• Carregando...

Sobre o Papa defender o posicionamento político de bispos (Gazeta, 28/10), acredito que qualquer pessoa que segue a Bíblia, seja de qualquer religião, já tem uma opinião definida sobre diversos temas. A aparição na mídia de líderes de diversas religiões só reforça nosso pensamento sobre determinado assunto. Não defendemos nenhum candidato, mas quando algum deles confronta nossos princípios, somos obrigados a dar opiniões e orientar as pessoas sem informação. Por isso seguiria a orientação de líderes religiosos. É esse o trabalho deles.

Laedson Santos

Pronunciamento do Papa 2

É obvio que em um país católico como o Brasil a palavra do Papa influência na decisão do voto, principalmente quando se trata da preservação da vida, no caso a legalização, ou não, do aborto. Porém esse assunto não pode ser o principal tema do processo eleitoral, afinal isso é assunto para o Congresso Nacional, ou STF.

Francisco Somavilla

Pronunciamento do Papa 3

Eu não seguiria a orientação política de um padre ou bispo. Conheço as leis e os mandamentos de Deus. Não preciso que um padre, bispo ou pastor me influenciem. Tenho muito carinho pelos padres e bispos, pois sou católica com muito orgulho, mas é bom que eles falem, pois temos pessoas com pouca cultura que se deixam levar.

Sandra Porto

Debate

A TV Globo promoverá o último debate entre os candidatos José Serra e a Dilma Rousseff hoje. Desta vez o debate terá uma modificação que, sem dúvida, vai ao encontro da vontade e a opinião geral dos eleitores brasileiros. Foram sorteados 80 eleitores para fazerem as perguntas aos candidatos. Eles ficarão na arquibancada esperando o sorteio para fazer a pergunta. Se os eleitores não forem forjados, de acordo com a vontade dos candidatos, sem dúvida será uma ótima introdução no sistema de debate.

Benone Augusto de Paiva

Visita do presidente

O presidente Lula vem, sistematicamente, cometendo transgressões ao decoro. Se não foi ilegal, é no mínimo imoral ou amoral. Larga de suas funções como presidente, e vem a Curitiba sozinho para fazer comício para sua candidata. Ele não é presidente dos petistas. É, sim, presidente de todos os brasileiros. O custo da passagem e da estada somos nós quem pagamos.

Vílson Zonta, odontólogo

Paranaprevidência 1

A primeira medida para sanear a Paranaprevidência é a realização de uma ampla auditoria em todos os benefícios e aposentadorias, pois existem políticos e outras pessoas que ganham dezenas de milhares por mês indevidamente. Há casos de pessoas que moram em outros estados e que nunca contribuíram para a Previdência paranaense, mas assim mesmo embolsam todo mês o nosso dinheiro.

Silvano Andrade

Paranaprevidência 2

A solução para a Paranaprevidência deve ser contar com a participação dos servidores públicos no conselho diretor. Que a eleição seja paritária. Que haja transparência nas contas. Que as reuniões sejam abertas para que os representantes dos servidores possam participar e apresentar propostas.

Eloisa Helena de Souza

Lei da Transparência 1

Nosso papel efetivamente é fiscalizar o poder público. Quando as informações do portal da transparência estiverem disponíveis, acredito que a população em sua grande maioria não entenderá sobre contratos de grande porte. Mas sabe quanto custa no mercado o salário de um motorista, um assistente administrativo um servente etc. Essas pequenas despesas, que no montante geram grandes valores, o cidadão vai poder verificar.

Leonel dos Santos Noga

Lei da Transparência 2

Não há muitas esperanças de avanços na política paranaense. A perspectiva é obscura, pois se depois de tudo que a Gazeta denunciou, tudo que foi provado e comprovado, os envolvidos foram reconduzidos aos seus cargos nas eleições, nada aconteceu, nada foi devolvido aos cofres, o que se pode pensar?

Adalberto de Oliveira Novak

Cristovão Tezza

Sobre a coluna com o título "O ovo, a galinha e o ninho" (Gazeta, 26/10) a questão não é o apoio político deste ou daquele setor da sociedade. Vivemos em uma democracia. O que chama a atenção é que esta democracia vive um momento de oportunismos. O que importa é se o governo é populista. Honestidade e ética estão longe. O texto de Cristovão Tezza representa a opinião da sociedade pensante do país, que infelizmente parece ter se tornado uma minoria.

Lisiane Piotto

Engorda de praia

É triste ver novamente matérias sobre o litoral, cujo tema são obras prevista somente para o ano seguinte (Gazeta, 27/10).

Alejandro Lasarte

Tropa de Elite 2 (1)

O filme Tropa de Elite 2 cumpre tão bem seu papel plasticamente e faz uma leitura em diversos momentos tão próxima da realidade carioca (Gazeta, CadernoG, 28/10). O simples fato de uma ferramenta de mero entretenimento levar à reflexão já não é o bastante? Quem resolve o problema do povo é o povo e seu governo. O cinema é uma fração da cultura de uma nação. Que o Brasil rode muitas bravatas.

Everton Mossato

Tropa de Elite 2 (2)

Vim morar em Curitiba para fugir na violência real, cotidiana e muito próxima de todos os moradores do Rio de Janeiro. A melhor cena do filme, como diz Christian Schwartz, é aquela na qual as pessoas que estavam no restaurante batem palmas para o Coronel Nascimento. Eu também teria batido e não teria sido nenhum arremedo. Só quem morou no Rio de Janeiro consegue entender o real e profundo significado dessa cena.

Christiane Dumont

Copa em Curitiba 1

Concordo com uso do potencial construtivo (Gazeta, 26/10) como ferramenta para viabilizar o financiamento da obra para concluir a Arena da Baixada, do Atlético, com os créditos públicos de R$ 90 milhões, desde que o município tenha direitos permanentes e proporcionais na Arena.

Emília Suota

Copa em Curitiba 2

Não vejo ninguém esclarecendo a população curitibana sobre o fato de que trocar o término da obra da Arena por potencial construtivo significa que as construtoras vão poder construir espigões onde antes somente eram permitidos pequenos prédios. A prefeitura deve esclarecer melhor essa parte do negócio.

Márcia Helena Bader Maluf Heisler

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]