• Carregando...

Mídias Sociais

Educação

"Olha que interessante! Estamos sendo referência em educação. Parabéns Brasil!"

Débora de Carvalho, via Facebook, na matéria "Os gringos descobrem o ensino brasileiro" (Gazeta, 26/5).

Copa do Mundo

"Novidade para os brasileiros, mas nos EUA, Reino Unido, Alemanha e Israel essa armadura é comum em casos de tumultos violentos."

Washington Cardoso Kuwada, via Facebook, sobre a "armadura" que a polícia do PR deverá usar durante eventuais protestos na Copa.

Tecnologia 1

"Nada contra as novas tecnologias, ao contrário, gosto e sou uma curiosa em conhecer. Mas acho que estamos sendo escravizados por elas."

Ma Kuchak, via Facebook, sobre "óculos inteligentes".

Tecnologia 2

"A tecnologia ao alcance de todos. Inclusive dos mais preguiçosos."

Lourival Marques, via Facebook, sobre o uso de drone para levar cães para passear.

Trânsito

"Tem de mudar o código e tirar a habilitação para o resto da vida de quem bebe e dirige."

Marcelo Demer Neves, via Facebook, sobre a matéria "Duas centenas de mortes evitáveis" (Gazeta, 25/5).

Participe

Contribua você também com sua opinião para Gazeta do Povo

• www.facebook.com/gazetadopovo

• twitter.com/gazetadopovo

• google.com/+gazetadopovo

Parabéns pela análise sobre o trânsito com tantos detalhes! Esses dados, infelizmente realistas, nos ajudam a entender melhor essa triste situação dos atropelamentos. A luta contra as fatalidades no trânsito é de responsabilidade dos cidadãos, nós, usuários do trânsito, somos os responsáveis!

Stephan Knecht

Cotas 1

Sou a favor das cotas raciais e sociais para ingresso na universidade pública e também no serviço público por meio de concurso. Há má vontade em entender que a maior de todas as injustiças é tratar de forma igual pessoas desiguais. A igualdade material deve prevalecer sobre a mera igualdade formal do "todos são iguais perante a lei".

Antonio Carlos Ribas Malachini

Cotas 2

A reserva de vagas deveria ser extinta, com exceção para as pessoas que merecem cuidados especiais, e o Estado e a sociedade deveriam oferecer ensino e condições iguais para todos. Precisamos criar condições para que todos sejam iguais, conforme reza a Constituição Federal.

Afonso Arnhold

Cotas 3

Gostaria de parabenizar todos aqueles que têm se manifestado contra as cotas. Estabelecer cotas é uma medida populista e leva as pessoas negras a serem racistas consigo mesmas, aceitando que não são capazes de conseguir algo por mérito, mas só por favor das cotas. Todos têm obrigação de exigir melhorias básicas na educação para termos, todos nós, de todas as raças e credos, homens ou mulheres, condições de colocarmos à prova nossa capacidade e não vivermos de favores do dinheiro público.

Ricardo Fantini, engenheiro civil

Greve

Os atos de insensatez e desrespeito às normas de boa conduta e convivência social ocorridos na recente greve dos motoristas e cobradores de São Paulo evidenciam mais um exemplo de desobediência civil que grassa na maioria das manifestações sociais que acontecem país afora e decorrem, lamentavelmente, da leniência dos poderes constituídos.

Eduardo A. Waintuck, Balneário Camboriú – SC

Copa do Mundo 1

Muito interessante a abordagem feita pela Marleth Silva (Gazeta, 24/5). Destaco quando ela afirma que "vamos combinar também que a publicidade que explora o Mundial está roubando nossa espontaneidade e mercantilizando nossa alegria." De fato, a publicidade exagera no ufanismo, extrapola o razoável, irrita com sua gritaria, como se a Copa do Mundo fosse resolver nossos problemas.

Antônio Dilson Pereira

Copa do Mundo 2

A indignação contra a Copa chegou tarde (Gazeta, 25/5). Apoio as manifestações contra corrupção, contra obras faraônicas, contra superfaturamento, obras prometidas e não realizadas. Porém, vamos observar a quem dirigir nosso protesto. Cada esfera de governo deve arcar com sua responsabilidade. Se fosse tudo de responsabilidade do governo federal, então não precisaríamos de governo estadual e nem de prefeito. Sejamos coerentes e ordeiros.

Jucelito de Souza

Propaganda 1

A campanha do PT que mostra o medo de um passado bem estruturado, que foi a base do primeiro mandato de Lula, deveria ser substituída pelas imagens do caos que as cooperativas de ônibus impuseram em São Paulo. Prefeituras petistas e empresas de ônibus têm longo histórico de conivência e conflitos.

Cláudio Juchem, São Paulo – SP

Propaganda 2

Carlos Alberto Di Franco (Gazeta, 26/5) tem toda a razão quando afirma que a decepção com a política é completa e se hoje o voto fosse livre 60% dos eleitores não votariam. Vivemos na política brasileira um ar de que os fins justificam os meios e os atos humanos perderam o senso da responsabilidade. O político não tem limites na busca pelo poder. Para mim, o governo perde tempo com a propaganda gratuita derrotista tentando evocar um passado longínquo quando o passado pertence aos últimos 12 anos do próprio PT no Planalto, quando as promessas de feitos e melhorias para a vida dos cidadãos não se concretizaram.

Leila E. Leitão, São Paulo – SP

Aeroporto

A Infraero aparentemente transformou o nosso aeroporto numa feira de artesanato e bugigangas, onde se encontram todo o tipo de banquinhas, desde para a venda de iogurtes, castanhas, canecas, bandeirinhas e até cuecas! Será que tudo isso é para recepcionar os torcedores da Copa? Não seria mais importante oferecer conforto para os passageiros?

Roberto N. Boscardin, médico

Crianças a mesa

Parabéns à Gazeta do Povo pela excelente reportagem sobre o consumo de hortaliças pelas crianças (Gazeta, 25/5). Gostaria de acrescentar que além dos legumes e verduras, o consumo de frutas é importantíssimo, pois também são ótimas fontes de vitaminas e sais minerais. Além disso, muitas vezes quando a criança ou mesmo o adulto não gosta muito das hortaliças devido ao sabor, as frutas podem substituir com a mesma qualidade alimentar.

Iniberto Hamerschmidt, engenheiro agrônomo

Futebol

Virou moda agora. Tudo que acontece de ruim para o Paraná é por perseguição política. O nível técnico da arbitragem de futebol paranaense é muito fraco, tanto que o árbitro de maior destaque da FPF é um carioca. Nem os clubes paranaenses gostam da arbitragem do estado. Até no caso de Héber Roberto Lopes, que é paranaense e atua pela Federação Catarinense, poucos gostam de sua arbitragem.

Claudio Todeschini

Congestionamento

O número de carros aumenta nas cidades e proporcionalmente aumenta o número de engarrafamentos e a demora para se chegar em casa. Não adianta tentar paliativos como alargar vias ou fazer túneis e viadutos. A solução está em disciplinar o uso do automóvel para o que é necessário e útil. Carro não deve ser objeto de vaidade. É algo que só pode ser usado para o bem da coletividade.

Paulo Roberto Girão Lessa, Fortaleza – CE

Eleição

O eleitor petista deve gostar de pagar impostos como um cidadão escandinavo e receber educação, saúde, segurança e transporte públicos de um cidadão da África subsaariana. Deve gostar de receber seu salário e vê-lo minguar antes do mês terminar, sob o efeito da inflação, que não para de aumentar. Deve gostar de ver as estatais serem partidarizadas e afundarem envolvidas em escândalos de corrupção, até chegaram à beira da falência.

Matheus Felipe Buzzachera de Araujo

Mensalão

Os presos condenados pelo mensalão devem ser autorizados a trabalhar fora da prisão desde que seja em trabalhos voltados à comunidade, como hospitais e órgãos públicos. Assim eles podem ver o caos na gestão pública que ajudaram a fazer.

Francisco Lefko

Concorrência

Sugiro que o Procon, prefeitura, etc. fiscalizem todas as casas comerciais no Centro de Curitiba e as que estiverem fazendo concorrência desleal, prejudicando os empresários que pagam impostos e registram os funcionários, devem ser fechadas. Só poderiam abrir depois de estarem tudo em ordem. Hoje abre-se um comércio de qualquer coisa sem responsabilidade.

Azis Ameden

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]