• Carregando...

Radares desligados 1

Creio que nada mudará com o desligamentos dos radares (Gazeta, 11/11). O motorista de Curitiba já se acostumou com a velocidade sempre muito baixa das suas vias. Curitiba possui uma estrutura viária que impossibilita ao motorista obter grandes velocidades dentro do perímetro urbano. Hoje podemos afirmar que os radares servem basicamente para gerar lucros para as empresas que prestam o serviço e, obviamente, para a prefeitura, que arrecada um valor considerável na sua indústria de multas.

Carlos Bley

Radares desligados 2

Com certeza o trânsito vai piorar com os radares desligados. O fato é que já com o radar há uma certa imprudência no trânsito, e os moto­­ris­­tas só baixam a velocidade na hora de passar pelo radar. Quando o condutor estiver passando próximo a um deles, automaticamente ele simples­­men­­te vai ignorar e continuar com a mesma velocidade ou até mesmo acelerar mais. Não esquecendo que o trânsito a cada ano fica mais difícil e os acidentes também vão aumentando, ainda há muito a se fazer pela cidade e, principalmente, educar os cidadãos a terem mais respeito.

Andrea Ruiz

Radares desligados 3

Finalmente, uma decisão coerente e justa. Temporariamente estaremos imunes à regra que a Urbs impõe ao povo curitibano. Que perdure essa decisão, para que o povo possa fazer jus a seus direitos. Precisamos de educação, informação e cobrança por meio de lei. Pena que, provavelmente, esta decisão não durará muito.

Fábio Albuquerque

PEC do calote

É um absurdo o calote que o governo quer dar nos cidadãos. Se você contraiu uma dúvida tem de pagar. Temos de pagar os impostos, mas não podemos utilizar o que o governo nos deve para abater o valor. Com isso caímos no descrédito.

Gustavo Ribas

Rua Riachuelo

Muito louvável a intenção da prefeitura municipal de Curitiba de revitalizar a Rua Riachuelo. Entretanto, antes de revitalizá-la, a prefeitura e nossos órgãos de segurança pública deveriam revitalizar a segurança naquela região, compreendendo a Rua Tobias de Macedo, Praça Santos Andrade, Rua Lourenço Pinto, Rua Amintas de Barros, Rua Tibagi e outras. Não se pode passar nessas ruas antes das 8 h da manhã ou depois das 19 h porque você pode ser a próxima vítima dos drogados em craque, uma vez que aquela região tornou-se uma verdeira cracolândia.

Miriam Ester Canello

Aposentados

Recebo hoje menos do que a metade, em salários mínimos, do que recebia nos primeiros anos de aposentado. Para onde está indo o valor que está sendo tungado de mim e de outros milhares que acreditaram nos governantes? Não falta muito para todos serem nivelados por baixo. Não me considero responsável pelo fato de muitas pessoas nunca terem contribuído. É fácil para os políticos estenderem benefícios para quem nunca contribuiu. São medidas demagógicas e eleitoreiras. Melhor seria criar oportunidades de trabalho. Melhorar o nível cultural das pessoas. É certo que isso irá acabar com os currais eleitorais e defenestrar a maioria dos políticos.

Eloy Oto Schneider

Senado

O fato é que nossos governantes nada mais são do que funcionários do povo, submissos a este, portanto. Mas o que acontece quando o chefe não manda, não impõe o seu respeito? Claro que o funcionário deita e rola, faz o que quer! Estipular o próprio salário inclusive! Mesmo que a "empresa" vá para o buraco. Irônico? Não. É uma pouca vergonha. Realidade no Brasil, que chora por uma drástica e urgente mudança em seu sistema representativo e representantes.

Wagner Domakoski

Torre da RPC

A RPC sempre foi pioneira no estado, principalmente no que diz respeito à comunicação. A preparação para a comemoração desse meio século de história, com ações como a iluminação da torre da emissora, incentivam o espírito coletivo e fraternal, tão presente nessa época natalina que se aproxima. Tomara que toda a cidade siga o exemplo, decore e ilumine a cidade, que acolhe gente de todos os cantos do mundo.

Guilherme Sell, Jornalista

Litoral sem buracos 1

O tráfego intenso de caminhões em Paranaguá é apenas um dos fatores que explicam as ruas esburacadas. Isso só acontece porque não dispomos de um distrito industrial que concentre as empresas que recebem ou despacham cargas do porto (Gazeta, 12/11). A concessão de alvarás para funcionamento de armazéns em locais dispersos da cidade obriga os caminhoneiros a percorrer vários trechos, muitos dos quais sem condições adequadas para o tráfego de caminhões pesados.

Eder Camargo, presidente da Cooperativa Mista e de Transporte de Fertilizantes, Sal Corrosivos e Derivados do Litoral*

Litoral sem buracos 2

Todo ano vemos as mesmas desculpas e as mesmas coisas acontecendo em nosso litoral. Até agora não foi feito nada de efetivo quanto à infraestrutura dos balneários paranaenses, e isso não é um fato recente, pelo contrário, vemos anos e anos de abandono e descaso. Tenho parentes que moram em Matinhos, e durante o ano não vimos obras de melhoria como anunciadas. O que se vê é uma falta de respeito com os moradores locais, pois, além das ruas esburacadas, vemos muito lixo e muito mato, falta de médicos nos postos, falta de remédios na farmácias básicas etc. Afinal, os prefeitos que foram eleitos não deveriam já estar com as melhorias em desenvolvimento? Se compararmos nossos municípios litorâneos aos de Santa Catarina, é possível notar uma diferença muito grande de capacidade e atitude.

Sergio Golombe

13º salário

Não vou fazer nada com meu 13.º salário porque estou desempregado, como muitos de brasileiros. Mas, nas conversas com amigos e familiares, a grande maioria diz que irá pagar contas, pois, conforme todos, o poder aquisitivo do povo brasileiro caiu e muito.

Dilson Dusi

Parabéns

Grande conteúdo sobre o apagão desta semana, grande inteligência na edição quanto à ideia do caderno especial. Sobretudo a coragem de informar com isenção e espírito público, realmente comprometido com o leitor, que permite a independência editorial da Gazeta. Aproveito para parabenizar os articulistas locais que vêm dando um banho. E por falar em banho, viva o Paixão e o Benett, de primeira linha na imprensa nacional, muitos dias melhor que os melhores de Rio e São Paulo. E parabéns por ter dado destaque ao falecimento do nosso Ernani do Vale, o maître do Madalosso, durane 40 anos, pela matéria e pela chamada com foto na primeira página. É desta forma de se fazer jornalismo que o paranaense irá crescer, se desenvolver e fazer deste estado um orgulho para cada cidadão.

Sergio Silbel Soares Reis

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 •

Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]