• Carregando...

São lamentáveis o descaso e o total abandono em que se encontra o Parque Náutico, localizado no bairro do Boqueirão (limite com São José dos Pinhais). Esse tema já foi motivo de várias denúncias. Mais lamentável ainda é a falta de respostas por parte dos órgãos competentes. O local, além de estar entregue à própria sorte, bem como seus freqüentadores, está servindo de encontro amorosos, competições de velocidade de carros, de som automotivo, consumo de drogas, são roubados poste e fiação de luz e ocorrem assaltos. Já sugerimos que a área sofresse um processo de revitalização, ou que se entregue à iniciativa privada. Propomos a criação de um estacionamento de carros, banheiros públicos, iluminação, recapeamento do asfalto, instalação de lanchonetes, implementação de segurança, proibição de circulação de veículos. Nossa associação tem hoje cerca de 1.500 filiados e vem sendo interpelada por várias pessoas que querem ou já praticam alguma atividade física, para que interceda perante as autoridades com a intenção de buscar uma solução para a revitalização do parque. Mas nossas reivindicações não são atendidas.

Paulo Cézar, pres. da Ass. dos Corredores de Rua (Acorba)Curitiba, PR

Combustíveis 1

O povo brasileiro, com certeza, é cordato, simpático, alegre, trabalhador, dentre tantas outras qualidades. Porém algo que ainda nos falta é exercermos com mais veemência a nossa cidadania. Exemplo disso é a onda de aumentos dos combustíveis, a qual recebemos com naturalidade e obediência. Não faz muito tempo que pagávamos R$ 1,99 pelo litro da gasolina. Não se vê qualquer reação esboçada quanto a esse e outros problemas sérios da vida nacional pela sociedade. As pessoas reclamam, porém, imediatamente já traçam planos de andar mais a pé, de bicicleta e de ônibus, sem contestação. Os combustíveis simplesmente afetam o preço de qualquer produto ou serviço que se possa imaginar. A Petrobrás nos explica a política internacional do petróleo, mas não convence. Menos convincente ainda é a explicação do governo federal do porquê a Petrobrás trocou a política de proteção do mercado interno, dos interesses nacionais e dos interesses do povo, pela política internacional do petróleo. Espero sinceramente que a revolta do povo brasileiro venha através das urnas nas próximas eleições. O voto deverá expurgar não só os responsáveis por tais aumentos abusivos, mas também os representantes, que nada de prático fazem para combater tais aumentos.

Sérgio Luiz Sottomaior Pereira, engenheiroCuritiba, PR

Combustíveis 2

Fiquei surpreso e ao mesmo tempo irritado com a decisão do governo de retirar a mistura do álcool na gasolina e o aumento abusivos dos combustíveis. Pois com isso a gasolina vai ficar mais cara. Aproveitando que isso acontecerá, o Sindicombustíveis já fala que vai ter que reajustar o ICMS também, e os usineiros quebraram o acordo e falam publicamente que não vão manter preços. Ou seja, o cartel é quem manda no país. O governo fica com mais de R$ 0,23 de cada litro que pagamos de combustível, em apenas um imposto, e diz que talvez vai ceder, mas quanto? A Petrobrás anuncia que será beneficiada com a gasolina pura. Infelizmente, todo mundo quer ganhar, mas quem paga a conta é o consumidor. Felizes são os nossos vizinhos, como Paraguai, Argentina e Venezuela, que têm um combustível mais barato e puro. O negócio é atravessar a fronteira com a Venezuela e pagar alguns centavos pelo litro da gasolina. Sinceramente, se o governo não faz nada para mudar isso, pode ter certeza de que não vai se reeleger com meu voto!

Higor ReisCuritiba, PR

Carnaval 1

Das cidades do litoral, onde o carnaval é tão marcante, até o planalto, chegando a Curitiba e seguindo até as exuberantes cataratas da foz do rio Iguaçu, se ostentaram brilho, beleza e criatividade. Tiveram suas alamedas e avenidas animadas por colorido e movimento retumbantes, evidentes nesta época. Porém sempre distintos a cada ano. Trata-se de um elemento que integra fortemente o espírito auriverde, herança dos portugueses de Açores, Ilha da Madeira e Cabo Verde, que trouxeram, por volta de 1723, as festas e os divertimentos públicos com máscaras e algumas fantasias. Enquanto cidadãos deste belíssimo estado, devemos sempre buscar um resgate da identidade do "ser paranaense" por intermédio do carnaval, manifestação cultural consolidada nos nossos costumes, pela qual, na qualidade de brasileiros, já nos distinguimos enquanto povo. A origem dos nossos hábitos, colonização, evolução socioeconômica e a própria cronologia do carnaval no Paraná, podem ser excelentes temáticas para futuros enredos e alegorias. Parabéns a todos os carnavalescos!

Fabio Furtado PereiraCuritiba, PR

Carnaval 2

A decisão do prefeito Miguel Jamur de restringir os festejos do carnaval de Guaratuba a apenas uma noite, merece os maiores aplausos e o nosso maior apoio. Tivemos efetivamente um excelente carnaval, calmo e agradável. Com esta atitude, a prefeitura sinalizou a firmeza de resgatar os valores e as tradições que fizeram de Guaratuba o aprazível e agradável balneário que realmente é. Lá, os contribuintes, que de fato irrigam a economia local, com o pagamento que fazem de impostos, taxas, serviços, pelas compras e numerosos outros dispêndios, vão poder continuar desfrutando, em contrapartida, de conforto e bem-estar, tão necessários para a garantia de qualidade às temporadas de férias e de lazer. Por justiça, não se pode também deixar de registrar o excelente trabalho desenvolvido pela Polícia Militar do Estado, bem como pelo Instituto Ambiental do Paraná, graças aos quais a temporada de 2006 transcorreu da melhor forma possível.

João Percy HohmannCuritiba, PR

CNBB

Corajosa e providencial a manifestação da CNBB. O governo ainda não aprendeu que esmola não dá futuro. Esta Bolsa-Família é uma verdadeira esmola com a característica de voto de cabresto. Já passou a hora de se levar este país a sério. De uma coisa os governantes e políticos tenham a certeza: o povo não é mais o mesmo. Amadureceu muito com esses episódios todos que afloraram.

Bertolino da SilvaCuritiba, PR

Detran/PR

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), em resposta à carta da leitora Rejane Przibiciem, esclarece que o recurso de multa de sua autoria está sob julgamento do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e não do Detran/PR. O Detran/PR só julga os recursos em primeira instância (Defesa Prévia) e segunda instância (Junta Administrativa de Recursos de Infrações – Jari). O Detran/PR ainda esclarece que, para ter o recurso julgado na terceira instância (Cetran), é necessário o pagamento integral da multa.

Assessoria de Imprensa do Detran/PR

***

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472. E-mail leitor@gazetadopovo.com.br. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]