• Carregando...

Tenho dois filhos policiais, e que também têm filhos; todos os dias peço a Deus que os abençoe e para que voltem a suas famílias. Erros acontecem todos os dias, a exemplo dos mostrados na matéria (Gazeta, 10/11), mas os policiais na rua, em sua grande maioria, estão defendendo o direito que a Constituição lhes assegura, que é o da legítima defesa. Há um ditado que diz: não fale de um homem sem ao menos ter dado alguns passos com seus sapatos.

Maria Lezita Vieira Alves

Polícia 2

É a velha mania de sociólogos brasileiros querendo fazer comparações entre a polícia brasileira, num país onde as leis são uma piada, com as americanas, onde há leis severas. Deveriam colocar na mesma reportagem o número de policiais que perderam a vida nesses confrontos. Sem a polícia, esse país seria um caos total.

Cristiano Alessio

Polícia 3

Vemos cada vez mais despreparo ou falta de liderança na polícia. Isso virou mais um meio político de resolver as coisas do que cientificamente e com estudo. Mais violência significa uma polícia burra, obsoleta, que não sabe defender sua população, mas se defender. É culpa deles? Não; no Brasil todo não há políticas públicas voltadas a uma segurança de mais qualidade, começando pelos homens escolhidos para exercer essas funções. Faltam mais peritos para mais eficiência.

Maria Stephan

Segurança pública

O aumento dos gastos em policiamento não melhora a sensação de segurança nas ruas. O que melhora no longo prazo é escola integral, professor valorizado e família presente no ambiente escolar. De forma mais imediata, as penas devem ser cumpridas integralmente, com a aplicação de penas duras para crimes contra a vida e corrupção e penas alternativas para crimes mais leves.

Antonio Leão

Religião e política

Para se candidatar a cargos no Executivo e Legislativo é necessário cumprir algumas exigências que se aplicam a todos os brasileiros, independentemente do credo, cor, raça ou situação social. Por isso considero perfeitamente correto que pastores e padres sejam candidatos, pois são representantes de parte da sociedade e eles defendem pensamentos e direitos legítimos de milhões de cidadãos brasileiros.

Cicero Roberto Lachowski

FGTS

Acredito que seria melhor para os trabalhadores que fosse aberta uma conta poupança em um banco indicado pelo trabalhador com restrições de saque. O FGTS rende apenas 3% de juros ao ano, e ainda há denúncias de que a Caixa não estaria aplicando corretamente a correção monetária, tanto que os sindicatos estão organizando ações coletivas para repor as perdas. Na poupança, o FGTS renderia 6% ao ano e a correção monetária seria feita corretamente.

José Ernesto Venotti

Espionagem

Os EUA estão fugindo dos limites. A espionagem não deveria acontecer porque temos o nosso direito à privacidade. Os americanos têm muita sede de poder, querem sempre estar no controle de tudo, acreditando serem melhores que o restante do mundo. Eles têm medo do mundo e querem impor respeito espionando os outros.

Anderson França

Índios

Os índios hoje estão reduzidos a 200 mil indivíduos, número bem inferior aos 6 milhões de seres felizes que foram dizimados depois que Cabral encostou o seu bote nas areias de nossas praias. Diante disso, sugiro aos vereadores ocupados com amenidades, como dar nomes a logradouros, que criem o Dia da Consciência Pesada, em homenagem a eles mesmos, e o Dia da Consciência Indígena. Se a propositura não prosperar, vou entender: índio não vota e ainda é minoria.

Antonio Carlos Rodrigues dos Santos

Reflorestamento

Por falar em cobrança da água dos rios usada por empresas, já em vigência, como fica a situação dos reflorestamentos de pínus e eucalipto? Sabemos que os maiores investidores nessa área são as multinacionais e que, além de grandes consumidoras de água, essas culturas acabam com a fauna silvestre e incentivam os pequenos agricultores a trocar a plantação de alimentos por pínus, uma planta exótica e invasora que está em todo lugar para onde se olha.

Antonio Adir Vaz

Faixas exclusivas

Implantar faixas exclusivas para ônibus em Curitiba é uma boa ideia, pois muitos moradores da capital dependem dos ônibus, sofrendo as consequências da demora no trânsito. Ocupando apenas a faixa exclusiva, o transporte público será mais rápido. Talvez assim os cidadãos passassem a usar mais o transporte coletivo e deixassem seus carros em casa, diminuindo o transtorno no trânsito e ajudando o meio ambiente.

Ana Caroline Barboza

Táxis

A falta de táxis em Curitiba tem consequências profundas nos hábitos da população. Quem já ficou procurando e esperando táxis sem sucesso sabe o desespero, a angústia e o prejuízo que isso causa. Como consequência, planeja-se a vida de forma a não se depender de táxis. Compra-se um segundo carro, arranja-se alguém para carona. Esperemos que os aplicativos para celular ajudem a amenizar um pouco essa situação no curtíssimo prazo, mas o problema só se resolverá com muito mais táxis disponíveis, com serviço rápido e de qualidade. Em cidades com táxis em abundância todos ganham.

Artur Fuchs

Futebol

Parabéns à Gazeta do Povo pela cobertura da caminhada do Atlético até a final da Copa do Brasil (Gazeta, 7/11). Foi um trabalho de profissional, mesmo com o clube tendo obrigado os jogadores a só falar à mídia do próprio clube e impedido a imprensa de trabalhar.

José de Paula

História

A deputada federal Rosane Ferreira propõe como data nacional o episódio do Cerco da Lapa, que completa 120 anos no próximo ano. Há de se verificar os envolvidos na questão, neste caso os pica-paus e maragatos. Os acontecimentos deixaram chagas profundas na população da Lapa, uma vez que havia entre os habitantes combatentes de ambos os lados. Há de se estudar melhor a situação, ouvindo especialistas, para avaliar melhor esse fato histórico.

Carmen Lúcia Rigoni, historiadora

Comissão da Verdade

Nem de bom gosto, nem de mau gosto, ou seja, não é piada. É a nossa realidade – aliás, a realidade da trupe que nos governa. Foi publicado no Diário Oficial da União que acabam de chegar oficialmente ao Brasil duas obscuras figuras, Jorge Caridad Peres Gonzales e Alícia Marlene Montesino, enviados pelo mais ilustre defensor dos direitos humanos em toda a América Latina e Caribe, o democrata Raúl Castro. Seus pupilos terão a nobre missão de contribuir com os trabalhos da nossa valorosa Comissão da Verdade. Eu sempre acreditei no Brasil e jamais poderia imaginar que um dia meu país ofereceria ao mundo espetáculo mais ridículo.

Humberto de Luna Freire Filho, médico, São Paulo – SP

Donos de Curitiba

Sensacional a coluna de Dante Mendonça "Os donos de Curitiba" (Gazeta, 8/11). É claro que faltou mencionar muitos outros "donos" de Curitiba. Com a permissão do autor, gostaria de mencionar apenas um. Hoje, o dono da segurança pública de Curitiba é "ninguém". Há muito tempo que não temos um do naipe do general Ítalo Conti, de saudosa memória.

Edison Bindi, São José dos Pinhais – PR

Paranaguá

Ultimamente, em Paranaguá, os debates são a respeito da nova proposta de arrendamento do Porto, colocando toda a responsabilidade pela falta de investimentos em infraestrutura de acesso no governo federal. Por que somente agora a movimentação de parar a cidade para exigir do governo federal? Por que não exigimos também do governo estadual?

Jozaine Baka, engenheira

Feriado 1

Concordo totalmente com o feriado do Dia da Consciência Negra. Ele foi criado para reconhecer toda a longa, dolorosa e batalhada história dos negros, que foram por muitos anos explorados e judiados pela sociedade. Para mim, a suspensão do feriado é uma total falta de respeito não só para com os negros, mas para com toda a população.

Cindy Chinwe Souza Onyendi

Feriado 2

Excelentes os comentários dos leitores da Gazeta do Povo sobre o feriado. Caberia perguntar: por que queremos o feriado instituído? Será por interesses particulares, como os segmentos da construção civil e do comércio parecem justificar? Assim como eles, a população precisa refletir sobre o que apoia. Seria justo instituir um feriado para cada classe, etnia ou tipo social oprimido? Faltariam dias para homenageá-los, certamente.

Edilson Miaqui, engenheiro

Feriado 3

O Dia da Consciência Negra é muito importante, pois até nos dias de hoje, em pleno século 21, existe o racismo, e não é pouco. O feriado mostra que queremos lutar pela igualdade social, enquanto a ACP e a Sinduscon-PR só estão preocupados com seu prejuízo.

Ângelo Teixeira Ferreira, estudante

Feriado 4

Feriado para afrodescendente é um absurdo. O Brasil é campeão em criar feriados, como se não bastassem os que nada representam para o atual contexto em que vivemos. Já temos feriados religiosos e até aniversário de emancipação de municípios. Agora vem este feriado sem justificativas plausíveis para homenagear os negros!

Roni Antonio Garcia da Silva

Parque São Lourenço

O verão está chegando e com isso o curitibano tenta aproveitar ao máximo os poucos dias de sol e calor na cidade. No Parque São Lourenço, após obras de dragagem executadas pela prefeitura, o estacionamento que era utilizado como canteiro de obras continua interditado mesmo com o fim das obras, impossibilitando sua utilização pelas pessoas que frequentam o parque. O material proveniente da dragagem e tapumes danificados agora fazem parte do novo visual do parque.

Fábio Magnus Gusso

Engenheiros

Culpar nossos engenheiros pela má qualidade das obras dos aeroportos é esquecer dos problemas causados pela Infraero. Será que as obras são de má qualidade ou os projetos apresentados pelo governo têm vícios para depois serem aceitos adendos contratuais que quintuplicam os valores iniciais? Culpar as pequenas empresas também não me parece justo porque elas sofrem com a má gestão do governo na hora dos pagamentos.

Fernando Vellutini

Combustíveis

É uma vergonha o que está acontecendo em relação aos aumentos dos preços dos combustíveis. Existe um cartel descarado e os órgãos que deveriam defender os consumidores – Ministério Público, Procon etc. – assistem a tudo sem fazer absolutamente nada.

Marcos Vinicius Abrão

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]