• Carregando...

Curitiba é administrada há vários anos pelo mesmo grupo, que vive vendendo a ideia da cidade como capital ecológica, agora que cidade ecológica é esta que não se preocupa com a poluição de um rio que corta a cidade ao meio (Gazeta, 15/9)? Isso não é somente responsabilidade do governo do estado. Nos países civilizados, as pessoas têm verdadeiro prazer em construir suas moradias de frente para os rios, aqui não, o rio fica nos fundos para podermos despejar o esgoto, simplesmente pelo fato de não termos saneamento básico em todas as residências da capital!

André Tedesco Neto

Poluição 2

A poluição em Curitiba sempre existiu, isso apesar de ser considerada limpa se comparada a outras capitais. O mau cheiro do Rio Belém realmente é muito forte. Não resido próximo a ele, mas passo em certos trechos bem perto, e o cheiro já é insuportável, sempre fico me perguntando como que os moradores da região aguentam tal fedor. Por que nenhuma medida ainda foi tomada já que tal problema é antigo? Onde está o saneamento básico?

Orlando Alves dos Santos

Uso do celular

Ao ver a notícia sobre a proibição do uso do celular em agências bancárias (Gazeta, 15/9), fiquei me perguntando o quanto isso vai tumultuar ainda mais o ambiente interno das agências bancárias. Além disso, como os funcionários do banco, gerentes ou vigias não têm autoridade para retirar o aparelho celular, de quem quer que seja, o baixo efetivo policial da nossa capital será direcionado para atender aos chamados dos bancos, em vez de fazer o seu dever constitucional de cuidar da ordem social. Ao ler o texto desta infeliz lei municipal, vislumbra-se que no modelo das placas a serem fixadas nas agências bancárias constará a frase "sob pena de ocorrência policial". Me pergunto que ocorrência? Sob a égide de que legislação penal? Ou portar um celular agora é crime no ordenamento jurídico brasileiro?

Vinícius Fulton Rivera

Pedágio

Incrível a discrepância de valores entre as praças de pedágios! Para deslocar-se entre Curitiba e Balneário Camboriú, ida e volta, dá pouco mais de 400 km e custa menos de R$ 10. Para visitarmos o litoral de nosso estado mesmo, via BR-277, desembolsamos perto de R$ 25, sendo que ida e volta dá um total de 200 km. Apesar de tais preços estarem respaldados por contrato, é salutar mencionar que o desequilíbrio contratual é motivo passível de revisão para reajustes justos e de acordo com a realidade! A parte aqui prejudicada é o consumidor.

Celso Fernando Gutmann

Trânsito

Como que o trânsito irá melhorar se não vemos mais policiais nas ruas, fiscalizando e fazendo seus serviços? Onde está a polícia de trânsito? São pessoas falando no celular, tomando cerveja, parando em fila dupla, fazendo o que bem entendem no trânsito. Não dá para pensar que radares e lombadas eduquem o povo. Se o objetivo do governo é arrecadar dinheiro, ele está sendo cumprido, mas se for mesmo educar e fazer com que a população se habitue a seguir regras, só mesmo com policiais e muita fiscalização!

Eduardo de Biagi Silos

Geisel e Lula

Em que pesem alguns pontos positivos no artigo "Geisel votou em Lula em 1994?", do professor Ricardo Costa de Oliveira, publicado na página 2 da Gazeta do Povo, ontem (15/9), nos causa espécie a ausência de qualquer menção sobre os valores maiores da Nação, princípios institucionais e constitucionais que estão sendo solapados a cada dia, em crimes contra a democracia, a ética, a moral e a dignidade dos brasileiros. Sugerimos ao professor que leia o artigo do empresário Cláudio Slaviero, publicado na mesma página do mesmo jornal, que aborda muito bem esses aspectos omitidos em seu trabalho.

Edson José Ramon, presidente da Associação Comercial do Paraná

Sigilo fiscal 1

Duas coisas me chamaram a atenção em relação às medidas anunciadas pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Se esses procedimentos já não eram padrão, o banco de dados da receita era uma verdadeira casa da mãe Joana. Disse também o ministro que os dados de políticos serão blindados pela Receita. Institucionalizaram no país dois tipos de cidadão: os de primeira classe – deputados estaduais e federais, senadores, ministros e presidentes de partido; e os de segunda – eu, você e todos que não têm prerrogativas. O que acontece com o artigo 5.º da Constituição Federal que diz que todos são iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza?

Márcio Assad, Lapa – PR

Sigilo fiscal 2

Não creio que essas denúncias farão alguma diferença na campanha de Dilma Rousseff, pois, num país onde o maior número de eleitores prefere viver afastado das informações, se contentando com Bolsa Família, bolsa escola etc., o escândalo na Casa Civil só está sendo notado por pessoas que realmente se preocupam com o futuro do Brasil, mas que infelizmente são minoria.

Lindamir Ganz

Ciclofaixas

Creio que uma forma de incentivar a população a usar a bicicleta é promover os dias sem carro, construindo ciclovias ou lugares próprios para passeios de bicicleta, garantindo a segurança e um bom investimento em propagandas para esse incentivo.

Nathalia Vaccari

Recesso branco

O exemplo de moral e de valores que os deputados deveriam passar aos nossos jovens não existe. Estou envergonhada, fui professora de faculdade e falava sobre política aos jovens, pedia que votassem, participassem mais observando o currículo de cada um antes de votar. Penso o que diria hoje aos meus alunos. Ora, queridos paranaenses, quando trabalhamos numa empresa, se faltarmos um dia da semana, teremos o nosso descanso de domingo descontado. Por que os deputados estaduais que vão fazer campanha com muito dinheiro não terão seus salários suspensos (Gazeta, 15/9)?. Temos de reagir agora com dignidade ou colocaremos os mesmos desavergonhados no pedestal da Assembleia para continuarem por mais 4 anos cometendo essa barbaridade com o nosso dinheiro.

Maria Aparecida Vieira Ribeiro

Gastos em campanhas 1

Os candidatos gastam tanto porque não há controle sobre essa verba e também pelo fato de sua origem, ou seja, nós é que pagamos de certa forma as campanhas de cada político.

Pedro Baptista

Gastos em campanhas 2

Os candidatos gastam tanto dinheiro porque o dinheiro não é deles! Além da vergonhosa cachoeira de dinheiro que é distribuída e gasta entre partidários, viagens e obras de última hora, existe o custo que não vira benefício, como o enorme transtorno causado por obras viárias que deveriam ter sido feitas ao longo do governo e não no último dia da gestão. Além do dinheiro gasto nas campanhas, os que já estão no poder gastam muito dinheiro em obras rápidas para mostrar serviços aos eleitores!

Odair da Silva

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]