• Carregando...

Quem possui planos de saúde não poderá ficar esperando mais do que sete dias para conseguir uma consulta médica (Gazeta, 1/10). Fico triste por não ver acontecer nada parecido com o Sistema Único de Saúde (SUS). Creio que todos devem ter acesso sem demora a consultas médicas! Já sou uma senhora e não me vejo em condições de acordar de madrugada para marcar uma consulta que acontecerá somente dois meses depois da data que marquei.

Ivanilda Padilha dos Santos

Documentos para votar

A prática de mudar as regras do jogo após o início ou quase no fim continua de maneira arbitrária em nosso país. Mudam de acordo com os interesses de nossos governantes e mais uma vez quem é feito de bobo é o povo! Inúmeras pessoas ficaram horas à mercê de filas para retirar a segunda via do título de eleitor, deixando de comparecer ao trabalho para que agora tal documento não seja necessário, o pior de tudo é que com o aval do STF (Gazeta, 1/10). Realmente este país não é sério! Aproveitemos a chance com o pleito de hoje para começarmos a mudá-lo!

Soraya Abreu Kretzschmar

Debates 1

Com o interessante debate de quinta, promovido pela Rede Globo, o último entre os candidatos presidenciáveis, ficou claro que há um candidato maduro, preparado, com experiência e, de outro lado, uma candidata que só fala do passado, como se ela fosse a presidenta do Brasil nos últimos anos. Espero que haja segundo turno, para que as ideias de ambos possam ser mais bem discutidas e possamos ter no comando do país alguém realmente preparado.

João Luís V. Teixeira, advogado.

Debates 2

O debate que aconteceu nesta quinta-feira foi a última oportunidade para os candidatos exporem seus planos para um futuro governo, mas nada foi dito sobre a política de juros, a questão da educação, não ficaram claras as propostas, enfim, os candidatos se prenderam ao que fizeram. A opção de bons candidatos à Presidência da República vem diminuindo cada vez mais para nós eleitores.

Gilberto do Prado, Ponta Grossa – PR

Lei Seca

Não creio que a liberação de bebidas alcoólicas no período das eleições deve se efetivar. Só assim será possível evitar alguns excessos, que aliás sempre ocorrem durante esse período mesmo com a proibição e a fiscalização!

Reinaldo Pereira

Pesquisas eleitorais

Acredito que as pesquisas podem sim influenciar na decisão de um eleitor. Se ele for levado a acreditar que seu candidato de preferência será inapelavelmente derrotado ou dificilmente conseguirá votos para se eleger, ele pode tentar fazer o seu voto mais útil para um outro candidato não preferencial, mas que pode corresponder parcialmente às suas expectativas.

Eduardo Olienick

Tiririca

Candidatos como Tiririca não podem fazer bons mandatos. Um candidato sobre o qual pairam dúvidas sobre sua alfabetização, que possui uma campanha irônica e de extrema perspicácia, que tem seu slogan "...pior que tá não fica", não demonstra respeito com os cidadãos brasileiros.

Anderson Rogaleski

Copa 2014

Com a Copa do Mundo no Brasil, deveríamos passar uma imagem maravilhosa ao mundo para que os outros possam ver que somos um país bonito e forte. Poderíamos mostrar que o Brasil não é um país só com violência, mas sim futebol, com recursos. O Brasil é vitorioso, maravilhoso, com praias lindas, com terra farta, um país digno de uma Copa do Mundo.

Luiz Alberto Pires Filho

Defensoria pública

A Pastoral Carcerária manifesta o seu total apoio ao Paraná pelo compromisso com a aprovação do Projeto de Lei de Criação e Estruturação da Defensoria Pública do Estado do Paraná, que representa um grande avanço no reconhecimento da cidadania no país. Como entidade sempre atrelada à trabalhosa luta pela consolidação dos Direitos Humanos no Brasil, a Pastoral Carcerária traz sempre consigo a convicção de que aqueles mais vulneráveis à violação de direitos só serão efetivamente protegidos se tiverem ao seu alcance uma Defensoria Pública presente em todos os cantos do Brasil. Sem dúvida o maior beneficiário será o cidadão carente que, ao ter seus direitos violados, acabava ficando sem acesso ao Poder Judiciário e sem orientação jurídica.

Pe. Valdir João da Silveira, coordenador nacional da Pastoral Carcerária, CNBB.

Ensino médio

Para melhorar a qualidade do ensino ofertado no antigo segundo grau, deve-se aumentar de três para quatro anos a sua duração, sendo dois de estudo da grade atual e dois de ensino profissionalizante básico para estimular o aluno e lhe dar meios concretos para entrar no mercado de trabalho. O que sabe fazer e desempenhar hoje um aluno que cursou apenas o ensino médio? Não sabe muita coisa, devido a isso não consegue uma oportunidade de emprego nem se motiva a fazer nada.

Moisés Farah Jr.

Transporte coletivo

Para haver a troca do carro pelo ônibus, devem acontecer algumas mudanças e medidas, melhorar a segurança nos terminais e dentro dos próprios ônibus. Aumentar a quantidade de coletivos principalmente nos horários de pico. Não tem nem como comparar o conforto do carro com a lotação e cheiro desagradável de um ônibus. O lucro das empresas está acima da boa prestação de serviços. Isso tem de mudar. Não troco o carro por ônibus, enquanto assim estiver.

Diogo Maciel

Ciclofaixas

A prefeitura incentivar o uso da bicicleta é antes de mais nada uma atitude saudável. A prefeitura está investindo na melhoria das vias de acesso, porém com um porcentual a mais desse investimento poderia planejar as ciclovias, nas vias de acesso central aos bairros. Se cada setor tivesse sua própria via de acesso, segura e sinalizada, com pista para pedestre e para ciclista, haveria então condição de um maior apelo publicitário.

Michele Kali

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]