• Carregando...

As limitações à propaganda eleitoral reduzem a competitividade para os novos postulantes a cargos eletivos (Gazeta, 24/3). O sistema privilegia a reeleição, especialmente no Legislativo. Outro ponto diz respeito ao fato de que não é aceitável que um partido que não tenha diretório municipal organizado possa ter candidatos a prefeito ou vereador. Se não tem diretório estadual, como pode ter candidato a governador e a deputados? Esse sistema privilegia o caciquismo e obstrui a participação do cidadão no processo eleitoral.

Luiz Carlos Florintino

Reforma política 2

O assunto do financiamento privado de campanha é uma cortina de fumaça: os políticos tentam nos convencer que a corrupção parte do setor privado e não deles próprios. O financiamento público vai transferir mais um peso para os nossos bolsos. Vamos pagar impostos para financiar campanhas políticas.

Daniel Venturi

Reforma política 3

A proposta de unificação das eleições deverá levar em conta a dificuldade do eleitor em escolher candidatos para sete cargos e a quantidade de postulantes fazendo campanha na televisão e no rádio. Se a ideia é economizar, por que não incluir neste debate a redução do número de parlamentares e do valor do fundo partidário?

José Wilson Fernandes de Sousa

Partidos políticos

É absurda a quantidade de partidos que existe neste país, muitos dos quais simplesmente são legendas de aluguel. Nenhum apresenta uma ideologia concreta; basicamente são todos de centro. Muitos são meros instrumentos de assistencialismo e clientelismos político para uso pessoal.

Márcio Anacleto

Reforma do Judiciário

A corrupção é uma prática antiga. Mas o modernismo aperfeiçoou as técnicas de burlar a lei. No Brasil, o corrupto é até localizado. Mas muitas vezes o que não acontece é a punição. A lei é lenta e os desvios na lei permitem que o culpado passe por falso inocente. Não é só de leis severas que precisamos. É da Reforma no Judiciário, para que a justiça aconteça. O crime não deve ser aceito pelos que não cometem o crime. A ética e a moral devem ser a consciência de um povo.

Paulo Roberto Girão Lessa, Fortaleza - CE

Ditadura militar 1

Parabéns pelo artigo “Ditadura militar para combater a corrupção? Recordar é preciso!” (G azeta, 23/3). A corrupção só pode ser combatida com controle social, fiscalização e democracia. E tudo isso é incompatível com a ditadura militar.

Bernardo Pilotto

Ditadura militar 2

Muitas pessoas falam da ditadura militar com conhecimento de causa como se estivessem lá. Esses cidadãos não eram nem nascidos naquela época, mas escrevem como se tivesse pelo menos visto o que aconteceu. Como toda ditadura, a dos militares não passaria incólume no tocante à corrupção; mesmo porque existiam os políticos. Se for para comparar, na ditadura da militância os desvios são bem maiores.

Alfredo Conceição

Ditadura militar 3

Impressionante o número de pessoas que afirmam que o fato de não ter vivido a ditadura impede qualquer um de expor situações concretas sobre assunto. Isso é possível por meio do estudo, como fazemos em relação a qualquer coisa que queremos conhecer. E não nos sentimos menos capazes de falar sobre aquilo porque não vivenciamos o momento de ocorrência.

Luccas Cechetto

Ditadura militar 4

E impressionante, triste e assustador o número altíssimo de pessoas que defendem a ditadura militar. Realmente a sociedade brasileira ainda está engatinhando.

Rosana da Rocha L. P. Barbosa

Sistema penitenciário

Tirar a liberdade é o pior castigo que alguém pode ter. Os presídios de países preocupados com a dignidade das pessoas não oferecem luxo - nem deveriam -, mas têm o mínimo necessário para sobreviver dignamente: alimentação, condições de higiene adequadas e uma cama. Mas o principal não se tem: a liberdade. Essa é a punição.

Lourdes S. Arriola

Economia

No embalo de uma economia desestruturada, o boletim Focus indica que o PIB de 2015 será negativo em 0,83%. O mercado também prevê uma inflação de 8,12%, embora parte dos economistas acredita que o índice inflacionário alcance 8,33%. neste ano A boa notícia veio da Standard & Poor´s, que manteve o grau de investimento do Brasil. A agência acredita que o ajuste fiscal do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, por enquanto, é merecedor de crédito. Um alivio em meio a um turbilhão de más notícias.

Paulo Panossian, São Carlos - SP

Computação

Eu apoio totalmente o ensino de programação em escolas. (G azeta, 23/3) Além de estimular o raciocínio lógico dos jovens – e isso reflete inclusive no melhor aprendizado em matemática, física e afins –, abre-se uma grande porta num mercado de trabalho. E ele precisa de mais pessoas e inovação.

Thiago Henrique Stefane

Food trucks

O comércio de rua é a forma mais remota de mercantilizar produtos (G azeta, 24/3). A sociedade moderna não consegue compreender a coisa mais natural do mundo e cria normas para sua existência. Precisamos reduzir a interferência do Estado.

José Parra
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]