• Carregando...

Números

867 e-mails foram recebidos entre os dias 25 e 31 de janeiro

Temas mais comentados

Tragédia em Santa Maria: 165Presos: 28Maus motoristas: 24

"Falar da comoção, do sofrimento, da dor e da profunda tristeza que essa tragédia provocou é falar do óbvio. Assim como é óbvio citar a enorme sucessão de erros que culminaram nessa tragédia."

Ricardo Altheia de Mello

"Concordo em reduzir o tempo de permanência dos presos nas carceragens para diminuir os custos, mas é preciso analisar as punições de cada preso, porque a lei penal é clara, prevê penas, regime e o tempo de permanência no sistema."

Caio Fernandes Nogueira, universitário

"Animadora a reportagem sobre o número de condenados por dirigir sob efeito do álcool e causar acidentes com morte. O resultado seria ainda melhor se a legislação não permitisse o pagamento de fiança nesses casos."

Altayr Bail, Ponta Grossa – PR

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

A meta da sociedade é de que a taxa de homicídios seja sempre zero. Enquanto a tolerância deste e de qualquer governo imperar, continuaremos a ver notícias como esta. Não são governantes nem administradores como estes que queremos. Se aprofundarmos ainda um pouco mais, verifica-se que a maioria de homicídios é em razão do tráfico. Triste.

Maugham Zaze

Senado 1

Renan acabou sendo eleito presidente do Senado (Gazeta, 2/2) a despeito das denúncias contra ele e da elevadíssima rejeição popular ao seu nome. É triste, mas essa eleição não muda nada, pois Renan está substituindo Sarney. É a famosa troca do seis por meia dúzia; é o efeito Tiririca: pior que está não fica.

Ronaldo Gomes Ferraz, Rio de Janeiro – RJ

Senado 2

Quem imaginou que as falcatruas inventadas para comprar o apoio de parlamentares foram extintas pelo julgamento do mensalão enganou-se completamente. O mensalão continua atuante na disputa das presidências do Senado, que elegeu Renan Calheiros, e da Câmara, cujo provável novo presidente também será um parlamentar que responde a várias acusações. Qual é a imagem e o exemplo que estes políticos querem dar ao Brasil e ao mundo?

Geraldo Buss

Lula

Lula, em Cuba, não pôde visitar o amigão moribundo Hugo Chávez ou mesmo tirar uma foto com ele, comprovando sua recuperação. Assim fica difícil acreditar que o mesmo não esteja já embalsamado esperando o melhor momento político bolivariano para obter o definitivo "atestado de óbito". Pobres venezuelanos! Talvez estejam a rezar por uma impossível ressurreição de seu líder.

Leila E. Leitão, São Paulo – SP

Controle de armas

As medidas do presidente Obama para o controle de armas (Gazeta, 31/1) vão morrer na praia. Mais da metade da população americana é contra qualquer tipo de restrição ao direito adquirido com a Segunda Emenda. Lá, como aqui, tem uma minoria barulhenta que defende o desarmamento, e se aproveita de tragédias para propor leis demagógicas, oportunistas e eleitoreiras.

Gregor Smal

Tragédia em Santa Maria

Acho que o Corpo de Bombeiros assinou o atestado de incompetência porque precisou acontecer uma tragédia para fazerem ações de fiscalização nos bares e casas noturnas de Curitiba e constata irregularidades (Gazeta, 1/2). Espero que essas vistorias não sejam fogo de palha.

Marcionilio A. Machado, técnico de segurança do trabalho

Maus motoristas

A corrente jurídica que defende o dolo eventual nos acidentes de trânsito, quando decorrente da embriaguez, é minoritária. Prevalece a corrente maior de que, sendo um acidente, não há a intenção, o dolo, por isso os processos que têm denúncias baseadas no dolo eventual demandam vários recursos e geram impunidade. Se fosse aplicado o Código Penal, punindo o agente que "matar alguém", seja com arma, carro, moto etc., a impunidade diminuiria.

Edison Luiz Machado

Lei Seca

Participei de uma feijoada beneficente em Guaratuba com mais de 2 mil pessoas, e a maioria estava bebendo muito, com mesas lotadas de garrafas e estacionamento lotado de carros. Em Curitiba, basta andar pelo Largo da Ordem ou Batel para ver carros com motoristas alcoolizados e som em altíssimo volume. A sociedade precisa entender que dirigir alcoolizado é crime igual ao de ladrões e bandidos que roubam e matam.

Luis Henrique Weigsding

Aumento da gasolina

Lembram que antes de um feriado prolongado no ano passado aumentaram a gasolina? Então, na época as distribuidoras disseram que não havia aumento e mesmo assim os postos corrigiram seus preços. Se não houvesse acontecido esse aumento em 2012, agora o valor da gasolina não passaria de R$ 2,89.

Leocadio Antonio Paebao

Dependência

Não deveria haver atendimento aos dependentes químicos pelo sistema público de saúde. Não que o dependente não mereça atendimento, mas a questão é o dinheiro a ser gasto com o seu tratamento. Deve-se priorizar o dinheiro público para os pacientes que realmente estejam doentes. Os dependentes estão em tal situação porque em determinado momento escolheram isso.

Sergio Godinho Fontes

Hospital da Polícia Militar

No cenário caótico da saúde brasileira, um destaque positivo é o Hospital da Polícia Militar. Fui operado no hospital e nele recebi ótimo atendimento em todas as etapas, desde o internamento, preparo, anestesia, cirurgia, enfermagem, refeições, fisioterapia etc. Só tenho a agradecer e a elogiar o bom trabalho que o HPM presta a nós, servidores estaduais civis do Paraná.

José Maia

Poluição sonora

A poluição sonora é combatida em todo o Brasil. Em Guaratuba, os vizinhos reclamam de uma casa de shows que funciona praticamente a céu aberto, causando insatisfação aos moradores. Prefeitura, Corpo de Bombeiros e demais órgãos não deveriam exigir isolamento acústico de modo que o som fique restrito aos que querem escutá-lo?

Antonio Rodrigues Silva

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]