• Carregando...

Que algum político ouse falar em crise no ano que vem, após a aprovação do aumento de seus salários (Gazeta, 18/12). Dinheiro nunca faltou no Brasil. Sempre foi e continuará sendo canalizado para atender os interesses de uma minoria. Um viva para os representantes da nossa classe política e do Judiciário. Eles consomem boa parte dos recursos financeiros produzidos por cidadãos como eu e você, sem dar retorno efetivo para a sociedade brasileira. Angelo Guimarães Simão

Salários 2

Parece proposital. Ao mesmo tempo em que massacram os servidores e pensionistas, que criam aumento em impostos e taxas, os políticos paranaenses e os magistrados serão premiados com aumentos significativos nos salários. É, efetivamente, uma classe especial, que legisla em causa própria, independentemente de como se encontra a situação das finanças do estado.

Luiz Eduardo Hunzicker

Salários 3

E o salário mínimo continua uma vergonha. Quem o ganha tem de trabalhar anos para receber o que os políticos ganham em um mês. Dizem que estão "trabalhando" em prol da sociedade.

Aline Lange

Ministério

Quem sabe se a excelentíssima "presidenta" deixasse de procurar postulantes aos ministérios dentre os quadros dos partidos, certamente facilitaria sua vida. A vida inteligente não se restringe aos partidos. Muito pelo contrário.

Alex Back

Ficha Limpa

Depois da liberação de condenados do mensalão para cumprimento das penas em casa; da anulação do processo do caso Celso Daniel; depois de tantos absurdos cometidos pelo Judiciário brasileiro, Maluf é ficha-limpa e vai tomar posse como deputado federal. Vou pegar o meu boné e ir embora.

Ronaldo Gomes Ferraz, Rio de Janeiro - RJ

Evangélico

O grande mal dos hospitais beneficentes, como o Evangélico (Gazeta, 18/12) e as santas casas, é o mesmo dos clubes de futebol. No caso de má gestão, o administrador-mor não é o responsável pelo patrimônio . Deixa as dívidas para o próximo e assim sucessivamente. O cargo em muitos casos é usado politicamente com nomeação de amigos ou outros interesses. Luiz Fanchin Junior

Iluminação

Está na coluna Cidadão Atento (Gazeta, 18/12) que, entre outras ruas, a Carlos de Carvalho terá a iluminação trocada. Mas por lâmpadas a vapor metálico? Com a crise energética que estamos passando, é preciso lembrar das lâmpadas LED. Essas resolvem muito bem o problema. Basta ir à Avenida das Torres para conferir o resultado. Cesare Tommasell

Belvedere

Ao passar pelo mirante do Belvedere (Gazeta, 17/12), ficava indignada ao vê-lo abandonado e pichado. Uma verdadeira joia arquitetônica, datada de 1915, em estilo art nouveau. Como as autoridades do estado não tomavam providências? Um imóvel lindíssimo e delicado. Finalmente, o governo resolveu designá-lo à Academia Paranaense de Letras. O local exato. As reformas deveriam incluir um trabalho de paisagismo externo. Eulga Prado Berger

Cuba

Barack Obama e Raúl Castro anunciaram a aproximação diplomática entre Estados Unidos e Cuba (Gazeta, 18/12), pondo um fim aos 53 anos de embargo comercial americano contra seu vizinho comunista. Embora os dois países tenham profundas diferenças – em questões de soberania e direitos humanos –, é um avanço e tanto para encontrar soluções para esses problemas. Parabéns ao papa Francisco e ao Canadá, que tiveram um papel preponderante nessa aproximação histórica. Obama agora deverá suportar o fogo cruzado dos republicanos em seu país. Edgard Gobbi, Campinas – SP

CPI da Petrobras

É a mesma coisa que deixar o galinheiro para que a raposa proteja. Jamais vão prejudicar os companheiros e companheiras e também a direção da nossa "Afundabras", a petrolífera que vai fazer companhia ao pré-sal no fundo do mar.

Emerson Pugsley

Aposentadoria

Só existe aposentadoria para quem trabalha como funcionário ou recolhe individualmente para o INSS. Deputado é um cargo eletivo e temporário, e não uma profissão.

Marcelo Martins

Feriado

Quando um projeto atende aos interesses dos financiadores das milionárias campanhas políticas, é aprovado com eficiência. Mas, quando o interesse é dos trabalhadores – que pagamos altos salários e mordomias dos políticos –, leva anos e muitas vezes é reprovado. Tá na hora de zerar esse país.

Olímpio Da Conceição Filho

Reeleição

Eu sou contra a reeleição para todos os cargos políticos. Defendo a alternância de poder. Se o indivíduo cumpriu o mandato de quatro anos, como vereador, deputado etc., deveria abrir espaço para caras novas e com ideias diferentes.

Ron Carlos de Oliveira

Cães abandonados

Tem-se de atacar a origem do problema. É preciso castrar os cães que estão nas ruas, com dono ou sem dono, e acabar com o comércio de animais por pelo menos dez anos – para dar uma trégua a todo esse problema. Os vira-latas [cachorros sem raça definida] provêm também de cruzas entre cães de raças diferentes, não nos esqueçamos. São muito bonitinhos e fofinhos quando filhotes, mas são seres vivos que comem, bebem e ficam doentes. Aí as pessoas lembram-se de que existe a rua. Vamos apoiar a castração e a guarda responsável, que são as únicas maneiras de amenizar a atual situação.

Wilza Graneto

Guerra do Paraguai

Excelente o material para uma discussão sobre essa guerra, que, ainda nos dias de hoje, tem repercussão internamente em terras paraguaias. Parabéns pela série.

Vladimir de França, sociólogo

Paraná Para Você 1

Somos uma miscigenação. Seria injusto nomear somente um povo para nos representar. Cito ucranianos, poloneses, italianos, espanhóis, italianos, japoneses, sírios, libaneses, portugueses... Cada um tem a cara do nosso estado.

Melissa Oliveira

Paraná Para Você 2

Uma dívida que a sociedade paranaense tem é para com as suas figuras históricas, tão pouco conhecidas e divulgadas. Ildefonso Pereira Correia, Barão do Cerro Azul, entre outros.

Acir Mello Junior

Sorteios

Não acredito em Papai Noel e nunca ganhei nada em promoção de shopping no fim do ano (Gazeta, 17/12). Desde 1990, porém, participo de promoções em rádios FMs, concursos culturais da internet e ganhei diversos prêmios ao longo desses 24 anos. A melhor, no Facebook, garantiu passagem de avião, hospedagem em Foz do Iguaçu e passeios incluídos, com direito a acompanhante. Também ganhei fogão a lenha, antena parabólica, ingressos para cinema etc. Graças a Deus, considero-me sortudo.

Waldomiro Tarcisio Padilha de Oliveira

Agradecimento

A Gazeta do Povo agradece os votos de feliz Natal e próspero ano novo do Sistema Fiep, Instituto Millenium, Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba, Casillo Advogados, Conecte Comunicação, InformaMídia, Grupo Promova, SoftSul, Movimento Reage Brasil, Humberto Schuwartz Soares, Lino Tavares, Myrian Macedo, Adilson Luiz Gonçalves e Danilo Guedes Romeu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]