitiba. Nesta semana, eu e minha namorada nos dirigimos a um café de um grande shopping e fomos surpreendidos com uma das xícaras ainda com a marca do batom da usuária anterior. E a xícara utilizada era uma daquelas que ficam mergulhadas naquela água quente. Minha namorada imediatamente pediu a substituição por outro café em outra xícara, o que foi prontamente atendida pela funcionária. Porém não houve pedido de desculpas ou qualquer outra explicação. Fica o alerta para o cuidado com utensílios reutilizáveis em bares, cafés e restaurantes, pois a hepatite A e o herpes são doenças que podem estar escondidas nesta falta de cuidado.

Edgard Búnio de Oliveira, vendedorCuritiba, PR

Detran responde

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) informa ao leitor Roberlei Padilha que toda legislação de trânsito é competência do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O Detran/PR ainda esclarece que as taxas cobradas pelo órgão pela prestação dos serviços das áreas de Habilitação e de Veículos são umas das menores do país.

Assessoria de imprensa do Detran/PR

Supremo

A presidente eleita do STF (Supremo Tribunal Federal), por esmagadores oito votos a um, ministra Ellen Gracie, vem dar uma nova esperança àqueles que já não acreditavam mais no Judiciário brasileiro. O Supremo, a mais alta corte de Justiça do Brasil, com competência privativa de última instância, estava perdendo aquele derradeiro fio de credibilidade, a tábua de salvação deste mar de lama que estamos vivenciando. A ministra Gracie quebra também um tabu na história brasileira, pois desde a instalação do STF, na Constituição de 1891, esta será a primeira vez que uma mulher ocupará esse importante cargo. Além disso, poderemos também ter a satisfação de ver uma mulher ocupando, ainda que interinamente, a Presidência da República. Seria demais!

Jorge Hiroshi Aoki, engenheiro civilCuritiba, PR

Manobras

Na política brasileira, os homens eleitos pelo povo, para defender o país e seu povo, acabam virando contra os seus eleitores em prol dos seus interesses. É lamentável que tudo o que não presta continue prevalecendo. Será que as declarações do caseiro e do motorista vão ser respeitados, ou vai prevalecer o poder que tem o ministro Antônio Palloci? Segundo as reportagens dos jornais, há um forte indício de que as declarações contêm evidências sérias e comprometedoras. Resta saber se a CPI vai apurar o que é certo e errado fazendo valer aquilo que é correto. Na política brasileira, os eleitores têm elegido os seus representantes que acabam virando traidor da confiança que receberam. As cobras venenosas espalhadas pelos chãos do nosso país são menos perigosas do que certos políticos de conveniência. Na turbulência política, o povo tem visto que existe muita manobra para inocentar os corruptos e corruptores que estão claramente patentes que são responsáveis pelas acusações impostas. Se essa prática antidemocrática perdurar, a nossa vida pública vai de ruim a pior. Infelizmente, a garra e a determinação do povo brasileiro não está sendo valorizado. É preciso dar um basta nesse jogo insólito e injusto.

Paulo Hirano Curitiba, PR

Incoerência no trânsito

Ao mesmo tempo em que retiram a área de estacionamento da Rua Visconde de Guarapuava, os responsáveis pela organização do trânsito de Curitiba continuam a permitir o estacionamento de meia dúzia de carros em inconcebíveis vagas caça-níqueis criadas em pouco menos de meia quadra que estão atravancando o fluxo de veículos na Rua Visconde de Nácar entre Dr. Carlos de Carvalho e Vicente Machado, forçando perigoso zigue-zague de ônibus.

Gil C. D. BruelCuritiba, PR

Binários

Na matéria sob o título "Curitiba ganha três novos binários", publicada na edição de 17 de março, na página 5, a foto que ilustra o texto é da Desembargador Motta, cruzamento com a Alameda Princesa Izabel (que formará binário com Alameda Júlia da Costa).

Coleta de lixo

Na matéria sob o título "Comércio é alertado para horários" – no caso da coleta de lixo –, publicada na edição de 17 de março, na página 5, saiu uma informação errada. Os comerciantes do centro devem colocar o lixo nas ruas a partir das 18 horas e não antes como colocado.

*****

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]