• Carregando...

Há quanto tempo se discute os contratos do pedágio sem qualquer conclusão benéfica ao usuário? Já se passaram mais de dez anos e nada mudou. Os argumentos continuam os mesmos, a discussão continua a se arrastar e o usuário pagando a conta. Reduzir a tarifa nos porcentuais sugeridos não fará grande diferença. Seria melhor deixar como está e encerrar esses contratos na primeira oportunidade.

João Batista Barbosa

Pedágio 2

Estamos pagando caríssimo e as concessionárias fizeram obras mínimas. O fluxo de automóveis aumentou muito acima do projetado e as empresas ainda dizem que precisam ser ressarcidas por investimentos! Nossos governantes têm de cobrar as obras contratadas e segurar ao máximo os reajustes. Prefiro continuar assim por mais sete ou dez anos e depois fazer novos leilões. Com certeza, as novas tarifas serão infinitamente menores.

Edemilson Penha

Cartórios

Enquanto dezenas de comarcas no interior estão sem juízes, o Judiciário só lembra de aumentar as custas (Gazeta, 8/11) sob o argumento inconsistente de que algumas varas estatizadas necessitam de recursos para pagar funcionários. E pior ainda são os cartórios de distribuição em grandes comarcas e de imóveis, que faturam valores estratosféricos e são conferidos a particulares, enquanto os que não dão dinheiro são bancados pelo Estado.

Alfredo Leôncio Dias Neto

Cotas 1

Dilma Rousseff envia ao Congresso projeto que determina 20% das vagas em concursos públicos federais para negros, uma proposta demagoga de um governo oportunista. A população presente não pode pagar pelos erros do passado que ela não praticou. Enquanto se abre oportunidade somente ao negro, esquecem-se os seus defensores de que estão marginalizando as demais classes sociais. O elogiável é ver todas as raças sendo contempladas com projetos equânimes.

Júlio César Cardoso, Balneário Camboriú – SC

Cotas 2

O governo está premiando a cor da raça e não a capacidade dos brasileiros. Negros, pardos e brancos nascidos neste país são todos brasileiros sem distinção de raça, cor ou religião. Ao decretar cotas para pessoas de uma determinada raça, o governo está disseminando o racismo. Decretar que 20% de vagas em concursos sejam garantidas não pela capacidade dos concursados, mas pela cor de sua pele, empobrece o serviço público brasileiro, que já é um dos piores no mundo.

Geraldo Buss

Feriado 1

O Estado deve se basear na igualdade do povo; assim, deveria haver o "Feriado Caucasiano", o "Dia do Latino", o"Dia do Orgulho Oriental", e outros mais. O tempo de relembrar a escravidão já passou; para ter orgulho de quem eu sou e de onde vim não é preciso um feriado. A conscientização deve ser feita todos os dias.

Pablo Victor Arceles

Feriado 2

Os vereadores de Curitiba poderiam criar até uma semana inteira da consciência negra. Mas sem feriado, ao contrário: uma semana de eventos em teatros, em restaurantes, parques, que lembrasse as contribuições do negro para a culinária, para a música, a literatura. Toda a cidade seria beneficiada com uma homenagem muito mais digna do que um feriado. Mas é demais querer dos nossos vereadores e de líderes de movimentos que usem seus neurônios para produzir inteligência em vez de populismo barato.

Marcus Fadel

Feriado 3

O Dia da Consciência Negra é uma dívida histórica que o Brasil tem com os povos africanos desde sua colonização. Nada mais justo que, em um país onde mais da metade da população é negra, comemorar a data. O feriado é tão-somente uma questão de conscientização popular sobre o papel do negro no Brasil ao longo desses 500 anos.

Marcelo Rebinski, historiador

Vandalismo

Coibir o vandalismo de grupos como os dos black blocs é simples. Na minha juventude, quando alguém provocava prejuízo ao próximo ou à sociedade, era preso e respondia por seus atos, tendo de pagar pelo prejuízo causado. Quando não tinha condições financeiras de fazê-lo, pagava através de trabalho comunitário.

José Alves dos Santos

Impunidade

No caso de uma tragédia causada por terceiros, a dor alheia, infelizmente, só nos ensina uma coisa: que existe impunidade e esta ficará para sempre ao lado da dor da ausência do ente querido. A impunidade faz com que a ferida não se feche, não se cure. Teremos sempre a cicatriz, mas, até que ela surja, vamos sangrando dia a dia, acompanhando por anos o enrolar do processo na Justiça brasileira.

Dario Evangelista

Saúde

Fui voluntário nessa comunidade terapêutica citada na reportagem (Gazeta, 7/11). Com 120 internos, o local ia muito bem e os pacientes recebiam muito carinho e atenção. Mas nossa Justiça, assim como faz com detentos, não tem consideração com as pessoas e resolveu colocar mais 80 pacientes, mesmo sabendo que a estrutura da comunidade não comportava tal número.

George Enidio Formenton

FGTS 1

Perfeito o artigo publicado por Renato Follador "FGTS, um esbulho" (Gazeta, 8/11). Além de tudo o que o autor escreveu, no processo de aprender a poupar, para que isso ao longo do tempo se transforme em uma cultura, a escola tem um importante papel. Ela pode ensinar os brasileirinhos desde os primeiros anos a economizar.

Luciano Wachholz

FGTS 2

Fantástica a explanação resumida do contexto previdenciário do Brasil feita por Renato Follador. Acho que esse texto deveria ser lido na Câmara e no Senado em Brasília. Quem sabe os políticos finalmente começassem a tocar a reforma previdenciária e parassem de se preocupar com seus jatinhos, fazendas e festinhas.

Ricardo Martins Taques

Lei Seca

Quem vai ao Litoral geralmente vai a bares e restaurantes ou faz aquele churrasquinho. Até aí tudo bem, afinal, todos merecemos um descanso. O problema é que nem todos têm equilíbrio necessário para saber que em seguida transitarão por uma estrada supermovimentada. Falta mais fiscalização, falta material humano para pôr em prática a lei. Uma pessoa que bebe e depois pega na direção sabe que pode causar um acidente.

Carlos Buffa Neto

Rodovia

Todo ano é a mesma coisa. Com o início do verão, os bairros que são cortados pela rodovia PR-407 sofrem com o fluxo quadruplicado nos fins de semana. É difícil conseguir atravessar, tanto de carro quanto a pé; não há lombadas, nem iluminação suficiente e o que acontece são acidentes graves. Transtorno e incômodo para quem mora na região.

Roseane Lopes Mikosz

Dia do Organista

A exemplo do que ocorre com o Dia do Músico, deveria entrar no calendário anual o Dia do Organista. O órgão de tubos é um instrumento musical com 2 mil anos de história e com uma literatura musical das mais extensas e expressivas do espírito humano, englobando a música litúrgica e música de concerto em espaços variados. Atualmente existem pelo mundo 500 fábricas do instrumento, sendo 267 na Alemanha.

Ricardo Herrmann, professor de música da UFPR

Favelas

A classe C não estava preparada para enfrentar o mundo em que vivemos atualmente, sem instrução, desconhecendo como calcular juros, e deu no que deu: encheram-se de dívidas, mas não fizeram o essencial, ou seja, investir em educação e na compra de uma moradia longe das favelas.

Dionisio Francisco Grabowski

Voto 1

Já passou da hora de o voto deixar de ser obrigatório, isso não é democrático. E, quanto às cotas para esse ou aquele, acho um absurdo. Isso é demagogia eleitoreira, burra e discriminatória, puro preconceito.

Aurea Brunhari

Voto 2

Se os candidatos são proibidos de qualquer ajuda financeira a eleitores, o que é o Bolsa Família? E quem são os candidatos do Bolsa Família? Vamos deixar o voto como facultativo e instituir o voto distrital. E formar uma comissão, sem a participação de políticos, para fazer uma verdadeira reforma política.

Silvio Ribeiro

Testes em animais

O Instituto Royal, em São Paulo, fechará as portas. Ponto para os vândalos invasores e os pretensos defensores dos animais. Perdeu a ciência, e perderam os humanos sem defensores. Ganhou Luisa Mell, que finalmente saiu do ostracismo e filiou-se ao PMDB. Brasil, um país descendo a ladeira...

Mara Montezuma Assaf, São Paulo – SP

Dados

Uma boa forma de proteger seus dados na internet e navegar com segurança e tranquilidade é não sair clicando em tudo o que aparece no canto da tela. Muitos pop-ups são atalhos para o download de programas que invadem o computador e podem roubar dados.

Ederson Mathyas Jerke Ergang

Cabos

Sobre os cabos em postes de Curitiba, vi um motoboy dar de cara com cabos caídos na Avenida Sete de Setembro e se arrebentar todo. Se alguém liga para o serviço 156, vão dizer que o problema é da Copel e nem registram a queixa. Como pode?

Paulo Nascimento

Malabaristas

Deveriam fazer alguma coisa em relação aos malabaristas de outros países que estão invadindo os cruzamentos de Curitiba, colocando em risco as pessoas que precisam cruzar pelas faixas de segurança. Eles atiram facas e fogo para o ar, andam em monociclos. Nossa cidade está mesmo um circo.

Cezar Freitas

Entulhos

Parabéns a Katia Brembatti pela reportagem sobre a destinação correta de entulho (Gazeta, 6/11). Para complementar, sugiro investigar para onde vão as pilhas recolhidas nas agências bancárias e outros postos de coleta em Curitiba.

Paulo Ferraz, engenheiro

Esmola

Vez ou outra vejo um fato deprimente: um cidadão estaciona sua carroça com cavalo em ruas como a Carlos Pioli ou Nilo Peçanha e leva sua família, inclusive crianças de colo, para esmolar nos semáforos. A assistência social da prefeitura de Curitiba deveria tomar providências.

João Rubens Jacyszen

Aprovação

Analisando bem essa pesquisa sobre a aprovação do governo Dilma (Gazeta, 7/11), acho que esses números não devem ser levados a sério. Não entendo como pode uma pessoa que só enrola o povo ter uma aceitação como essa. Vemos nas ruas os protestos, os confrontos por um país melhor, e mesmo assim ela está com essa aprovação. Alguma coisa está errada.

Luciano Atamanzuck

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]