• Carregando...

Precisamos de uma reforma política urgente. Os partidos têm de ser o início da política, assumindo inclusive maiores responsabilidade sobre os eleitos pela sigla partidária. Se nada mudar, desiludidos, continuaremos procurando um falso líder. Que, sem um respaldo na Câmara, Assembléia ou Congresso, continuará a prometer o que não pode cumprir. Sem isto nunca acabarão os mensalões.

José Carlos S. CostaCuritiba, PR

Modelo

Exemplos e conselhos bons, eu acredito, nunca é demais segui-los. Se não mudar o pensamento de alguns políticos, quero fazê-los pôr a mão na consciência e rever os seus atos. Vou transcrever um pensamento de Johann Jakob von Moser, jurista de Vurtemberga, que diz: "Nos meus cargos e escritos nunca fui um apaniguado, nem tomei como divisa da minha vida o princípio de quem me dá o pão tem sempre razão. Pelo contrário, para mim o justo é sempre justo e o injusto, injusto, mesmo que isso afete o meu soberano, os meus superiores, ou seja quem for."

Mauro WolffLapa, PR

Plano de governoUm candidato, para apresentar seu plano de governo, primeiro olha em volta para ver o que o outro "oferece", então encontra uma brecha e diz?: "Eu farei isso ou aquilo". Em última análise, é uma total redundância quanto às prioridades. E o resto? Que é necessário e que seja aprovado um plano de governo, o que "eles" não fazem. O plano de governo teria o seu cumprimento obrigatório, o que em termos despersonalizaria o governo e acabaria com o endeuzamento dos governantes, que, reduzidos à condição de gerentes, deixariam de ostentar a coroa de rei. Os candidatos são os mesmos e o "sistema" não muda. Votarei num "não-candidato".Ana Cristina de Arruda Neves, vendedoraCuritiba, PR Planos de saúde

Como a "dona Beatriz" da reportagem sobre planos de saúde publicada dia 29/8, minha mãe teve problemas de varizes e foi necessário a cirurgia. Para nossa surpresa, o plano de saúde que ela tem há 14 anos se recusou a cobrir as despesas, alegando se tratar de caso crônico. Por receio de ter o quadro de saúde agravado, optamos por pagar a cirurgia, a qual correu bem e ela não necessitou retornar a nenhum tipo de tratamento após três meses da cirurgia. Portanto, o caso não é crônico. Como o consumidor deve agir nesses casos? Solicitei ajuda de alguns órgãos públicos e não obtive solução para o meu problema?

Idene M. MolettaCuritiba, PR

24 Horas

Depois de anos paralisadas, as obras da Unidade de Saúde 24 Horas, agora depois de "inaugurada" a comunidade sofre com o péssimo atendimento, falta médicos especialistas, principalmente pediatras e cardiologistas; não há enfermeiras qualificadas; o sistema de ventilação é precário, o tempo de espera pode levar até 3 horas, e o pior de tudo é que o secretário municipal de saúde afirma categoricamente que 3 horas é o tempo máximo, que nenhum paciente passa de 3 horas na fila para ter atendimento, como se 3 horas fossem 20, 30 minutos. Quanta enganação!, por que esses pseudo-administradores não esperam três angustiantes horas com dor, fragilizados, adoentados, passando mal para serem atendidos? Basta de propaganda enganosa! O povo exige atendimento digno no sistema de saúde de Curitiba, e o poder municipal, por meio dos gestores, tem obrigação de atendê-los!!"

Vagner Rodrigo da CruzCuritiba, PR

Som elevado

Os comerciantes da Rua da Cidadania, principalmente os de frente para a Praça Rui Barbosa, ficam chateados com o que a Urbs determina. Não podemos escrever nos toldos – que estão simplesmentes deploráveis –, não podemos colocar som nas portas das lojas; enfim, estamos cansados de não pode isso, não pode aquilo. Só que em 25/8, uma sexta-feira, autorizaram um som infernal, atrapalhando as lojas de frente para a praça, perturbando bastante. Até quando isso?

N. Machado, comercianteCuritiba, PR

Prefeitura responde

Com relação às cartas contendo comentários sobre os serviços municipais, a Prefeitura de Curitiba informa os leitores:

Fernando Lopes, que a Diretran reforçou a fiscalização nas proximidades da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná, na Rua Dr. Alcides Vieira Arcoverde, para disciplinar o trânsito e coibir os abusos praticados por motoristas, nos horários de entrada e saída dos alunos;

Paulo Bittencourt, que os técnicos da Urbs verificaram as condições de visibilidade dos motoristas que trafegam pela Rua Saldanha Marinho e desejam atravessar a Ermelino de Leão. Para melhorar a segurança na travessia, a Urbs vai eliminar as vagas de estacionamento do cruzamento que, quando ocupadas, dificultam a visão dos motoristas;

Antônio Rodrigues Silva, que a vaga para estacionamento destinada a pessoas portadoras de deficiência, na Rua da Paz, está sinalizada com placa. Nos próximos dias, a Urbs vai complementar a sinalização com pintura no pavimento e rebaixar a guia para facilitar o embarque e o desembarque dos cadeirantes.

Secretaria Municipal da Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba

******

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]