Resido há mais de 50 anos no bairro Uberaba, na Rua Elias Moysés Schelela. Ela é um exemplo de tudo que não pode ser definido como rua. Para se ter ideia do problema, apenas quando os pedestres andam no meio da pista não sentem a inclinação da rua. Foram tantos os recapeamentos que, efetivamente, o que se vê são placas sobre placas de antipó mal colocadas.

CARREGANDO :)

Maria Anna Zeni

Pavimentação 2

Publicidade

Pouco antes da eleição, no ano passado, foram encaminhadas duas correspondências aos moradores da Rua Tenente Tito Teixeira de Castro informando que "uma antiga reivindicação dos moradores" seria atendida com a revitalização da rua em poucos dias. A eleição chegou, o candidato à reeleição perdeu no primeiro turno e o asfalto continuou igual. Enquanto isso, dá-lhe IPTU...

Romeu Franzen

Apartidarismo

Nos Estados Unidos há uma diferença radical entre os dois partidos, Republicano e Democrata, facilitando aos eleitores alinhar-se a uma ou outra doutrina. Acredito que um fator que deve influenciar os brasileiros a não ter preferências partidárias (Gazeta, 20/1) é a falta de conhecimento sobre as doutrinas dos partidos políticos, se é que eles têm alguma. Como eleitora, a impressão que tenho é de que os partidos não têm uma linha de pensamento definida para ter a liberdade de fazer qualquer aliança.

Rutilea da Silva Provete

Publicidade

Manobras fiscais

Muito boa e até com certa pitada de humor a reportagem sobre as manobras fiscais do governo (Gazeta, 20/1). A argentinização do Brasil não é flagrante, mas há tempos estamos nos inspirando nas medidas da presidente Cristina Kirchner. Quanto a Mantega, não vejo um plano para a nossa economia. São tomadas medidas isoladas, sempre por demanda. E como o cobertor, no caso, é curto, cada uma dessas medidas pede outras para correções de percurso. Duro é que ao fim a conta recaia sobre os contribuintes.

Helio Sugai

PM

O problema da Polícia Militar é seu regulamento ultrapassado, que vai de encontro aos direitos trabalhistas e dá total poder aos comandantes e oficiais que, muitas vezes para realizar caprichos, cometem abusos de autoridade, humilhando seus subordinados.

Publicidade

Cristiano Alessio

UPE

Talvez vândalos não tivessem invadido a sede da UPE (Gazeta, 21/1) se seus diretores permanecessem no local. Ao contrário do que eles disseram na reportagem, o casarão não ficou sozinho apenas em dezembro. Os membros da UPE quase nunca aparecem e, quando o fazem, é para promover festas, não trabalhar. É só perguntar para os moradores da redondeza que eles podem confirmar.

Camila Raiana

Paulo Freire

Publicidade

Afinal, o que pensam os críticos de Paulo Freire? A reportagem (Gazeta, 19/1) admite que eles existem, mas não lhes dá a palavra; só mostra aos leitores a opinião dos seguidores do "patrono da educação brasileira". Paulo Freire formou uma geração inteira de educadores. Se suas ideias fossem boas, a qualidade da educação no Brasil não seria tão ruim.

Miguel Nagib, Brasília – DF

Diferenças intelectuais

Sou professor e já aprendi que não existe diferença de inteligência entre as pessoas; o que existe é a diferença de oportunidades e de dedicação. Comparando as gerações (Gazeta, 20/1), o que existe é apenas a diferença de acesso à informação.

Marcos de Luca Rothen, Goiânia – GO

Publicidade

Calçadas de granito

A colocação da calçada de granito no Batel deveria ter sido antecedida pela substituição dos atuais postes de luz e a colocação de cabeamento subterrâneo. Pelo que se sabe, isso fazia parte do projeto original do Ippuc. Como primeiro fizeram a calçada de granito, pode ser que mais tarde tenham de quebrá-la para abrir as galerias para a fiação de luz. Outro detalhe ignorado é que Curitiba é de clima extremamente chuvoso e o granito, liso por natureza, em dia de chuva poderá virar um autêntico "sabão".

Rubens Andrade Santos

Pedágio

O pedágio é um mal necessário. Prefiro pagar pedágio a andar em estradas esburacadas, correndo o risco de acidente. Necessário se faz negociar uma tarifa mais justa e rever o valor do IPVA. Por isso sou contra desrespeitar a lei furando o pedágio. Como lutar pela democracia assim? Essas pessoas precisam responder pelos seus descontroles.

Publicidade

Sérgio José da Silva, contador

Bicicletas

O tráfego de bicicletas também necessita de asfalto liso. As bicicletas não têm amortecedor e o pneu é bem mais fino que os de um carro ou moto. Assim, a bicicleta está mais sujeita aos sacolejos resultantes de irregularidades no pavimento. Para que o ciclista possa trafegar numa velocidade constante e viajar de forma segura, o pavimento deve ser liso.

Eduardo Londres Pinha

Motoboys

Publicidade

Acho válida a ideia de instruir e orientar os motofretistas (Gazeta, 21/1), mas isso tem um custo muito elevado, aproximadamente R$ 1,5 mil, sendo que grande parte desse valor são taxas que devemos recolher ao Estado. Os motoboys e mototaxistas deveriam ter as mesmas isenções de impostos que têm os taxistas na hora de comprar suas motos. Dessa forma, os motoboys teriam melhores condições para cumprir a legislação.

Paulo Cesar Granadochaves

Torcidas

Os anos passam e há coisas que não mudam. Novamente as brigas entre torcedores estamparam jornais. Quando é que o Ministério Público do Paraná entrará na briga para acabar com as torcidas organizadas? Teremos de esperar novas fatalidades para que uma atitude enérgica seja tomada?

Luciano Wachholz

Publicidade

Férias

O desconforto de Cristovão Tezza sobre as férias (Gazeta, 22/1) é o mesmo sentido por mim: algo inexplicável que nos deixa inquietos e sem poder descansar, mesmo quando podemos fazê-lo. Conclusão: trata-se de uma das ilusões do capitalismo embutido dentro da nossa cultura ocidental. Somos programados para não descansar, até mesmo quando (achamos) que estamos descansando.

Allyson Dolenga

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

Publicidade