• Carregando...

A notícia do falecimento do Irmão Albano (1.º/3) comove todos nós, seus alunos. Personalidade singular, humanista a serviço de sua congregação, ele se transformou em um burocrata atento, meticuloso, personificando a secretaria da recém-fundada Universidade Católica do Paraná. Estivemos juntos nessa época heróica, mas prefiro lembrá-lo como professor de História Geral no Colégio Santa Maria, falando sobre a unificação da Alemanha ou a hegemonia da Prússia de Bismarck, que ele não escondia serem seus temas preferidos, assim como mal disfarçava a simpatia pelo Corinthians. Tinha memória prodigiosa. Em 2003, no cinqüentenário de formatura de nossa turma no então "científico", estivemos juntos, em São José dos Pinhais. Na velha fotografia, ele identificava um a um seus os alunos, pelo nome completo: Fernando Reitmeyer, Sérgio Augusto Fleischfresser, Sérgio Müller, João Régis Teixeira ("falecido tão cedo..."), José Carlos Albuquerque do Amaral, José Eduardo Todeschini, Assad Amadeu Yassim ("o poeta, tão moço despediu-se de nós"), Odin Ferreira do Amaral Filho, Luiz Gil de Leão Filho, Coriolano Caldas Silveira da Mota, Constantino Comninos, José Maria Pinheiro Lima de Moura Pedrosa e tantos mais. Irmão Albano leva consigo um pouco da história de cada um de nós e nos deixa muito com seu exemplo de dedicação a uma causa.

Luiz Nicolau Mäder SunyéCuritiba – PR

Motoboys

"Quando será que os órgãos competentes vão tomar providência em relação aos motoqueiros. Além de usar escapamentos alterados, batem no retrovisor dos carros, furam sinais, chutam os carros e usam adesivos intimidadores. Deveria existir um curso para educar os motoboys."

Osny Colletti, taxistaCuritiba – PR

Supersalários 1

Como podem os governantes, em meio à comoção geral sobre violência, corrupção e falta de infra-estrutura, se manter no mesmo nível corporativista, pensando apenas e tão somente nos próprios conchavos e nos próprios bolsos? Minha única conclusão, que não conforta, mas que talvez explique, é que político não sabe ler. Se sabe, não interpreta o que lê. Não é importante para quem o cargo de ministro vai, mas sim se o ministério fará o que se propõe a fazer. O povo quer saber de emprego, comida, estabilidade, confiabilidade, segurança e saúde.

Luiz Carlos Pielak, analista de sistemasCuritiba – PR

Supersalários 2

Nossos governantes estão deitando e rolando sobre nossas cabeças. Recebem supersalários e, em seguida, afirmam que estão apenas cumprindo a Constituição. Deixam problemas pessoais interferirem nas políticas públicas em vez de investirem em saúde e educação. Até quando vamos deixar isso acontecer? Manifestemo-nos em prol da justiça e da real democracia.

Felipe Luiz Peixoto de Mattos, universitárioCuritiba – PR

Supersalários 3

Arrogância, ofensas pessoais sem comprovação e falta de respeito no trato com os subordinados, assim age o governador. Ao povo, fala em defender os interesses públicos, acabar com o pedágio e com as licitações superfaturadas. Na prática, aceita receber o maior salário dentre todos os governadores do Brasil. Vejo que nosso governador está precisando rever seus conceitos.

Paulo PamplonaCuritiba – PR

Supersalários 4

Quando vi a manchete da Gazeta de 2/3, fiquei indignado: nosso governador é o que mais ganha no Brasil. É triste para o Paraná bater esse tipo de recorde.

Luiz W. A. Cruz, professorCampo Largo – PR

Burocracia

"Não ligo para a assinatura ou o retrato colocados no protótipo da nova carteira de identidade (28/2). O que me interessa é essa conversa de renovação a cada cinco anos. Não basta a renovação da carteira de habilitação? Burocratas, quando não são mantidos em cabresto curto, são um perigo."

Murilo A. SimõesCuritiba – PR

***

Gazeta do PovoPraça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472

leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]