• Carregando...

A história da civilização tem revelado que os representados costumam seguir os representantes – sendo, aliás, esta a essência do sistema representativo –, servindo de inspiração não apenas os bons, mas também os maus exemplos. A recondução ao cargo de presidente do Senado de alguém que renunciou a esse mesmo cargo por suspeita de conduta imoral tem relação direta com a perda de inúmeras jovens vidas ocorrida em Santa Maria, reproduzindo em âmbito nacional o desrespeito à lei, à moral e à consideração ao próximo evidenciados na tragédia gaúcha.

Said Ramos Neto, assessor judiciário do TJ-PR

Transparência

Não adianta a Assembleia lançar um novo Portal da Transparência (Gazeta, 28/1) se o "recheio" continuar o mesmo. O portal deve divulgar também o número de assessores, funcionários contratados com seus salários, verbas de representação, custo mensal com telefones celulares pagos pela Assembleia, quem faz uso deles etc.

Hermes Carlos Bollmann

Fator previdenciário

O ministro da Previdência Social admitiu que a discussão sobre o fator previdenciário "esfriou" (Gazeta, 30/1). Na fala do ministro não percebemos a mínima vontade em lutar pela pauta no Congresso. O fator previdenciário prejudica muito o trabalhador que contribuiu pensando em garantir uma aposentadoria digna. O trabalhador sempre pode esperar; já as benesses para os aliados continuam.

Marcos Antonio Scheffer

Reformas

O editorial "Faltam reformas" (Gazeta, 30/1) conclui que o Brasil não teria problemas de diagnóstico. Ora, só posso discordar. Basta ver os sucessivos espasmos do governo federal, que deixam claro que o Executivo não tem a menor ideia da origem das dificuldades do país. Todo o esforço de Brasília se concentra nos efeitos, nunca nas causas, por estas serem desconhecidas.

Marcílio U. Nagayama

Tragédia em Santa Maria

Tiago Recchia, como sempre brilhante e perspicaz, conseguiu captar em sua charge toda a essência de um dos erros que levou à tragédia de Santa Maria (Gazeta, 30/1). Na frase "Em caso de incêndio quebre o vidro, mas antes pague a comanda", deixa claro que de nada adianta a existência de várias portas de emergência, extintores funcionando, sprinklers e exaustores, se ainda continuar a política de pagamento da comanda na saída da casa noturna. Isso tem de ser mudado: ou as pessoas passam a pagar no momento do consumo ou adota-se o método de compra de fichas.

Adriana Lacerda Twerdochlib

Aborto "seguro"

Excelente artigo sobre o suposto "aborto seguro", escrito pela professora Lenise Garcia (Gazeta, 30/1). Tomara que esse tipo de reflexão, totalmente ausente em boa parte da mídia impressa do Brasil, tenha cada vez mais espaço. Isso, sim, tornaria os nossos jornais cada vez mais democráticos.

Pedro Ravazzano, Salvador – BA

Preço dos automóveis

Além da carga tributária, o brasileiro paga mais caro por um carro (Gazeta, 30/1) porque a margem de lucro das montadoras também é a mais alta do mundo. Segundo um estudo do Sindipeças, enquanto nos EUA a taxa de lucro é 3% e no mundo é de 5%, no Brasil essa taxa é de 10%. Isso também deve ser levado em conta. Chega de jogar a culpa dos preços altos apenas na alta carga tributária.

Nilton de Oliveira Pinto

Lei Seca

A Lei Seca, da maneira como foi imposta, configura grave e afrontoso atentado à liberdade do cidadão, pois pode criminalizá-lo simplesmente por usar um remédio, comer um chocolate ou usar antisséptico bucal. É um acinte que um indivíduo não possa jantar com sua família e beber uma taça de vinho ou um copo de cerveja. O governo cada vez mais cerceia a liberdade individual, impondo leis, costumes e fomentando o ódio social.

Luiz Fernandes

Pichações

Excelente e já não sem tempo a campanha da ACP contra as pichações (Gazeta, 31/1). Contudo, a medida deve ser estendida às escolas. Lamentavelmente, a iniciação no crime de pichação dá-se no âmbito escolar onde pouco se faz, seja por omissão, comodismo ou indiferença, quando os alunos iniciam suas garatujas em folhas e capas de cadernos, praticam nas carteiras e portas de banheiros e, mais tarde, nas próprias paredes das escolas. Urge envolver a comunidade escolar na campanha por um ambiente mais limpo e com menos desperdício de recursos.

Sérgio Vicentin, professor

Presos

Uma alternativa interessante para redução de custos em presídios passa pela viabilização do trabalho do detento no interior do próprio presídio. Essas iniciativas podem ajudar na redução de custos e na inserção social e poderiam ser vinculadas a estratégias de redução da pena.

Fabio de Oliveira Marques da Cunha, médico, Foz do Iguaçu – PR

Araucária

Já faz uns dois meses que a unidade de saúde Santa Mônica, em Araucária, retornou para o seu local de origem, que estava em reformas. Contudo, a população não foi comunicada que haveria a mudança. Não há sequer uma faixa alertando da mudança. Falta de consideração total. Como se todas as pessoas que procuram unidades de saúde estivessem gozando de sua plena saúde.

Keli Lemos

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]