• Carregando...

Números

396 correspondências foram recebidas pela Gazeta do Povo na última semana.

Temas da semana

Lei antifumo - 3Exame de Ordem - 3Cristo Redentor - 3

Os deputados estaduais abusam do cargo conquistado pela confiança que neles depositam os eleitores. Se essa tal previdência particular sair, vou mudar meu domicílio eleitoral. Não é assim que fazem eles quando estão ameaçados de perder o cargo?

Luiz Alberto de Oliveira, eletricitárioCuritiba – PR

Previdência dos deputados 2

É uma vergonha. Enquanto o trabalhador comum precisa cumprir regras duras para conseguir uma miserável aposentadoria, os deputados legislam em causa própria criando privilégios que constituem um verdadeiro deboche para com os contribuintes.

Honorino L. CollaCuritiba – PR

Crianças

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) está quase completando a maioridade (reportagem de 13/7) e ainda não mostrou todo o resultado desejado. Não adiantam as leis que não saem do papel por falta de sensibilidade social das autoridades. Felizmente, muitas ONGs têm cumprido o papel que caberia ao Estado e, com isso, estão garantindo educação e auto-estima para os menores carentes.

Lúcia Borges, professoraCuritiba – PR

Igreja 1

Mas uma vez a Igreja Católica demonstra sua imposição, o que é costume desde seu nascimento. Agora, se auto-proclama como "a única igreja verdadeira de Cristo", dizendo, mesmo sem fundamentos bíblicos, que Pedro foi o primeiro papa, algo jamais mencionado nas epístolas. Desconheço qualquer manifesto de Pedro sobre sua participação em alguma igreja em Roma. Isso, no mínimo, é falta de conhecimento e desespero da parte dos líderes católicos.

Juliano Verzignassi, universitárioCuritiba – PR

Igreja 2

O pronunciamento do Papa Bento XVI dizendo que a Igreja Católica é a única fundada por Cristo tem despertado certo descontentamento por parte de nossos irmãos de outras denominações. O que o Papa disse demonstra, nada mais, que preocupação com relação à unidade da Igreja, que, conforme a Bíblia demonstra, é o desejo divino. Deus quer unir todos os povos através das alianças. Os católicos não precisam apelar ao Papa, aos bispos nem a ninguém para chegar ao Pai. Eles nos ensinam que todos devemos nos dirigir a Cristo se quisermos chegar ao Pai. A atitude do Papa demonstra firmeza em defesa do Evangelho e da doutrina cristã. Chega de divisões.

Andros Albert, universitárioCuritiba – PR

Show Federal

Inconseqüente a ação da Polícia e Receita Federal, no Centro de Londrina. Não sou a favor da pirataria, do contrabando ou do descaminho de mercadorias, mas também não concordo com uma atitude arbitrária e descabida como a realizada no camelódromo. A fiscalização e apreensão de produtos ilegais são necessárias? Evidente que sim. Melhor se tal ação for feita de uma forma ordeira e civilizada. Lamento pelos trabalhadores que foram injustiçados pela ação truculenta. Será que vai ser estendida por todo o comércio? Coibir e impedir o crime são ações corretas, se forem pautadas na ordem e lisura. Eis o sinônimo de credibilidade de órgãos comprometidos com a ordem e o bem-estar dos cidadãos.

Jonas Vieira da Costa, professorLondrina - PR

Humor

Chamar a Gautama de "gatuna" é elogio! Usaram até garota de programa para corromper. Isso é "gozação", diria o colunista José Simão. Nos anos 60, não me lembro bem se antes ou durante a Revolução, esteve aqui o presidente de um país europeu que disse que o Brasil não era um país sério. A gente fica pensando, o que será que os franceses e os ingleses estão pensando e falando do Brasil nesses tempos de tantos desvios de conduta. Podem estar dizendo que o Brasil é um país ridículo, o país da sacanagem, o reino da cara-de-pau... Nossa sociedade civil organizada deveria começar a fazer alguma coisa. Não devemos esperar pelos políticos, cuja maioria só quer o que beneficia a eles. As universidades, a OAB, a imprensa e o povo precisam reagir diante da roubalheira. Que país deixaremos para nossos filhos e netos? Nem todos têm ou terão recursos para sair pelo aeroporto.

Vítor da Silva PaesMaringá – PR

Na rua

Há algum tempo tenho mantido contato sem sucesso com a Prefeitura Municipal de Curitiba. Tenho em mãos os protocolos de número 633 e 634, pelos quais solicitei uma solução para a Rua Francisco May, no bairro Vista Alegre. O local não possui calçadas de ambos os lados e o movimento de automóveis só aumenta em razão da entrada no Parque Tingüi, próximo da Rua Professor Dario Garcia. O estreitamento de pista ocorre de maneira abrupta com desnível acentuado, sem visibilidade para motoristas e pedestres. É uma verdadeira armadilha. Como ficam as crianças na ida e na volta da escola?

Renato Peixoto ScpakCuritiba – PR

Estar

Viver na cidade e cumprir leis é o normal para todo cidadão consciente. No caso do Estar o correto é usar o cartão para estacionar até duas horas. A infração pode ser regularizada com o pagamento de R$ 7,50 ou multa. Mas acabaram com o cartão de duas horas e os motoristas são obrigados a usar dois cartões para mais de uma hora. Quem precisa de cartão paga 100% de acréscimo para os guardadores. Sugiro o aumento dos pontos de venda com a devida sinalização.

Pedro Augusto Schwab, empresárioCuritiba – PR

"Prefiro ver meu político fumando a vê-lo roubando."

Edna Batista, comerciáriaSão José dos Pinhais – PR

"O mercado deve ser restrito aos bons profissionais, coisa com que as faculdades não se preocupam, haja vista o reduzido número de aprovados no Exame de Ordem."

Sávio Ferreiva de Souza, advogadoCuritiba – PR

"... a obra em si (Cristo Redentor) não se compara a nenhum concorrente."

Pita Braga Côrtes, economista e pedagogo

* * * * *

Gazeta do PovoPraça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472

leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]