• Carregando...

Chega a ser sui generis como a corrupção e o desvio de dinheiro público se enraizaram em nosso sistema republicano. O caso dos servidores do Senado que ganham acima do teto constitucional é uma afronta direta à nação. Se em uma auditoria o TCU apontou estratosféricos supersalários, imagine se fosse realizada uma ampla auditoria em todos os âmbitos do poder. O resultado nos remeteria ao passado de 500 anos atrás, quando a espoliação, exploração e apropriação indébita tornaram-se elemento fundamental da história do Brasil.

Marcelo Rebinski, historiador

Investimentos

Nossa presidente e toda a sua comitiva estiveram nos EUA tentando sensibilizar investidores estrangeiros a investir em infraestrutura em nosso país. Esses investidores devem estar se questionando se devem investir em um país onde não existe mais credibilidade nos governantes, com as principais instituições falidas, onde a corrupção e impunidade têm reinado nos últimos dez anos.

Luciano Della Coletta

Judiciário

A presidente Dilma deveria ter dito na reunião da ONU que no Brasil, quando um juiz ou desembargador comete um crime, é julgado por seus pares e a sua punição é a aposentadoria. Com certeza, ninguém entenderia ou a presidente seria alvo de gozação. Um professor, um policial ou qualquer outro funcionário sem expressão, e que ganha muito menos, quando erra é julgado e perde o emprego.

Antônio Felício Scoparo

Bem Feito no Paraná

Parabéns pela excelente ideia de nos presentear com reportagens sobre empresas que fizeram e ainda fazem parte da história de milhares de paranaenses e dos não paranaenses como eu, mas que têm orgulho de viver e morar aqui.

Franciney Palheta Perdigão

Greve 1

Parabéns ao Judiciário paranaense, que teve coragem de negar o interdito proibitório aos bancos em despachos preliminares contra a greve dos bancários, entendendo que o direito à greve é constitucionalmente protegido, e que a ação manejada pelos bancos tem apenas o intuito de manter os bancários sob suas botas, debochando dos seus recursos humanos e do povo.

Marcia Cruz Heofacker

Greve 2

Sempre a mesma truculência nas greves dos bancários, principalmente nas agências da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, pois os funcionários são concursados e não precisam se preocupar em perder o emprego. Nos outros bancos, a turma se vira e continua trabalhando. O Sindicato dos Bancários pode negar, mas contrata pessoas para ficar na frente das agências.

Adalberto Palte

Greve 3

A parte mais engraçada desse episódio da greve dos Correios é que quem está na direção da empresa hoje, ocupando cargos de ponta, são os antigos sindicalistas que viviam trepados no caminhão fomentando as greves passadas. Será que a empresa e seus dirigentes têm moral para condenar grevistas ou promover desconto do salário?

Cláudio Schultzenzen

Pedágio

Pedágio: mal com ele; pior sem ele. Imagino que, quando das negociações para implantação do pedágio, os envolvidos pensaram em quantos quilômetros de rodovia precisariam ser recuperados e duplicados e no número de veículos trafegando para estipular o valor da tarifa, que, para manter a rentabilidade, deveria sofrer aumento anual de acordo com a variação da inflação. Ótimo, mas acho que "esqueceram" de prever que a frota de veículos seria mais que decuplicada. Não acredito que os técnicos teriam sido tão ingênuos a ponto de desconsiderar essa variável.

Luiz Antonio Vinha

Economia

O governo garante que a inflação baixou. Então como cada vez gasto mais para comprar as mesmas coisas? A revista britânica The Economist menciona a maquiagem de dados oficiais, entre outras conclusões nada favoráveis sobre a atual conjuntura econômica brasileira, como impostos altíssimos, baixo investimento em infraestrutura, burocracia, enfim, tudo o que contraria o lindo quadro delineado por dona Dilma. A presidente deveria saber que a arrogância é o caminho mais rápido para o fracasso.

Eliana França Leme, São Paulo – SP

Bandeiras

Duas bandeiras covardes dos tempos atuais: o aborto e a inibição da criação de novos partidos. É fácil ser a favor da interrupção de uma gravidez depois que a nossa foi bem-sucedida, assim como é fácil inibir a criação de novos partidos depois que o meu já está no poder. No primeiro caso, ataca-se a vida; no segundo, a democracia!

Taison Willian da Silva

Papa Francisco

Parabéns ao papa Francisco pela coragem, bom senso, bondade e humanidade. Francisco tem agido como um pai compreensivo e benevolente, disposto a ouvir seus filhos e debater inclusive sobre velhos tabus e dogmas, em vez de agir como aquele pai repressor que, quando contrariado, impõe uma punição. Como judeu, agradeço por sua solidariedade e admiração; e, como ser humano, por sua tolerância com as minorias sujeitas à condenação moral e até física por grupos de fanáticos ou mercenários.

Luiz Nusbaum, médico

Oldemar Blasi

Sobre a crônica de José Carlos Fernandes "Blasi não perdeu a ternura, jamais" (Gazeta, 27/9), Blasi era uma figura inesquecível; educado, gentil, sempre alegre, popular entre estudantes e com um andar rápido de criança. Era um exímio tocador de cuíca, sempre presente nos acontecimentos esportivos, incentivando a torcida. Vai fazer falta.

Roberto Justo Dias

Vale Cultura

Creio que o Vale Cultura só favorece a nossa diversidade cultural e demonstra como o brasileiro incentiva, sim, a cultura. Apoio o projeto, que, além de trazer benefícios para a empresa, contribui de modo significativo para o enriquecimento dos indivíduos como sujeitos culturais. Espero ver mais pessoas no circo, no teatro, no museu ou em uma aula de música.

Emanuelly Venção Sutil

Educação

Bela proposta a de destinar 30% do orçamento da prefeitura de Curitiba para a educação, mas a sociedade quer que isso saia do papel e não fique apenas no prometer. Além disso, levando em conta o gasto exorbitante do cidadão com impostos, poderia ser investido muito mais em educação. Construir escolas é uma ótima ideia, mas será que basta? E as bibliotecas? Não precisam de mais investimento?

Ana Carolina Junges

Paranaguá

Queria que com esse dinheiro que será investido em Paranaguá (Gazeta, 27/9) fosse concluída a limpeza das avenidas Bento Rocha e Ayrton Senna, principais acessos ao Porto de Paranaguá. É muita imundície na cidade. A lama putrefata, após a sequência de chuva e sol, é insuportável na cidade toda.

Eli Filadelfo

Aeroportos

Não acho que a situação atual dos aeroportos esteja trazendo transtorno aos usuários. As reformas são necessárias. É como quando a gente reforma nossas casas: tem de ter paciência, o resto é hipocrisia de pessoas que só reclamam. Hoje nos aeroportos há muitas pessoas sem educação, que querem agredir os funcionários, fazer baixaria. O que falta é mais educação.

Walter Bueno Sferra

Metrô

Desde 1996 eu ouço falar que Curitiba teria um metrô. Na minha opinião, esse metrô de Curitiba é apenas uma utopia.

Carlos de Oliveira

Estradas

A duplicação da BR-116 deveria se estender até o trevo para Agudos do Sul devido ao alto fluxo de veículos de Curitiba. Também deveriam ser estudadas soluções para os semáforos em Fazenda Rio Grande e no novo trecho duplicado, pois são pontos sujeitos a assaltos e colisões. Já na BR-376, deveriam ser colocados mais redutores de velocidade e radares na descida para Garuva nos trechos sujeitos a tombamentos. Não é possível se perder tanto tempo de viagem por causa de tombamentos de caminhões, plenamente evitáveis.

Arlindo Faria

Médicos estrangeiros 1

Se houvesse mais faculdades de Medicina e mais acesso de camadas populares aos cursos, o Brasil não precisaria importar esses médicos estrangeiros. O povo tem de lembrar de que sem saúde não somos ninguém. Para alcançar seu pleno desenvolvimento, o país precisa primeiro formar grandes profissionais.

Ancilon de Sá Neto, economista e empresário, Campo Mourão – PR

Médicos estrangeiros 2

Alexandre Gustavo Bley, alguém o conhece? É um cidadão brasileiro, médico, que renunciou à presidência do CRM-PR por não aceitar imposição dos bandoleiros oficiais comandados por um ministro da Saúde que, infelizmente, encontra dentro dos próprios CRMs colegas que, por interesses pessoais ou mesmo por covardia, aceitam essa excrescência denominada Mais Médicos.

Humberto de Luna Freire Filho, médico, São Paulo – SP

Acumuladores

Acho que toda pessoa que tem mais de três ou quatro animais da mesma espécie já pratica o acúmulo de animais. Quando vemos pessoas tendo 30 ou 40 cães dentro do terreno onde moram, percebemos que há um problema sério, talvez emocional, ou uma doença mental que impede a sanidade e o controle daquilo que se está fazendo. Pode ser uma doença e deve ser analisada e tratada para que não prejudique também as pessoas que moram ao redor.

Cicero Lachowski

Mensalão 1

O mensalão nos faz refletir sobre a imaturidade de nossa democracia. Nós elegemos representantes que, em vez de nos representarem, apenas defendem seus interesses particulares. Se não houvesse o mensalão, será que o país teria avançado ou nossos representes teriam cada qual puxado a sardinha para o seu lado e, com isso, engessado o governo? Não defendo o mensalão como um mal necessário, mas ele expõe a ineficiência dos nossos políticos em representar nossos interesses como nação.

Jair Soek e Silva, empresário

Mensalão 2

Com toda certeza, o STF não se submeteu à voz do povo; entretanto, submeteu-se à voz dos seus apaniguados, à voz daquela minoria espúria arvorada no poder. Exumaram o cadáver de legalismos banidos, premeditaram o roubo e a própria recompensa. Até o STF, meu Deus! Que haja resposta à altura nas urnas e que não sobre um.

Cesar A. G. Scigliano

Mensalão 3

O mensalão voltou a ser notícia e 12 réus terão uma nova chance. E cabe a nós, simples mortais, acreditar que a justiça será feita, ou pelo menos se tentará fazê-la. Mais uma vez somos obrigados a engolir que a Justiça neste país é realmente cega, ou melhor, enxerga só para baixo. Tomara que tanto barulho não termine em pizza e que o número 12 não seja o número de absolvidos do mensalão.

Dulcelina Aparecida Messias

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]