• Carregando...

Em resposta à reportagem publicada em 17/9, a ONG Criança Segura informa que realiza o trabalho de prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos há seis anos baseado na disseminação de informações quanto à prevenção, atuação na comunidade para sensibilização e conscientização e incentivo e monitoramento de leis voltadas à segurança e saúde da criança. Foge à nossa missão o papel de fiscalizador quanto ao acesso da criança a brinquedos e produtos inadequados ou inseguros. À nossa organização e à sociedade, cabe a responsabilidade de exigir maior atenção das autoridades, órgãos normativos e de fiscalização, prestadores de serviços e contratantes, para a garantia de segurança total às nossas crianças.

ONG Criança Segura

Ideologia

A ideologia sempre foi e sempre será um entrave na vida das pessoas e à sociedade. Vivemos numa democracia e devemos repudiar as tendências silenciosas de embutir na educação certos conceitos político-ideológicos adversos à nossa sociedade, muito porque estes conceitos vão além de tantos outros que a família, por tradição, exerce sobre os filhos. As escolas devem dispor aos estudantes conceitos democráticos para que, ao seu tempo e por eles próprios, os jovens possam discernir o que é favorável ou não a todos.

Marcelo MartinsCuritiba – PR

Aquecimento global

A ONU sofreu um pesado desgaste com a Assembléia Geral, semana passada, que seria para discutir a busca de soluções para a ajuda na campanha contra o aquecimento global e mudanças climáticas em todo mundo. Nenhuma solução por parte dos 190 representantes de todos os países do mundo, a não ser a ganância pelos biocombustíveis e as monoculturas. A quem podemos recorrer? Estaremos nos afastando da condição humana? Agora só nos resta aguardar o troco da natureza. Não teremos uma segunda chance nem da natureza, nem do seu Criador. Tarde demais, pelos danos que causamos à natureza.

Jose Pedro NaisserCuritiba – PR

Incoerência

"Não consigo entender por que na estrada da Graciosa circulam grandes ônibus de linha. Tratando-se de uma estrada ecológica de dimensões reduzidas, os veículos usados pelas empresas são totalmente inadequados pelo excesso de queima de combustível, transtornos ao tráfego, principalmente nas curvas fechadas, e até pelo estrago que pode fazer nas árvores ao longo da estrada."

Paulo Sidnei, engenheiroCuritiba – PR

Natureza

Leitor das reportagens desta Gazeta, chama-me a atenção suas belas imagens. Percorrendo a região do Tamanduá, nos Campos Gerais, retratei lindas imagens em meio à mata. Alguém com uma visão mais radical diria que não passa de uma brincadeira, mas com a destruição em massa de nossas florestas daqui a alguns anos vamos ter que racionar até as florestas.

Daniel CampeseCuritiba – PR

Pedágio

Aparentemente absurda, em minha opinião a investida do governo do estado, através da Copel, nas concorrências públicas das estradas pedagiadas é muito benéfica. Hoje em todo Brasil, além da Dersa, empresa paulista de economia mista tal qual a Copel, não mais que cinco grandes empreiteiras dividem o bolo de milhares e milhares de quilômetros de estradas pedagiadas pelo país afora, algo como um "monopólio enrustido". Se servir pelo menos para quebrar ou dificultar esse contumaz jogo de cartas marcadas que indubitavelmente fazem estas grandes construtoras, e forçar um preço mais baixo nos altíssimos preços que pagamos, já valeu a pena misturar energia com asfalto. Nosso governador geralmente dá tiro no pé, mas desta vez acho que acertou num jacaré!

Jorge Derviche Filho, engenheiro civilCuritiba – PR

CPMF 1

Como brasileiro, formador de opinião, eleitor, cidadão, fico preocupado com o nosso país, quando autoridades políticas dizem que a CPMF é necessária para o bom andamento dos investimentos na saúde, educação e social. Um governo que diz que sem a CPMF não será possível fazer um bom trabalho, deveria ficar envergonhado e assumir diante da população sua incapacidade de governar.

Marciel Colonetti, professorCuritiba – PR

CPMF 2

Na Câmara, o PMDB e partidos da base aliada votaram a prorrogação da CPMF em troca de cargos e vantagens pessoais. Jornais de todo o país estamparam as negociatas em suas manchetes. E os protagonistas nem sequer coraram de vergonha. Agora o Senado é a única esperança. É cretinice dizer que a CPMF só confisca ativos financeiros dos ricos. Os trabalhadores também são confiscados ao sacarem seus salários creditados em contas bancárias.

Pedro Geraldo, advogadoCuritiba – PR

Político eficiente

Políticos eleitos poderiam ser avaliados da seguinte forma: uma comissão formada por representantes sindicais, líderes empresariais, religiosos, Ministério Público, OAB e outras entidades de classe, representando a maioria da população, avaliariam o desempenho dos parlamentares, considerando número de propostas apresentadas e aprovadas, assiduidade, troca de partido, eventuais envolvimentos em denúncias, e outros quesitos. Ao fim do ano ou do mandato seriam dadas "notas" que pesariam positiva ou negativamente para a reeleição, uma nota baixa poderia reduzir certo porcentual de votos, por exemplo. Isso incentivaria o bom político e promoveria a renovação para melhor de nossos representantes.

Odenir A. de Paula, gráficoCuritiba – PR

* * * * *

Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472

leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]