• Carregando...

Mídias Sociais

Diários Secretos

"Finalmente, o testa-de-ferro foi condenado! E os outros beneficiados com o esquema? Tem peixe grande esperando o crime prescrever."

Mario Rosot, via Facebook, sobre a condenação de Abib Miguel.

"Vaquinha"

"A Polícia Federal deveria investigar a origem das doações para o José Genoino. Já ia levar mais uns dez presos."

Rodrigo Eggea, via Facebook, sobre a arrecadação de doações para José Genoino pagar multa imposta pelo STF.

Maconha

"Acho que basta perguntar a todas as pessoas que tiveram suas vidas afetadas por um viciado em maconha e em outras drogas se elas acham que foi boa essa experiência na vida delas."

Angélica Domingues Werner, via Facebook, sobre a legalização da maconha no Uruguai (Gazeta, 14/1).

Copa do Mundo

"A Copa rende centenas de milhões para a Fifa e tem gente que trabalha de graça para eles. Quer fazer trabalho voluntário? Há muitas entidades sérias precisando!"

Rafael Wowk, via Facebook, sobre a seleção de voluntários para a Copa do Mundo em Curitiba.

Abastecimento de água

"As redes de abastecimento da Sanepar devem estar todas deterioradas pois nunca vi fazerem tanta manutenção. E haja falta d’água!"

Luciano Domingos Bruzetti, sobre a interrupção do abastecimento de água em bairros de Curitiba e da RMC por causa de obras da Sanepar.

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

Todos os brasileiros devem se mudar para o Maranhão. A governadora, e agora também cientista social, Roseana Sarney acaba de divulgar sua teoria de que o fato de o estado ter se tornado "mais rico" acarretou piora na segurança pública e incrementou a cobiça, razão pela qual a migração de meliantes para o Maranhão aumentou. Brilhante! Tanto brilho merece o prêmio do impeachment. O que mais é preciso para os maranhenses exigirem sua saída do governo?

Pedro Luís de Campos Vergueiro, São Paulo – SP

Presídios 2

Aproveitando que uma equipe da Secretaria da Justiça do Paraná vai a São Luís apresentar o modelo de gestão adotado nas prisões do nosso estado (Gazeta, 15/1), seria bom eles ensinarem como nossos policiais trabalham sem as mínimas condições, com falta de combustível, delegacias superlotadas, motins...

Eufrem Lapuinka

"Rolezinho"

Promover manifestações públicas nas ruas da cidade com a finalidade de protestar contra as injustiças sociais é mais que um ato legítimo. Mas convocar e promover baderna em ambientes fechados, como, por exemplo, os "rolezinhos" (Gazeta,15/1) em shoppings, com o intuito puro e simples de causar pânico entre os comerciantes e frequentadores, é simplesmente inadmissível.

Maria Elisa Amaral, São Paulo – SP

Diários Secretos

Sempre me posicionei de forma favorável ao papel investigativo da imprensa brasileira. No caso da Alep, a revelação dos Diários Secretos pela Gazeta do Povo e pela RPCTV foi de fundamental importância para hoje estarmos comemorando os 19 anos de condenação de Abib Miguel (Gazeta, 15/1). Apesar da vitória condenatória em primeira instância, é triste saber que crimes desta envergadura, de expropriação e espoliação do dinheiro público, mereçam penas brandas e recursos intermináveis. A esperança que fica é de que um dia possamos ter um país governado por homens éticos e honestos.

Marcelo Rebinski, historiador

Ministérios

A fome do PMDB por cargos do alto escalão ministerial (Gazeta, 14/1) coloca em xeque a forma como a presidente Dilma trabalha. Parece que fazer os gostos de um determinado partido é mais importante que trabalhar pelo país. Para a população, o tempo de duração do horário eleitoral pouco importa, o que importa é se ela fez o Brasil melhorar.

Luciano Atamanzuck

Crime eleitoral

Sobre o TSE tirar o poder do MP sobre crimes eleitorais (Gazeta, 11/1), a cada tentativa de amordaçar quem busca a assepsia de alguma instituição, acredito que se fecha o cerco sobre o pouco que ainda resta de moralidade no Brasil. A cada decisão equivocada das instâncias que deveriam zelar pela Constituição, fica nos brasileiros a certeza de que tudo tem um propósito autoritário de dominação e manutenção do que aí está, visando piorar paulatinamente, e amordaçar sem que o amordaçado perceba.

Mauro Xavier Biazi

Poupança

Volta e meia vejo matérias e editoriais (Gazeta, 14/1) falando da importância de poupar. Mas que garantia tenho eu de que aquilo que poupar hoje não será confiscado ou "virará pó" por correções abaixo da inflação real por planos econômicos? Que garantia tenho de que poupar não é dar dinheiro para o governo?

Alvaro Antunes

IPTU 1

Tentei encarar com humor a reportagem "A bomba-relógio do IPTU congelado" (Gazeta, 12/1) e cheguei à conclusão de que a piada está na manchete da reportagem. O IPTU não está congelado, nem a arrecadação da prefeitura. Especulação imobiliária não é índice econômico.

Herbert Richert, engenheiro mecânico

IPTU 2

A alegação para o aumento do IPTU em Curitiba, de que os imóveis tiveram valorização acima da inflação nos últimos anos, não tem cabimento. A valorização pura e simples do imóvel não gera por si só lucro para que haja uma maior tributação. Somente a realização dos lucros (venda do imóvel) justificaria tal tributação, coisa que já acontece quando pagamos o ITBI.

Marcelo Amaral Carrijo

Táxis

Vamos ver se entendi: serão mais quatro meses para que os 750 novos táxis entrem em operação numa cidade que há 20 anos é carente desse transporte? Eles trabalham quando querem, não existe disciplina, os que precisam do serviço são mal atendidos e a prefeitura parece que está alheia ou não quer enxergar o que está na sua frente, principalmente em relação ao número de táxis por habitante, que está abaixo do ideal.

Dionisio Francisco Grabowski

Carnaval

Os comerciantes da Marechal Deodoro estão estarrecidos com a notícia da volta do carnaval nessa rua (Gazeta, 13/1). Lutamos muitos anos para tirá-lo de lá. O trânsito na rua é péssimo, a segurança idem. Não vemos nenhuma justificativa para que o carnaval de rua tenha de ser numa das ruas mais movimentadas da cidade!

Angelo Volpi Neto

Metrô de Curitiba

Um leitor comentou que ninguém apontou alternativas para o metrô. A melhor opção foi sugerida por Rafael Greca: trem suspenso sobre trilhos que correm em suportes de concreto, como em Miami. Curitiba tem o mesmo problema de Miami, onde qualquer buraco com mais de 2 metros de profundidade fatalmente vai verter água. Miami sabiamente optou por essa alternativa, muitíssimo mais barata e lógica.

Ronald Niculitcheff

Obras da Copa

Curitiba não vai estar totalmente preparada para o início da Copa do Mundo, pois, além do risco de a Arena não estar pronta, será que o Aeroporto Afonso Pena vai estar preparado para receber tanta gente? Será que realmente existe transporte público suficiente para acomodar não só os curitibanos, mas também quem virá de fora?

Yasmin Soares

Justiça Desportiva

Está na hora de colocar as coisas em seus devidos lugares, e os dirigentes esportivos brasileiros se curvarem ante uma nova era, onde deve imperar uma Justiça universal, e não uma Justiça corporativa, a qual vergonhosamente toma medidas protecionistas, como no caso envolvendo a Portuguesa e o Fluminense.

Roberto Hamilko

Pedreira Paulo Leminski

A Pedreira e Curitiba merecem grandes shows, como U2, The Who, Metallica, AC/DC, Black Sabbath, The Verve, New Order, Kiss, Journey, Stones Roses, Coldplay, Billy Idol, The Rolling Stones, Primal Scream, Kasabian etc.

Márcio Anacleto Serafim

Charge

A charge do Paixão (Gazeta, 13/1) espelha de forma clara como somos vistos pelo mundo econômico, tanto internamente como externamente. Infelizmente, ele esqueceu-se de colocar o povo brasileiro no picadeiro como palhaços.

Hélio Ishida

Idosos

Sobre a reportagem "Onde os velhos vão ter vez" (Gazeta, 12/1), nosso governo e a sociedade pouco se importam com os idosos. Esqueceram-se de que o país teve a participação maciça dos atuais idosos. E ainda temos muito a oferecer para o progresso e geração de riquezas.

Pedro Sartori

Cotas

Tremenda cara de pau do ministro Mercadante falar de meritocracia no Sisu quando no processo de seleção para o ensino superior este critério é abandonado pelo MEC para a adoção do injusto sistema de cotas. Quer sejam raciais ou sociais, as cotas acabam valorizando alunos menos capazes em detrimento dos que realmente por mérito deveriam ser qualificados.

Fred Branco

Guido Mantega

O ministro Guido Mantega (Gazeta, 13/1) peca por muitas vezes não saber expressar as suas decisões. Mas ele tem muita razão quanto aos comentaristas econômicos, muitos a serviço de grandes bancos, e que querem a Selic na alturas, isto é, juros altíssimos. É incrível, mas parece mesmo que eles torcem pelo pior.

Hermes Carlos Bollmann

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações. Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]