• Carregando...

Agora que os colégios estaduais já fizeram o calendário de reposição sem a sexta aula, conforme imposição da Secretaria de Estado da Educação (Seed), o governo do Paraná percebeu que irá gastar mais em transporte escolar em fevereiro (Gazeta, 24/6). Os prefeitos deram o recado. Então a Secretária da Fazenda pediu que a pasta da Educação permitisse a sexta aula. Se isso não for amadorismo, não sei o que é.

Marcelo Augusto Santos Rigler

Sexta aula

“Colocar a sexta aula no calendário da rede estadual é a coisa mais sensata a fazer (Gazeta, 24/6). Chega de prejudicar os alunos.”

Leonardo Guarenghi, via Facebook.

Reforma política 1

“Os deputados buscaram fazer mudanças na estrutura, mas se esqueceram dos anseios da sociedade quanto à reforma política. Desde o início, na comissão, nada foi proposto que a população tivesse uma participação mais ativa. A grande maioria dos cidadãos não sabia ou não participou das discussões.”

Geovane Silveira, via Facebook.

Reforma política 2

“A reforma política em que eu acredito deve partir do povo e não dos políticos.”

Ednei Cabral Marcon, via Facebook.

Transporte público

“É muito mais rápido e barato modernizarem os BRTs. O metrô será uma empolgação festiva. Corre-se o risco de ser mal feito e demorar uns 15 anos, com sorte, para ficar pronto.”

Henri Breton, via Facebook.

Atletiba da solidariedade

“A doação de sangue feita por torcedores dos dois times foi uma bela iniciativa. Trata-se de uma causa nobre e mais do que necessária. Parabéns a todos.”

Paulo Cezar Malucelli, via Facebook,

Cadeirinha

“Uma sugestão para o uso obrigatório de cadeirinha para crianças de até 7 anos (Gazeta, 19/6) seria que cada pai ou mãe que quisesse contratar a van escolar usasse a cadeirinha que o filho já tem. Os responsáveis teriam de colocar e tirar o equipamento cada vez depois do uso.”

Neusa Borges, via Facebook.

Sexta aula 2

A sexta aula é uma maneira de os professores não reporem as aulas. Os alunos ficarão sem os conteúdos e isso vai refletir no próximo ano. Em algumas localidades, há alunos que saem da casa às 5 horas e retornam às 14 horas. Como fica a situação desses estudantes? Alguém pensou neles? Essa forma de reposição só beneficia os professores grevistas; alguns voltaram agora, já estão faltando e ainda mandam outros professores em seus lugares.

Joanita Aparecida dos Santos

Senadores na Venezuela 1

As autoridades brasileiras são hostilizadas dentro e fora do país e muitos entendem que essa situação está correta (Gazeta, 19/6). Essa questão, porém, tem reflexos em todos os seguimentos, inclusive no aumento do desrespeito às leis de um país soberano, como é o caso do Brasil.

Edvaldo Torres

Senadores na Venezuela 2

O Brasil vive um momento diferente e preocupante, com questões como a crise econômica, as investigações da Operação Lava Jato, a reforma política, os problemas do sistema previdenciário e outras. Mas um grupo de senadores resolve fazer jogo de cena e vai para a Venezuela. Será que eles não avaliaram que têm coisas mais importantes para serem feitas em nosso país?

Uriel Villas Boas, Santos - SP

Senadores na Venezuela 3

Sem entrar no mérito da questão política atual venezuelana, a visita dos parlamentares brasileiros ao país foi, no mínimo, inoportuna. Por um lado, a Venezuela é um exemplo típico do esquerdismo bolivariano reinante entre países sul-americanos, o qual tem a simpatia do governo petista. Por outro, cabe a oposição brasileira priorizar o embate parlamentar às demandas nacionais no lugar de flanar em viagens extemporâneas.

Eduardo A. Waintuck

Senadores na Venezuela 4

A recente visita de parlamentares brasileiros à Venezuela – para dar apoio aos presos políticos daquele país – resultou num incidente diplomático de grande monta. Não é a primeira vez que a diplomacia brasileira passa por situação difícil com países vizinhos. No caso dos senadores brasileiros, hostilizados quando chegaram a Caracas, mais uma vez o governo brasileiro, por meio do Itamaraty, empalideceu e nada fez. É profundamente lamentável.

Hélio Azevedo de Castro, economiário aposentado

Aposentadoria 1

Por causa de uma política injusta e de um governo que gastou o que tinha e o que não tinha para se reeleger, os trabalhadores brasileiros estão sentindo na pele o corte de seus direitos conquistados. Os ministros responsáveis pelas mudanças nas aposentadorias têm suas previdências privadas garantidas. É triste presenciar que muitos se conformam com essa situação e ainda acham que o governo está certo.

Izabel Avallone, São Paulo – SP

Aposentadoria 2

Quando ouço falar em temas como “aposentadoria” e outros fico pensando como é injusta a forma de se aplicar a lei. Para a grande maioria, a mesma não é reajustada corretamente e não cobre nem a inflação. E ainda é preciso cumprir tempo de serviço e recorrer à previdência privada para não perder o poder de compra. Mas e os casos daqueles que não podem pagar essa previdência? E se essa situação for comparada com a dos políticos, as de viúvas dos ex-governadores e de alguns funcionários públicos?

Cayo Miguel Ángel Martín Cristóbal

Cristiano Araújo

O cantor sertanejo Cristiano Araújo e namorada morreram em um acidente de automóvel por estarem no banco traseiro sem o cinto de segurança. Há exatamente um mês ocorreu o mesmo com o célebre matemático John Nash e esposa dele. Quantos precisarão morrer para que os seres humanos entendam que o cinto de segurança deve ser usado por todos os passageiros, na parte dianteira ou traseira dos automóveis? As estatísticas estão aí para provar.

Beatriz Campos, São Paulo - SP

Contribua você também com sua opinião para a Gazeta do Povo.

www.facebook.com/gazetadopovo

twitter.com/gazetadopovo

google.com/+gazetadopovo

Dia do Pinheiro

Comemorou - se o Dia Nacional da Araucária em 24 de junho. Fica a nossa homenagem aos poucos exemplares que teimam em sobreviver aqui e ali. Foram-se os tempos em que o Pinheiro-do-Paraná (Araucaria angustilofia), árvore símbolo do estado, recamava o solo com generosidade e abundância. Chorar sobre leite derramado? Nem pensar. Antes devemos festejar a data e estender cumprimentos a grupos privilegiados que, mesmo diante de dificuldades, estão em campanha de reflorestamento de nossos amados pinheiros.

Benedicto Bueno

Neymar

Neymar não tem espírito de liderança nem equilíbrio psicológico para ser capitão da Seleção Brasileira. Quando que um capitão foi expulso? Não me lembro. Que saudades de Belini, Mauro, Carlos Alberto e mesmo do Dunga.

Ronaldo Viana Aoares
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]