• Carregando...

Mídias Sociais

Saúde pública

"Triste situação. Nossas crianças sofrem com essa espera e, infelizmente, além de esperar, às vezes o médico parece nem saber o que fazer."

Ciléia Borges Siedschlag, via Facebook, sobre as filas nas emergências pediátricas dos hospitais de Curitiba (Gazeta, 20/5).

Bebidas 1

"Concordo. Temos academia para malhar, restaurantes para comer, tabacarias para fumar e bares para beber. Parques são para lazer."

Gilson A. Camargo, via Twitter, sobre a proposta para proibir consumo de bebidas em locais públicos de Cascavel.

Bebidas 2

"Em boa parte dos países ao redor do mundo o consumo em locais públicos é proibido. Você pode consumir o que quiser no bar, no restaurante, em casa, mas na rua não."

Gheysa Prado, via Facebook.

Cidadania

"Temos de participar mais da nossa comunidade. Linda iniciativa!"

Gessy Wellington Martins Pedroso, via Google +, sobre ação para recuperar áreas esquecidas da cidade.

Táxi

"Em dia ensolarado é fácil conseguir táxi, quero ver em dias chuvosos..."

Paulo Henrique de Farias, via Facebook, sobre os novos 170 táxis de Curitiba.

Participe

Contribua você também com sua opinião para Gazeta do Povo

• www.facebook.com/gazetadopovo

• twitter.com/gazetadopovo

• google.com/+gazetadopovo

De quem é a responsabilidade pela morte do bebê numa unidade de saúde? Seria do posto de saúde? Do hospital que se recusou a internar na UTI pelo SUS? Ou quem sabe da própria criança que "escolheu" ter uma doença incomum que pode levar à morte? E enquanto se discute de quem é a culpa enterra-se a pequena vítima, única que não tinha culpa de nada.

Luiz Fernando Mazzarotto

Cotas 1

Cotas em concursos públicos (Gazeta, 21/5) são um absurdo, assim como as outras cotas. Isso vai tirar o direito de quem se esforça muito para conseguir as coisas. Se queremos igualdade, não podemos jamais permitir isso. O povo precisa reagir ou teremos um grande problema no futuro.

Arnaldo Lavado Ferreira

Cotas 2

Por que cotas para pessoas de outras raças se somos todos brasileiros? A Constituição não diz que somos todos iguais perante a lei? O brasileiro tem de parar de ficar reclamando e defendendo só os seus direitos e começar cumprir os seus deveres para com a sociedade e o país. E um desses deveres é respeitar os seus irmãos de pátria independentemente de qual seja a sua cor.

Edson Lincoln Florscuk

Lula

O Brasil está sofrendo por falta de ética, de bons princípios e de estadistas. Temos ególatras e picaretas de toda ordem no comando do país. Um mau exemplo é Lula que desrespeitou o cidadão que luta por melhores condições de vida ao dizer que acha babaquice ir ao estádio de metrô. Por acaso o cidadão não pode ter o conforto de países de primeiro mundo, de chegar a um estádio em paz, sem medo e sem preocupação de ser assaltado?

Izabel Avallone, São Paulo – SP

Lava Jato

Se o advogado do doleiro Youssef (Gazeta, 21/5) entende que houve ataque ao direito de seu cliente, o que dizer do direito do cidadão que trabalha e paga impostos todos os dias? E o dinheiro público que é furtado pelos criminosos de colarinho-branco? Pobre cidadania brasileira!

José Luciano Ferreira de Almeida

Previdência

Muito oportuna o artigo da professora Melissa Folmann (Gazeta, 19/5). É um alerta para a nossa juventude. Como diz a professora, a preocupação com o futuro é recente, pois o brasileiro descobriu que envelhece, adoece e que seu padrão de vida é reduzido quando chega à aposentadoria. É muito importante envelhecer com uma renda mensal decente para viver.

Luiz Jovany Cassales, consultor

Aeroportos

Incrível como o governo do PT justifica os atrasos nas obras dos aeroportos sempre dizendo que na Olimpíada de Londres milhares de malas desapareceram e que na Copa da África foram colocadas instalações provisórias. Isso é querer tapar o sol com peneira e disfarçar a incompetência em administrar um país.

Helio Ishida

Araucária

Em relação ao artigo de Clóvis Borges "Floresta com araucária: vítima recorrente de arranjos imorais" (Gazeta, 21/5) durante os 25 anos de atuação do Ibama, órgão executor da política ambiental brasileira, o órgão buscou incondicionalmente pautar-se pelos princípios da legalidade e da moralidade em seus atos. No caso abordado pelo texto, os atos administrativos do Ibama seguiram fielmente o previsto na legislação ambiental vigente à época. Dessa forma, repudiamos as afirmações do autor do artigo.

Jorge Augusto Callado Afonso, superintendente do Ibama-PR

Belas Artes

Discordo dos que dizem que o Centro de Criatividade do Parque São Lourenço está abandonado. Ele precisa de algumas melhorias, mas nele funcionam diversos cursos abertos à comunidade, ministrados por professores de alto nível e frequentados por um grande número de alunos. Não acredito que trazer a Embap para o Parque São Lourenço faça a segurança e o trânsito irão melhorar. O trânsito já é intenso na região e a tendência é piorar cada vez mais.

Ivone Regina Lunardon

EstaR

Estando apenas as lotéricas autorizadas a vender os boletos de EstaR se o motorista não encontra nenhuma agência ou esta não possuir os talões, vai acabar sendo multado. Lembro que uma das funções essenciais de qualquer governo deve ser facilitar e não dificultar ou burocratizar a vida dos cidadãos. Se antes funcionava bem, com as agentes de trânsito vendendo os talões, por qual razão a prefeitura resolveu mudar o método?

Marcus Fadel

Mais Médicos

Embora seja o segundo polo turístico do Paraná, a Ilha do Mel não foi contemplada até agora com o principal plano de governo da presidente Dilma, o Mais Médicos. Os moradores da ilha só têm médico em determinados dias e não diariamente como seria o correto. Como durante a Copa do Mundo teremos milhares de turistas visitando a ilha, seria necessário contratar um médico em definitivo para atender nossos visitantes e os moradores.

Cristóvão Lemos

Trânsito

Um caminhão descarregando material para a obra da Arena da Baixada fechou a rua em horário de saída para o trabalho. Um morador, que pacientemente esperava que o motorista do caminhão percebesse o fato, desceu do carro e começou a tirar fotos com o celular. Então o auxiliar de motorista foi tomar satisfação com ele de maneira bem agressiva. Terminou dizendo que iria retirar o caminhão, mas que da próxima vez "arrebentaria de pancada" o motorista que reclamou. É assim que nós, moradores do entorno da obra, temos passado nossos dias, vendo nosso direito de ir e vir tolhido.

Tereza Regina Monteiro

Calçadas

Desde a época de Lerner as calçadas continuam as mesmas. Em alguns locais estão em péssimo estado, com muitos buracos, falhas e pedras irregulares. Como estamos em plena Copa do Mundo, vai ter gringo com o pé torcido levando uma imagem desagradável de nossa capital. A preocupação maior foi gastar uma fortuna com estádio de futebol e deixaram pequenas coisas básicas em segundo plano.

Celso Freitas

Futebol

A diretoria do Paraná Clube deveria mandar confeccionar um novo uniforme para a disputa do Campeonato Brasileiro de Futebol. Essa atitude preservaria uma camisa que foi pentacampeã estadual, bicampeã da segunda divisão nacional e participou da disputa da taça Libertadores da América.

Celso Straube Correa

Poluição sonora

Sobre a matéria a respeito da poluição sonora (Gazeta, 17/5) está na hora de reduzirmos o barulho em nossas cidades e ter mais paz para podermos aproveitar nossos lares e famílias sem estresse. Além disso, o respeito mútuo entre os vizinhos pede isso. A redução do barulho melhora o relacionamento na vizinhança.

Antonio Carlos Carvalho

Violência

Sou estudante do Colégio Estadual do Paraná e fico indignada com a falta de segurança durante a noite na Avenida Agostinho Leão Júnior onde ficam os pontos de ônibus da região metropolitana. Já estou cansada de ouvir casos de assaltos na região e recentemente quase fui uma das vítimas. Se não tivesse corrido, não sei o que teria acontecido.

Silvana Mioduski

Animais

Gostaria que fossem feitas reportagens sobre políticas públicas de proteção aos animais. Em Curitiba há um setor responsável e leis específicas, mas o serviço prestado é muito ruim, funcionando de forma precária. A situação de abandono e a falta de consciência das pessoas em relação aos animais é lamentável.

Ronaldo Tavares

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]