• Carregando...

Estava demorando para começar a choradeira dos taxistas que reclamam do baixo movimento durante a Copa (Gazeta, 19/6). Nós sabíamos que a Copa em Curitiba seria para poucos e os grandes levariam todo o movimento. Antes eram os passageiros que precisavam de táxi, hoje são os taxistas que precisam dos passageiros. Por isso, um conselho aos chorões: que mudem sua postura e trabalhem com mais educação, respeito, gentilezas, coisas que faltam em muitos motoristas.

Rodney Fernando Carneiro

Táxis 2

É claro que os taxistas reclamaram da queda no faturamento, pois antigamente nós passageiros passávamos por uma tortura para tentar contato nas centrais e conseguir um táxi. À custa de nosso sofrimento enchiam os bolsos de dinheiro. Agora está ótimo e que assim permaneça. Ninguém é obrigado a ser taxista e deve prestar o serviço com o mínimo de qualidade.

Fábio Reich

Roberto Requião

Sobre a candidatura de Roberto Requião ao governo estadual precisamos ser coerentes num aspecto. Infelizmente, o Paraná sofre há algum tempo de falta de nomes para o governo estadual. Querendo ou não, Requião é o que temos pra hoje! Para ser bem sincero, vejo um golpe camuflado na volta do Requião, pois sem ele provavelmente não haveria segundo turno.

Luciano Atamanzuck

Tribunal de Contas 1

Se a fraude na licitação do Tribunal de Contas for verdadeira vai comprovar o quanto as instituições são frágeis e sujeitas à ingerência. O órgão público que deve zelar pelo não desperdício de dinheiro se torna vítima. Isso mudará quando todos os cargos forem preenchidos por técnicos e não por politiqueiros.

Sesaíde José de Oliveira

Tribunal de Contas 2

É necessário mudar o sistema de indicação dos conselheiros dos tribunais de contas, assim como de todos os desembargadores dos tribunais de justiça. Não é admissível que a política comande os destinos das auditorias das contas e dos processos. Veja-se o atual exemplo do TC paranaense. Da mesma forma o nosso Supremo Tribunal Federal, hoje todo composto por membros nomeados pelo governo petista, o maior interessado no processo do mensalão. Dificilmente haverá imparcialidade no julgamento dos réus.

Luiz Fanchin Jr.

Corrupção

É só criticar o PT que imediatamente se é transportado para o governo do PSDB, como se um roubo perdoasse outro. Se o governo anterior – de 11 anos e meio atrás! – era tão corrupto, por que estão se preocupando com a ditadura, com quase todos os envolvidos já mortos e não com os escândalos do governo passado? Será que medo de encontrar vários atuais aliados do PT?

Luiz C. Pielak

Indústria

Onde está a tal reforma tributária que o PT cobrou há 30 anos atrás, e agora que está no poder nada faz para concretizar? Mas o principal culpado é o povo, que não está nem aí para a economia, e só se interessa pela Copa e carnaval.

Arnaldo Lavado ferreira

Centro-Sul

No eixo Guarapuava-Pitanga a prioridade deveria ser saneamento público nos núcleos urbanos e estímulo ao saneamento nas pequenas propriedades com o objetivo de promover a saúde bem como a preservação das cabeceiras das bacias hidrográficas do Piquiri e Ivaí; mais incentivo à diversificação da produção nas pequenas propriedades rurais; implantação de rede de turismo ecológico como forma de apoio à preservação e recuperação das matas típicas da região e estímulo ao desenvolvimento cultural.

Nando Ponti

Alagamentos 1

Enchentes se repetem, causando imensos prejuízos que o povo não suporta mais, vasta demagogia e promessas. Ajudar o sofrido povo deve ser realmente ajudar a recompor a vida como era antes. Agora é uma boa ocasião para ver-se onde está estrangulado o Rio Iguaçu. Será que já fizeram estudos dos pontos que comprometem a vazão? Alguém pensará em canais extravasores?

Jorge Abib

Alagamentos 2

Sei que é uma tecla que todos batem, mas não dá pra deixar de pensar no porquê dessa demora em liberar verba, já que para outras bobagens libera-se bilhões num estalar de dedos. O fato é que educação, urbanismo, segurança e qualquer obra para a população nunca foi prioridade de governo algum na tal Nova República. As pessoas sem casa, cidades debaixo d’água e os políticos discutem burocracia; eu entendo que na hora que aconteceu a enchente o governo federal tinha que dizer "tá-aqui 1 bilhão pras obras, pega e depois conversamos".

Maurício Antunes Ariede

Motoboys

Esse adicional aos motoboys é mais uma benesse eleitoreira, afinal, o risco é criado pelos próprios motoboys por causa da pressa, da imprudência, do desrespeito às regras e à sinalização e pelo não uso da vestimenta e capacete adequado. Mandar outro pagar é especialidade do governo, que foge de remunerar dignamente os policiais militares, civis e bombeiros, como se esses profissionais não corressem risco.

Luiz Eduardo Hunzicker, Colombo – PR

Trânsito

Transitar por estradas esburacadas significa que – pelo menos em teoria – o cuidado deveria ser redobrado, portanto, menos acidentes deveria provocar, já que a velocidade seria menor. O que ocorre é um desrespeito generalizado pelas leis de trânsito e pela vida dos outros. Respeito rigorosamente às placas indicativas de velocidade e sinto-me um ET por causa disso.

José Souza

Metrô

Ônibus queimando óleo diesel, gastando a borracha dos pneus, não é uma boa ideia hoje. Veículo elétrico sobre trilhos é uma tecnologia mais antiga, mas isso sim é tecnologia de ponta, com custos extremamente menores. A construção do metrô é um grande investimento mas vale a pena, pelo baixíssimo custo operacional e enorme volume de passageiros a transportar.

Renato F. Wysocki

Copa do Mundo 1

O técnico Felipão deveria se espelhar no exemplo do técnico e no time da Costa Rica, que têm jogadores humildes e não ganham milhões como os nossos. Arrogante e durão com a imprensa no empate com o México, nem parece o Filipão dos comerciais de tevê. Ele disse à imprensa que coloca a equipe que quiser, se classificar ou não o assunto é dele. Pecou mais uma vez, será a vergonha da Copa. Humildade é tudo Felipão, se espelhe na Costa Rica.

Jose Pedro Naisser

Copa do Mundo 2

A questão da Copa do Mundo no Brasil não está no fato da realização do evento por si só e sim no preço absurdo que o povo está pagando! O governo nunca irá aceitar as reclamações, mas o que vemos no serviço público é totalmente contrário ao padrão Fifa de qualidade.

Adriano A. de Souza

Copa do Mundo 3

Conhecemos a incompetência padrão Fifa. Jogos no Norte e Nordeste marcados no tórrido horário das 13 horas e nas cidades mais frias de Porto Alegre, Curitiba e São Paulo às 17 ou 19 horas. Times da América Central e África diminuem a diferença técnica com a maior capacidade de seus jogadores correrem com temperaturas acima de 30º. Ganha o físico perde a técnica.

Luiz Cesar Busch Ziliotto

Vandalismo

Vocês sabem qual a diferença entre um ladrão de obras públicas e os vândalos que participam dos protestos contra a Copa? A diferença principal é que o ladrão rouba para se enriquecer e o vândalo ou terrorista destrói o patrimônio das pessoas, causa pânico na população e pior que isso, acha que está fazendo a coisa certa sem medir as consequências de seus atos. Tanto vândalos quanto ladrões são fora da lei e têm de ir para a cadeia.

Sergio Roberto Cavichiolo Franco

Financiamento

Ligaram novamente a máquina de fazer dinheiro do BNDES. E quem é o fiador? O Tesouro Nacional, ou melhor, o povo brasileiro. O brasileiro já deve cerca de R$ 2 trilhões. Aumentaram a conta de novo, agora em R$ 30 bilhões. Mas quem se importa? O cachorro late nos estádios, mas parece que vai continuar no mesmo lugar.

Marcelo Henrique da Silva

América do Sul

O ditador de plantão na Venezuela, o "estadista" Maduro demitiu o todo-poderoso ministro do planejamento, chamado por Chávez de professor, Jorge Giordani, um dos idealizadores da política econômica que gerou inflação, escassez e aumento da criminalidade, o que levou às manifestações populares, reprimidas com violência e a prisão de opositores. Na Argentina, nossa hermana Cristina, ameaça novamente aplicar o calote internacional.

Luiz Nusbaum, médico, São Paulo – SP

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

* * * * *

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]