• Carregando...

Mídias sociais

Diários Secretos

"Jornalismo se faz assim. O reconhecimento só coroa a importância de mostrar à sociedade o que acontece, principalmente na política."

Douglas Bonin Souza, via Facebook, sobre a série "Diários Secretos" ser incluída entre as dez reportagens mais impactantes do mundo.

Petrobras

"É a esse tipo de operação que devemos dar todo o apoio e não ficar indo pra rua por R$ 0,20."

Marcos Santana, via Facebook, sobre as prisões feitas durante a sétima etapa da Operação Lava Jato.

Auxílio-moradia

"Se o MP comete esse assalto, um verdadeiro crime contra o povo, qual órgão irá nos defender?"

Giselle Golambiuk, via Facebook, sobre o auxílio-moradia para membros do Ministério Público.

Participe

Contribua você também com sua opinião para Gazeta do Povo.

• www.facebook.com/gazetadopovo

• twitter.com/gazetadopovo

• google.com/+gazetadopovo

Andamos nas ruas com medo de ser assaltados e perder nossos bens que lutamos para obter. Durante a Copa, encontrávamos vários policiais nas ruas e agora não vemos mais nenhum. Passamos a ideia para os estrangeiros de que Curitiba apresenta uma ótima segurança pública, mas não é o que vemos hoje. Curitiba estava apenas "mascarada" durante a Copa. Espero que nos próximos meses o governo estadual possa melhorar a nossa segurança pública para que a população possa andar nas ruas com mais tranquilidade.

João Pedro Cordeiro

Roubos 2

O governo quer demonstrar que está tudo sob controle em relação ao aumento do número de roubos, mas todos sabemos que isso não é verdade. O roubo é algo muito sério, normalmente ligado ao tráfico de drogas ou, ainda, à miséria. Precisamos da segurança que o governo promete. Pagamos impostos para a obtermos, mas o poder público não está cuidando da nossa segurança. 83 roubos por dia é demais.

Jullie de Brito Nakamura, estudante

Diários Secretos

A série Diários Secretos foi a melhor reportagem investigativa do Brasil. Quiçá outros jornais de circulação nacional fizessem o mesmo. Aqui no Paraná, além de mandar uma quadrilha para a cadeia, rendeu mais de R$ 600 milhões de economia ao cofre do estado. E nosso governador, que não sabia de nada, nem sequer agradeceu à equipe de jornalismo. Pena que ainda tem gente graúda solta.

Hermes Carlos Bollmann

Petrobras

A Polícia Federal prendeu o ex-diretor de Serviços da Petrobras, Renato Duque, indicado por José Dirceu. Também houve prisões de várias pessoas de várias empreiteiras associadas à operação Lava Jato. O cerco está se fechando para garantir que a estatal seja devidamente investigada e os culpados pelo vultoso desvio de verbas públicas sejam punidos.

Myrian Macedo, São Paulo – SP

Riqueza

Muito bom o artigo "O respeito ao produtor de riqueza é o começo da solução da pobreza" (Gazeta, 14/11). A pergunta que fica é: quando algum governo terá coragem e competência suficiente para mudar isso? Pois o atual teve 12 anos e só fez agravar mais a situação. E o pior, criou a ideia de patrões contra empregados, ricos contra pobres e transformou o Brasil na terra de coitados.

Edison Shimamura

Médicos cubanos 1

Como assinante da Gazeta do Povo, filho de médico e pai de médico, fiquei orgulhoso ao ler o editorial "Salário integral para os médicos cubanos" (Gazeta, 13/11). É revoltante que esses profissionais estejam sendo remunerados de forma tão inferior ao padrão de outros profissionais estrangeiros contratados no programa Mais Médicos. Não há justificativa plausível para isso; é injusto e discriminatório.

Marco Aurélio Silveira

Médicos cubanos 2

O programa de revalidação de diplomas é do Ministério da Educação, que abriu mão da exigência, e a atribuição constitucional de fiscalização da prática médica é do Conselho Federal de Medicina, que foi alijado do processo. Quem, portanto, pode-nos garantir que todos os arregimentados sejam ao menos médicos? Lembremos do editorial "Triste estímulo à desonestidade" (Gazeta, 12/11) e teremos um quadro claro de como funciona a coisa pública no Brasil. Ricardo Ranieri Seixas

Ônibus elétricos

É vergonhoso para o Brasil e principalmente para o Paraná ficar testando um ônibus elétrico feito na China. Não é Curitiba que contava aos quatro ventos que era a capital inovadora pioneira em modernidade? Onde estão os nossos cientistas, os nossos engenheiros? Vamos agora depender de tecnologia chinesa, para melhorar e modernizar o nosso transporte público? Já não chega a muamba da China e mais essa agora? Precisamos avisar os nossos políticos que devemos gerar emprego aqui e não na China.

Valter Ramos

Proclamação da República

Para muitos brasileiros, a data de 15 de novembro é só mais um feriado qualquer, oportuno para ir à praia, viajar ou jogar futebol com amigos. Lamenta-se que neste ano tenha caído num sábado e não na sexta-feira, para que se pudesse enforcar a mesma e emendar com o fim de semana em merecido ócio e lazer. Ao contrário de muitos países nos quais a Proclamação da República é data muito importante a ser comemorada, no Brasil a população ainda não lhe confere a devida deferência.

Sandro Ferreira, Ponta Grossa – PR

Amor ao próximo

Comecemos agora a redigir um novo fim. Pratiquemos inquestionavelmente a arte de amar o nosso semelhante. Exilemos a egolatria do seio da nossa sociedade. Se cultivarmos o amor ao próximo, estruturemos uma nova história. Precisamos ver o mundo lá fora, parando de enxergar apenas o próprio umbigo.

Dhiogo José Caetano, professor

Criacionismo 1

Sobre a proposta de ensinar o criacionismo nas escolas públicas, creio que o ensino público não deve ser limitado sobre um tema tão fundamental para a formação cidadã, até porque o criacionismo e o evolucionismo são compatíveis. Por que não mostrar as duas teorias no devido tempo?

Murilo Zortéa

Criacionismo 2

Mesmo o Estado sendo laico, a maior parte dos nossos alunos vem de famílias cristãs, então não vejo nada contra a discussão em sala de aula do criacionismo, levando em consideração também a teoria do evolucionismo. Parabenizo o deputado autor da proposta, mesmo que ela não seja aprovada.

Joseli Martins

Água

A falta de água é uma realidade no planeta Terra. O que fazer? Primeiramente, conscientizar os habitantes da Terra sobre o problema. Depois é fazer campanha para economizar água e premiar quem gasta menos. As políticas devem promover o estudo do aproveitamento moderado desse líquido que já está se tornando raro.

Paulo Roberto Girão Lessa, Fortaleza – CE

Bebida

Corretíssima a ação do Conselho Tutelar ao encaminhar a criança que foi fotografada bebendo cerveja para um abrigo (Gazeta, 12/11). Os pais deverão perder o poder familiar e a criança deve ser encaminhada para adoção. Colocar uma garrafa de cerveja para ser ingerida por uma criança de 2 anos é grave. Que espécie de família é essa?

Alexandre Devicchi

Aborto

Não consigo entender como a única interessada em decidir não tem a opinião validada. Cabe somente à mulher avaliar em que circunstâncias físicas, psicológicas e emocionais aconteceu a gravidez e o que quer ou não fazer sobre isso. Somente ela pode decidir. Aqueles que defendem a não legalização não vão cuidar da criança, criar, educar, dar estudo. É ela que terá de enfrentar isso sozinha.

Silvia Costa

Nudismo

Quem esteja a imaginar joguinho de bola num campinho qualquer, as famosas "peladas", engana-se. Estamos falando de nudez. Algumas mulheres da região sulina decidiram correr pelas ruas nuinhas da silva. Algumas, interrogadas por repórteres, parecem não cultivar objetivo, nem protestavam contra coisa alguma. Que desejam essas moçoilas? Que mensagem se deduz, possam transmitir? Creio que as meninas assim "vestidas" no mínimo estão a celebrar, a seus modos, a palavra da moda: transparência. Alguém poderia nos fornecer exemplo maior de transparência que o desfile das moças livres, soltas e nuas pelas ruas de Porto Alegre?

Benedicto Bueno

José Eduardo Cardozo

Já que o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo quer investigar alguns delegados da Operação Lava Jato por terem demonstrado apreço à candidatura de Aécio nas redes sociais, como se não pudessem expressar suas preferências partidárias em suas páginas pessoais, é de se perguntar, então, como ele está a pleitear um cargo no STF, uma vez que, além de ser ministro de um governo petista, é filiado ao PT e fez parte do pressuroso trio protetor de Dilma ao longo de toda a campanha de 2010.

Eliana França Leme, São Paulo – SP

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]