• Carregando...

O pessoal vem reclamando o alto preço do pedágio aqui no Paraná. Depois de exaustiva pesquisa, cheguei à conclusão que até está barato nosso pedágio. Senão vejamos: a maior parte do bolo, cerca de 50 %, vai para um senhor que disse: "ou o pedágio abaixa ou acaba". Outros 20% ficam com alguns senhores que passam o ano inteiro preocupados com que nome vão dar às ruas da cidade. Outros 10% ficam com algumas pessoas de toga. No final das contas, os coitados que administram as rodovias acabam ficando com menos de 20%.

Sergio Godinho Fontes, Curitiba – PR

Antonina

No último final de semana, em visita a Antonina, cidade outrora bela e hospitaleira, fiquei bastante decepcionado pelo total estado de abandono que ela se encontra. Encontrei uma cidade totalmente abandonada, cheia de desocupados e pedintes, com suas praças e pontos de atração destruídos e cheios de mato. Acredito que a cidade somente está sobrevivendo graças a poucas pessoas que ainda procuram seus restaurantes e sua Igreja de N. Senhora do Pilar, que ainda é um ponto de visitação conservado. Deve se fazer, urgentemente, quer seja através de sua prefeitura ou governo do estado, obras de recuperação em seus pontos turísticos, como praças, fontes, trapiche do mercado, anfiteatro etc., sob pena desta outrora bela e bucólica cidade virar uma "cidade fantasma", que é a impressão que me ficou.

Roberto Mazur, por e-mail

Presídios

Penso que todos os presídios deveriam banir de vez o uso de tevê no interior das cadeias. Sabemos que 70% dos programas aqui fora só falam em crimes, e isto massageia o "ego" dos criminosos que estão cumprindo pena. Ou então que (com circuito interno) os programas fossem diferenciados, como programas educativos, música gospel etc.

Edegar Felipe, por e-mail

Poder

Se o que o sr. Roberto Requião, que ainda tem dois anos para ficar no poder, aplica em seu governo for exemplo de democracia, só temos a lamentar que nosso governador é mesmo um despreparado.

Nilo Oliveira, por e-mail

Teto salarial

Correto ou legal pode até ser, mas moralmente está errado. Aliás, a orgia de autoaumentos nos três poderes em todos os níveis é uma lástima. A grande maioria só quer é enriquecer a custa do dinheiro público. Além de ganhar muito, a maioria trabalha pouco e ainda se aposenta com salário integral e com tempo reduzido.

Luiz Fanchin Jr., Curitiba – PR

Rotatória

Não entendo por que não foi aberta a Rua Camilo Castelo Branco como sendo um prolongamento da Rua Santa Catarina e colocado uma rotatória no encontro da Camilo com a Av. Santa Bernardete de forma facilitar o tráfico perpendicular à Linha Verde, visto que as três principais avenidas (Kennedy. Wenceslau Brás e Santa Bernardete correm no sentido oblícuo, para quem vai de leste para oeste e vice-versa.

Teodoro Jacob Winkler, por e-mail

Litoral 1

É triste e deprimente o que se observa em Pontal do Sul, um balneário que, pela situação e beleza natural, deveria ser referência ao nosso estado. Mas o que se vê é que em cada quarteirão existe duas ou três propriedades com a placa "vende-se". Novas construções são raras. Quais os motivos para isso? Em certas ocasiões, leva-se mais de três horas para cobrir os 18 quilômetros até Praia de Leste; as ruas estão em igual situação de 1980, quando ali construí minha casa. Água tratada e esgoto existem por iniciativa da Sanepar; a taxação de IPTU é uma verdadeira extorsão. Coincidentemente, temos conhecimento que os numerosos secretários, vereadores e prefeito são dos melhores renumerados do Paraná. Saudade do tempo em que tínhamos em Paranaguá a sede do município. Pouco se fazia, mas muito pouco nos cobravam. Hoje nos exploram, fazendo menos ainda. São bem mais numerosos os fatores negativos, e o espaço é limitado.

Jorge Derviche, por e-mail

Litoral 2

Na Avenida Atlântica, número 1.084 e adjacências, em Caiobá, observa-se um fenômeno estarrecedor: um riacho com extensão aproximada de 130 metros atravessa transversalmente a Praia Brava e desemboca nas águas já poluídas da nossa praia. Indispensável discriminar o conteúdo do riacho, mas, certamente, o maior reservatório de coliformes desta praia, um dia chamada de "Divina". Procurados, os fiscais da prefeitura empurraram a solução para o IAP. E o que nós, pobres contribuintes, fizemos de errado para merecer isso tudo? Ainda que estivéssemos devendo o IPTU, seríamos merecedores desta desconsideração? Ou será que aqui em Caiobá não está reunida a maioria dos veranistas do Paraná que são responsáveis pela grande produção e empregos deste estado? Como esta situação ocorre exatamente à frente da arena da RPC, espero que esta Gazeta do Povo denuncie este fato. Como proprietário e veranista de Caiobá, quero colaborar no embelezamento do nosso litoral.

Manoel Almeida Neto, por e-mail

Segurança pública

Mais uma vez o governo brasileiro dá mostras de sua incompetência em resolver os seus problemas domésticos, que são graves e muitos, como a guerra civil entre polícia x traficantes no Rio de Janeiro, e a violência urbana em todos os estados, manda o chanceler Celso Amorim ao Oriente Médio para tentar resolver a crise que não é nossa. Lá a solução é para profissionais e não para amadores. Acertem aqui a segurança pública, e o desemprego que já chega aos milhões. Não nos bastam as estatísticas dos nossos jovens que perderam a vida na violência urbana e do tráfico em 2008?

José Pedro Naisser, Curitiba – PR

Gestão pública

Um Estado não tem previsão de promover exaltação de funcionários públicos porque sua característica não é de julgar ou promover um cidadão melhor que o outro, mas sim igualá-los, não discriminá-los. Seria uma completa estupidez, dentro de um sistema que preza uma Constituição condescente com os Direitos Humanos (elaborado graças aos ideais de igualdade, fraterinidade e liberdade), se contradizer em nome do egoísmo e de não privilegiar cada trabalhador pelas diferentes funções que executam.

Ana Paula Cruz, por e-mail

Residências de aluguel

Atenção veranistas que pretendem alugar imóvel na praia por intermédio de imobiliária. No fim de 2008 aluguei um apartamento e, dentre as dezenas de objetos relacionados, constavam uma tevê de 21", um aspirador de pó, dois rádios-relógio, dois pares de raquetes que não foram encontrados, cadeiras de praia foram relacionadas nove quando na verdade foram encontradas somente quatro. Um cheque caução já estava com a imobiliária. Se a conferência não fosse feita, é fácil prever o que aconteceria.

Sérgio Daniel, por e-mail

MST 1

A partir do momento que o bando de baderneiros e oportunistas do Movimento dos Sem Terra tem o apoio total e irrestrito tanto do governo federal como do estadual, esperar o quê? Uma semana a cambada fecha pedágios com a conivência do governador; noutra invade o Senado com a conivência do governo federal. Então, por que não palpitar também no Paraguai?

Maria Eloiza Rocha Saez, por e-mail

MST 2

Estão em jogo interesses brasileiros e paraguaios e cabe à diplomacia dos dois países encontrar o ponto justo de negociação. Nada a ver com MST, que é um movimento de cidadãos brasileiros e de reivindicação territorial, no Brasil. Como se pode definir a posição do MST em favor de interesses estrangeiros?

Pedro Machado, por e-mail

Serviço militar

O serviço militar não deveria ser obrigatório, pois o jovem nesta transição fica impossibilitado em fixar sua carreira profissional em uma empresa. Além disso, as atividades ministradas nas Forças Armadas deixam muito a desejar.

José Aparecido da Silva, por e-mail

Animais de circo

A questão de uso de animais em circo é tão polêmica quanto animais em apartamentos ou em tantos outros casos em que são mal cuidados ou até sofrem maus-tratos, mesmo em semiliberdade como animais de estimação. Nem todos os donos de circos maltratam os seus animais; ao contrário, muitos os tratam muito bem. Leis mais severas deveriam existir quando é provado o mau-trato de qualquer tipo de animal em qualquer lugar ou situação.

Celito Medeiros, por e-mail

* * * * * * *

leitor@gazetadopovo.com.br

Praça Carlos Gomes, 4 • CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5129

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]