• Carregando...

Mídias Sociais

Tribunal de Contas

"Só o fato da existência de suspeita, justamente envolvendo o órgão que deveria ser o guardião contra as falcatruas, é entristecidor."

Fabio Rodrigues, via Facebook, sobre o editorial "Licitação sob suspeita" (Gazeta, 25/6).

Energia elétrica

"Como assim, surpreendido? Ele não tem o comando do governo? Não sabe o que a Copel faz ou deixa de fazer?"

Tiago Borges dos Santos, via Facebook, sobre o governador Beto Richa ter se declarado surpreso com o pedido de reajuste da tarifa da Copel.

Assaltos

"Sempre houve assaltos e nunca encontraram uma solução. As ruas do entorno são muito escuras e o policiamento é quase zero."

Allysson Sousa, via Facebook, sobre os assaltos próximos ao Colégio Conselheiro Zacarias (Gazeta, 24/6).

Mobilidade

"Temos de comparar com o que há de melhor. Somos bons quando comparados ao péssimo meio de transporte público nacional."

Cristiano Volff, via Facebook, sobre pesquisa mostrando Curitiba com locomoção urbana melhor que em outras capitais.

Participe

Contribua você também com sua opinião para Gazeta do Povo

• www.facebook.com/gazetadopovo

• twitter.com/gazetadopovo

• google.com/+gazetadopovo

Acompanhei com certa desconfiança a convenção do PMDB. O que se viu foi um jogo de interesses, de inveja e decepções. Um partido quebrado e dividido que tem como objetivo maior dar espaço para a presidente Dilma e atacar o atual governo estadual. Quem perde é o povo, que vê destruídos seus sonhos por dias melhores em função da ganância exacerbada dos nossos políticos.

Raul Gelbecke, administrador

Energia elétrica

Sobre o reajuste médio de 35% na tarifa da Copel (Gazeta, 24/6), nunca vi na minha conta de energia elétrica a distribuição de lucro. Quando a Copel tem lucro eu não recebo, mas quando ela tem prejuízo eu tenho de pagar? Seria bom que todos os empresários do país tivessem garantia de que não teriam prejuízo.

Ademir Gomes Guerreiro

Obras

Está na hora de os deputados acordarem de seu berço esplêndido e caírem na real, levando para uma possível CPI essas obras suspeitas no Judiciário (Gazeta, 23/6). E que investiguem a fundo; afinal, eles são eleitos para resguardar o estado, inclusive de obras superfaturadas e afins, como o Ministério Público levantou. Ou irão ficar no mutismo conveniente a todo político, como se nada estivesse acontecendo?

Dionisio Francisco Grabowski

PT 1

Sobre o artigo "O Brasil do PT é um país melhor" (Gazeta, 25/6), está mais que provada a incompetência do PT e de todos os outros. Dizer que vamos mudar algo nas urnas é uma mentira deslavada. Quando tivemos uma mudança real e benéfica para todos, quando tivemos um país embasado na igualdade, educação, saúde e justiça? O PT e os seus vêm praticando uma política separatista e intolerante, não admitindo nenhuma opinião contrária, culpando a tudo e a todos por sua incapacidade.

Amanda Ferreira Mucke

PT 2

São justas as afirmações de que houve ascensão social no governo do PT. Todavia, é notório que esse modelo econômico se esgotou, basta olhar nosso índice de crescimento. Na democracia, o PT vem dando péssimas contribuições: persegue a imprensa livre, faz chacota das decisões da Justiça, "compra" o Legislativo e apoia ditaduras como as do Irã e da Líbia – um verdadeiro desastre. Falta ao PT um mínimo de autocrítica e real apreço pela democracia.

Jeferson Ferro

Eutanásia

Sobre a matéria "Tribunal europeu determina que França suspenda decisão sobre eutanásia" (Gazeta, 25/6), a vida humana é cada vez mais desrespeitada. Vivemos em tempo de puro materialismo, hedonismo e egoísmo, que levam a um pensamento cada vez mais eugenista.

Marcio Adriano Freitas

Caso Tayná

Sinto-me entristecida por nós, mulheres, ao ver o caso Tayná (Gazeta, 25/6) ainda sem solução. Temos a todo momento nossos direitos violados por inconsequentes e incapazes de respeitar a vida humana. Até quando isso irá acontecer? Não importa a conduta da menina em questão, ninguém tem o direito de interferir brutalmente na vida de uma jovem, ou uma criança, como no caso da menina Rachel.

Josiane Ambrozio

Assaltos

É uma vergonha essa parte da Ubaldino do Amaral onde fica o Colégio Zacarias (Gazeta, 24/6). Há anos existem relatos de assaltos nessa área e nunca se vê policiamento! Nada mais que medidas imediatistas são tomadas, e os crimes, passados alguns dias, voltam a acontecer. Se a polícia diz que trabalha de forma preventiva, deveria rever esse conceito, pois não previne nada.

Caio Fernandes

Pesquisa

Concordo com algumas críticas ao sistema de apoio à pesquisa (Gazeta, 24/6), mas não todas. Houve avanços com o novo SIGAraucaria com pareceres on-line, mas de que adianta se o pesquisador que submeteu o projeto não tem acesso a qualquer avaliação de seu projeto? E quem já fez parte da administração de uma fundação ou universidade sabe que nem sempre é possível fazer ou seguir um calendário anual. Também não há como pagar um professor para que ele se dedique exclusivamente à Fundação Araucária como membro de um comitê.

Rodrigo Lingnau

Copa do Mundo 1

Muito se tem falado e comentado sobre o legado da Copa. Um fato aparentemente simples e que passou quase despercebido foi a atitude dos torcedores japoneses que, ao fim das partidas, recolheram o lixo deixado nos estádios. Esse exemplo de urbanidade e cidadania, sem sombra de dúvida, é um legado que nós, brasileiros, deveríamos adotar e incentivar.

Eduardo A. Waintuck, Balneário Camboriú – SC

Copa do Mundo 2

Caro Neymar Jr., parabéns por mais essa atuação excelente. Mérito totalmente seu e da ajuda, até agora, de poucos. Não fosse você, talvez o Brasil não tivesse passado desta primeira fase. Por favor, continue assim e não se deixe envolver e enrolar por interesseiros que tentarão se aproveitar do seu talento por interesses alheios ao futebol.

Luiz Nusbaum, médico, São Paulo – SP

UPS

Com relação à reportagem sobre as UPS (Gazeta, 23/6), quero dizer que a que existe no Caiuá nunca tem viatura disponível e nela só fica um policial. Mesmo com a instalação da UPS no bairro, o tráfico de drogas está protegido. Basta fazer uma visita pelo bairro.

Jorge Diogo

Parcerias

Graças às parcerias entre universidades e empresas (Gazeta, 23/6), o estudante ganhará experiência profissional, poderá garantir um emprego e pode ser reconhecido pela pesquisa desenvolvida. Logo, cursar uma faculdade que mantenha parceria com empresas é fundamental para aprimorar o conhecimento e compreender de forma eficaz a própria profissão. Que venham mais parcerias!

Gehad Soueid, Paranaguá – PR

Violência escolar 1

Sobre o artigo "A violência escolar no professor" (Gazeta, 22/6), de João Malheiro, a disciplina é fundamental, mas para a aprendizagem a disciplina tem de ser consentida, melhor ainda, desejada. Não se alcançando essa base fundamental não se alcança o objetivo educativo. O caminho a percorrer é longo e segue conflituoso.

Paulo Soares, professor aposentado

Violência escolar 2

Li com satisfação o artigo de João Malheiro a respeito da decisão do juiz de Recife a favor de um docente. A sentença proferida pelo juiz deveria ser publicada em destaque e divulgada pela mídia. Ao defender o professor, o juiz mostra claramente o risco do "aprendizado sem esforço", introduzido na nossa sociedade. Recomendo a leitura a todos os pais, educadores e alunos.

Ramiro Gonçalez

Grêmio estudantil

Acredito que uma criança precisa vivenciar a sua infância e não fazer parte de grêmios estudantis em busca de cidadania. Chega de ver tantos jovens revoltados sem causa e alienados. Melhor seria formar cidadãos com conhecimento e com cultura.

Alexandre Francisco G. do Nascimento

Bancada paranaense

A renovação da bancada paranaense (Gazeta, 25/6) só será de grande valia se os velhos problemas não existirem mais. O fato é que, junto com a tal renovação, vêm os pupilos indicados por antigos parlamentares. Mudam-se os nomes, mas o trabalho é o mesmo.

Luciano Atamanzuck

Eleição

Um político competente e nacionalmente conhecido como José Serra, que recebeu muitos votos na eleição passada, deveria ser o principal candidato a compor a chapa com Aécio Neves, rumo à Presidência da República. O que está faltando para isso se concretizar? O PSDB não pode cometer o mesmo erro da eleição passada ao demorar a indicar o seu candidato a vice-presidente, pois, quando o fez, equivocou-se ao apresentar um político sem expressão nacional: Índio da Costa. PSDB e Aécio Neves, atentem: na última eleição Serra foi derrotado, mas obteve 43,7 milhões de votos e venceu em 11 estados. Esse crédito poderá se somar aos novos eleitores de Aécio Neves se o PSDB tiver perspicácia.

Júlio César Cardoso, Balneário Camboriú – SC

Discurso

Como alunos de baixo conhecimento e empenho nas escolas, Dilma repetiu, no discurso da convenção do PT, promessas feitas no discurso da candidatura não cumpridas no atual mandato e que não serão no futuro, se for eleita – o que é muito incerto, porque as pesquisas indicam queda contínua de intenção de voto e aprovação dos seu (des)governo.

Mário A. Dente, São Paulo – SP

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]