• Carregando...

Um grande jornal se faz com informações que o leitor gosta de ler. Parabéns à Gazeta do Povo pelo lançamento do livro Todo dia nunca é igual (3/2), que retrata um pouco dos 92 anos deste importante jornal paranaense. Além disso, ao possibilitar o acesso do informativo pelo iPad, podemos verificar o caráter futurista do periódico. Também ressalto a imparcialidade das matérias publicadas diariamente, pois acreditava que as críticas dirigidas ao governo do Paraná eram fruto do comportamento truculento do ex-governador do estado, porém observo que as mesmas também são dirigidas ao atual governador quando procede da mesma forma que o anterior.

Iniberto Hamerschmidt, engenheiro agrônomo

Passado, presente e futuro 2

A Associação Nacional de Jornais parabeniza a Gazeta do Povo pelos seus 92 anos. É um orgulho a ANJ ter entre seus associados um jornal que alia tradição e inovação como a Gazeta do Povo, num jornalismo independente e de qualidade. Os nossos cumprimentos, extensivos a toda a equipe do jornal, aos seus leitores e seus parceiros empresariais.

Ricardo Pedreira, diretor executivo da ANJ

Cigarros à venda 1

O cigarro pode ser tratado como o mal do século 20 e o vilão do século 21. As pessoas que fazem uso dele muitas vezes nem se dão conta de por que fumam. Na maioria das vezes em que são questionadas, a resposta é a mesma: "Ah, não sei. Eu gosto". O fato é que uma boa parte dos fumantes de hoje adere à "moda", é influenciada direta ou indiretamente. Pode-se dizer que a proibição da exposição de cigarros nos locais de venda será muito útil, pois o que os olhos não veem o coração não sente (Gazeta, 2/2).

Paulo Pidluznyj

Cigarros à venda 2

Se tirarem todas as garrafas de bebida alcoólica das prateleiras de supermercado e de postos de gasolina, podem também tirar os cigarros em exposição. Qual a diferença entre cigarro exposto e bebida exposta? Quem mata mais saindo do ponto de venda? Em outros países onde o cigarro é escondido, também as leis contra o álcool são obedecidas, ao contrário do Brasil.

Annette Brauer

Lei Maria da Penha 1

Fiquei atônita ao ler a matéria sobre a suspensão do caso de agressão contra uma mulher (Gazeta, 3/2). Com essa atitude ficou explícito que, em pleno século 21, ainda vivemos em uma sociedade predominantemente machista. Essa anulação, de uma maneira geral, representa um desrespeito conosco, coloca em xeque nossos direitos e nos desvaloriza como cidadãs.

Gilvana Prestes

Lei Maria da Penha 2

Comungo com o entendimento do professor Jacinto Coutinho, jurista do Direito Penal. A sociedade tem de ter ideia de punição com a aplicação da lei, como diria Marquês de Beccaria, já no século18: "Não importa a crueldade da pena, mas a certeza da punição". Me desculpem aqueles que criticaram a decisão do STJ, mas a sensação de punição atribuída a uma pena mais severa é político-populista, é não encarar o problema de forma séria, prática comum no Brasil no combate à criminalidade e à violência.

Danilo Guimarães Rodrigues Alves, advogado criminalista

O desafio da educação

O Brasil precisa transformar a educação num instrumento efetivo de desenvolvimento (Gazeta, 2/3). Toda atividade humana tende a evoluir e se modificar, mas parece que em educação a evolução é mínima. Ainda em sala de aula, no ensino fundamental, percebe-se o professor falando, escrevendo no quadro, preso à apostila, exigindo silêncio, e o aluno ouvindo e copiando. Ensino e educação exigem alegria e esperanças, mas também comprometimento político, social e educacional. Vamos lutar para que as coisas aconteçam.

Elinor Eschholz Ribeiro, mestre em Educação

Kairós (no momento certo)

Em seu brilhante e emocionado agradecimento (Gazeta, 3/2), o professor Luiz Edson Fachin evidenciou ser o Paraná "agasalho de exemplo na arte, no direito, na política e na vida empresarial". Sem discordar de tal assertiva, todavia lamento que este mesmo Paraná não tenha movido os necessários e suficientes esforços para que este estado tivesse o orgulho maior de ter o professor Luiz Edson Fachin como ocupante da vaga disponível no STF. O tempo, que é o pai da verdade, no dizer de Francis Bacon, demonstraria a amplitude do valor humano e jurídico que se concentram na pessoa do ilustre professor. Perdeu o Brasil, perdeu o STF, perdeu o Paraná. Ganharam apenas aqueles que ainda terão o privilégio de continuar sendo discípulos de tão brilhante mestre, assim como eu já o tive.

Hildegard Taggesell Giostri, advogada, bioquímica e escritora

Assembleia 1

Nasce uma nova estrela no cenário político paranaense. O deputado Rossoni, agora ‘ da Assembleia, deu uma demonstração de que com coragem, hombridade, honestidade e espírito público é possível modificar a lama em que se tornou nosso Legislativo estadual.

Antonio Carlos P. Braga

Assembleia 2

Estão de parabéns todos aqueles que lutaram para moralizar a Assembleia Legislativa. Quanta luta, quanta investigação, quanta imoralidade vindo à tona e nada se fazia. Os envolvidos ainda saíram rindo, com ar de vencedores. A atitude do governador e do novo presidente da Assembleia deu uma sensação de alívio, uma satisfação interior de justiça feita. A economia que se fará na Assembleia poderá favorecer a educação, a saúde, a segurança, dando melhores salários a quem realmente trabalha. Falta punir os culpados, fazendo-os devolver até o último tostão.

Odete Orzenn

Assembleia 3

Que emoção ao ler a Gazeta do Povo do dia 3 de fevereiro de 2011! Quando já não tinha mais esperanças, eis que surge uma voz dando um basta e anunciando um novo tempo na Assembleia Legislativa do Paraná! Que seja o início de uma verdadeira mudança e responsabilidades para todos os que trabalham nessa Casa!

Sílvia Novaes Fernandes, professora

Correção

O editorial "Esperança", publicado na edição de ontem da Gazeta do Povo, trocou o nome do ex-governador do Mato Grosso do Sul. O correto é Zeca do PT e não Zeca Dirceu como publicado.

* * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 •

Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]