• Carregando...

Números

1.009 e-mails foram recebidos pela Gazeta do Povo entre os dias 1º e 7 de março.

Temas mais comentados• Táxi: 67• Subsídio/transporte coletivo: 37•Ciclistas: 28• Hugo Chávez: 28

"A culpa pela ‘máfia’ dos táxis em Curitiba é da própria prefeitura. Ao facilitar a obtenção de licenças, esse problema desapareceria e ainda diminuiria a pressão sobre o preço da tarifa."

Maurício Davi Werner

"Acredito que, se o prefeito fosse do mesmo partido do governador ou seu aliado, o subsídio seria mantido sem maiores problemas."

Moacir de Castro Faria

"Precisamos de direitos iguais de tráfego tanto para ciclistas quanto para veículos motorizados, em todas as vias e situações."

Nelson R. Bilobran

"Claro que os ‘chesistas’ sonhadores com um esquema comunista nunca vão admitir, mas agora a Venezuela tem uma chance real de voltar a ser um país e não mais o quintal de um tiranete."

Roberto Pesserl

A pretensão demagógica e vingativa do Rio de Janeiro em acabar com os royalties de energia prejudicaria diretamente o Paraná. Ocorre que os royalties da energia elétrica (Gazeta, 8/3) existem como compensação da inundação de enormes áreas produtivas do estado e não, como no caso do Rio de Janeiro, por terem feito um "furinho" no mar...

Gilberto Felipe Daher, engenheiro

Royalties 2

Por que o Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo não querem uma divisão igualitária na distribuição do petróleo retirado do mar? Se fosse investimento dos estados e não do governo federal, eles poderiam reclamar de algo, mas na atual situação não têm direito maior que o de outros estados.

Marcio Dicesar Benassi, Sertanopolis – PR

Água Boa

A reportagem sobre o Programa Cultivando Água Boa (Gazeta, 6/3) foi um dos espaços mais brilhantes já conquistados para a replicabilidade de nossas ações. Tivemos a possibilidade de chegar até os leitores da Gazeta do Povo e mostrar que aqui, no extremo Oeste do Paraná, existem pessoas que estão mudando sua rotina por meio de práticas simples, e o resultado está sendo transformador e mobilizador. São experiências brilhantes que provam que é possível, sim, obter qualidade de vida por meio de práticas sustentáveis.

Nelton Miguel Friedrich, diretor de coordenação da Itaipu Binacional

Comissão de Direitos Humanos

Os deputados representam a nação e é necessário, pois, aprender a conviver e defender a diversidade. Se, de um lado, escolher um parlamentar que se declarou contra minorias para presidir a Comissão de Direitos Humanos (Gazeta, 8/3) é preocupante, também é preocupante termos quem ataque os chamados "conservadores" ou religiosos. Na democracia – de todos – se faz necessário aprender a dar tempo e oportunidade também a todos.

Ivan S. Ruppell Jr.

Subsídio 1

O subsídio não é solução, e sim uma solução paliativa que acaba criando vínculos de interesses partidários e mascara a situação. A solução é simples, muito fácil de ser aplicada: transparência dos custos em planilhas técnicas. Essa é uma solução técnica sem resíduos políticos que sempre levam a acordos obscuros.

Ronald Pedro Catarino

Subsídio 2

Quando Beto Richa foi prefeito, congelou as tarifas do transporte público; como governador, subsidiou regiamente as tarifas do companheiro Ducci, que estava no governo municipal. Mas, agora que Gustavo Fruet está na prefeitura, não há mais subsídio e ele ainda acusa Fruet de estar "choramingando". É pura vingança que receberá a devida resposta da população.

Johan Scheffer, professor, Castro – PR

Violência

Furtaram o estepe do meu carro no bairro Portão e, após pesquisar na internet, soube que esse tipo de furto é muito comum. O que espanta é saber que a polícia sabe em quais bairros há o maior número de furtos e que provavelmente deve ter indícios de quem está fazendo a receptação, mas não orienta a população e muito menos consegue recuperar os bens furtados.

Angela Balcevicz

Hugo Chávez

A forma como a Gazeta do Povo tratou a morte de Chávez, destacando que o câncer "venceu" o presidente venezuelano, forneceu uma dramaticidade exagerada para a morte por câncer. Não foi uma forma adequada, principalmente pelo aspecto negativo para quem tem essa doença. Basta dizer que a pessoa morreu, no título, e depois contar que ela morreu dessa ou daquela doença. É preciso desmistificar o câncer.

João Augusto Moliani, professor

Táxis

Em seu editorial sobre o sistema de concessão de táxi em Curitiba (Gazeta, 8/3), a Gazeta do Povo aborda de maneira lúcida a polêmica e interminável novela sobre os permissionários do serviço de táxi em nossa capital. Os "comerciantes" dificultam o acesso dos verdadeiros motoristas às licenças. Está na hora de a Urbs agir seriamente, dotando Curitiba de um número compatível de novos táxis e acabando de vez com o comércio clandestino de permissões.

Altevir Rocha de Andrade

Metrô

Excelente o texto de Dante Mendonça aproximando o "jeitinho italiano" com a questão do metrô curitibano (Gazeta, 8/3). A lentidão aqui se faz em função do lobby, dos interesses escusos que vão contra o interesse público. Ainda vamos engatinhar muito por aqui. O caos vai persistir com ou sem metrô.

Mauro Majczak

BR-376

A duplicação total da BR-376 vai demorar sete anos (Gazeta, 8/3). Essa é a piada do momento. A duplicação já deveria sido feita há muito tempo e, agora, o governador Beto Richa faz o maior estardalhaço para dizer que ela irá começar. E, mesmo assim, duvido de que a obra ficará pronta em sete anos.

Edson S. Andrade

Ciclistas

Entendo que para haver harmonia no trânsito todos devem obedecer a regras, inclusive os ciclistas. Andar na contramão e em qualquer lugar, não respeitar as leis, avançar sobre pedestres são atitudes incompatíveis com a segurança. Em geral, os ciclistas reclamam dos demais, mas infelizmente também não colaboram para um trânsito mais civilizado. Zelar pelo bem de todos é uma atitude de cada um de nós, não somente dos "outros".

José Jesus de Souza

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]