• Carregando...

Sou natural de Paranaguá e moro em Curitiba há 3 anos. Sou a favor do fechamento do Centro Histórico de Paranaguá para os veículos (Gazeta, 15/10) pois precisamos preservar o patrimônio da história que nos resta. Para isso, acredito que deva ser feito um projeto muito bom, com estacionamentos ao redor do Centro, para que as pessoas aproveitem das riquezas permanecentes e haja o bom funcionamento do comércio.

Fernando Zacharias

Mineiros do Chile 1

A operação de resgate dos mineiros no Chile foi, sem dúvida alguma, traumática e ao mesmo tempo espetacular (Gazeta, 14/10). O que mais chamou a atenção foi a atitude do presidente Sebastián Piñera. Ele assumiu a operação e ficou durante todo o resgate ao lado dos mineiros. Quando discursava em espanhol e pediu licença para falar em inglês mostrou como é ser um estadista. O presidente do Chile merece o nosso respeito pela sua atitude.

Sérgio Roberto Brugnolo, empresário.

Mineiros do Chile 2

Os mineiros resgatados no Chile são realmente heróis, assim como todos aqueles que ajudaram para que acontecesse o resgate de forma eficiente. Acredito que se houvesse uma tragédia como essa aqui no Brasil, a demora para que ocorresse o resgate seria bem maior. O presidente do Chile mostrou-se bastante presente. Parabéns pelo resgate!

Nelson Antônio Pieri Filho

Líderes na campanha

Acredito que o uso da máquina pública deva ser limitado sim. Pois a participação de governantes no processo eleitoral gera um desequilíbrio entre os concorrentes. É claro que existem leis no Brasil, mas não específicas, fazendo com que o governante, nos três níveis, invista pesado para eleger seu sucessor. Nós tivemos uma prova disso no Paraná e no Brasil, onde o presidente da República interferiu diretamente na campanha.

Dercídio Nava

Temas para debate 1

É inaceitável que se paute debates de temas polêmicos por critérios teológicos. Usando a Bíblia como parâmetro, em vez de termos um debate racional e respeitoso, orientado pelo bem público e pela preocupação com o ser humano. Tem-se a disputa da fé, ou seja, da pura e irracional crença, que recusa completamente o diálogo. O aborto e a união de homossexuais são temas importantes, mas essa discussão feita assim causa sofrimento aos diretamente interessados.

Gustavo Biscaia de Lacerda

Temas para debate 2

A campanha eleitoral deve ser embasada em pontos cruciais ao país com a cobrança por parte da população da apresentação de objetivos e propostas concretas nas áreas de saúde, educação, segurança, trabalho, aposentadoria, gastos públicos e economia em geral. Os assuntos polêmicos, como a união homossexual e a descriminalização do aborto podem ser abordados, mas não como temas centrais, pois desviam a atenção das áreas prioritárias a serem debatidos nos espaços para a apresentação das devidas propostas dos candidatos. Esses assuntos dependem de um maior esclarecimento e amadurecimento pela sociedade como um todo.

Carlos Henrique Bertozzi Staut, médico do trabalho.

Uso do celular

Quem controla o uso de celulares nas agências bancárias? Estive no Banco do Brasil e enquanto esperava o atendimento no caixa, pelo menos dez ligações foram atendidas, ou feitas, em frente da segurança, funcionários, caixas e clientes. Será essa mais uma lei feita apenas para enfeite? Se não ocorre uma fiscalização rígida não vejo o porquê dessa lei.

Maurício Morsbach Machado

Vagas na polícia

O número de vagas em aberto nas Polícias Civil e Militar se dá devido à demora para contratarem os candidatos aprovados no último concurso público. Além também de termos mais policiais trabalhando na parte administrativa do que na rua. Muitos ficam exercendo atividades somente no interior das instituições, quando o papel de todos é estar na rua, protegendo a sociedade.

Flávia Miantti

Liberdade de imprensa

A imprensa de maneira geral é formadora de opinião e influencia o modo como algumas pessoas se posicionam sobre um determinado assunto. Assim, não deve se mostrar favorável ou contrária a um ou outro candidato, pois isso poderia ser confundido com interesses particulares, troca de favores. O que imprensa deve apoiar são os debates de ideias, o voto consciente e a transparência na política.

Talita Luisa

Serviço funerário 1

Se a prefeitura encampar o serviço funerário aumentará o valor do funeral, como é nas outras duas cidades do Brasil que têm esse procedimento. A qualidade do serviço também será duvidosa. Os serviços terceirizados, na maioria das vezes, são mais qualificados do que o municipalizado. Encampar seria retroceder. Estamos vivendo um retrocesso com o sistema aplicado hoje. Não temos direito de escolher a empresa funerária que melhor nos convém.

Patricia L . S. Cortes

Serviço funerário 2

Falando sobre o atendimento funerário na capital, todos deveriam ter o direto assegurado de serem atendidos pela funerária que escolhessem, principalmente as pessoas que adquirem um plano funeral. Na hora que necessitam, são jogados para uma outra empresa e a empresa que a família escolheu para o atendimento não pode atendê-la.

Júlio César de Sá Ribeiro Jr.

Ensino médio

Para melhorar a qualidade do ensino médio, é necessário uma soma de fatores, ou seja, preparar da melhor forma os professores, lhes oferecendo uma remuneração maior para que tenham estímulo para ensinar. Melhorar os ambientes de estudo dos alunos, com laboratórios de informática e de ciências, bibliotecas com muitos livros e salas de aula melhores.

Paulo Rafael Carvalho de Oliveira

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]