• Carregando...

Terceirizar significa colocar um terceiro elemento entre a empresa e o empregado (Gazeta, 9/4). Atualmente, só pode ser feita em duas situações: trabalho temporário e serviços de vigilância, limpeza e conservação. Tudo nos termos da Súmula 331 do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A terceirização é ruim porque o empregado deixa de ter vínculo com a empresa e seus direitos trabalhistas são afetados. O primeiro, e na minha opinião o principal efeito, é que parte do salário que o empregador paga, vai ficar com a empresa responsável pela prestação de serviços. E isso irá acarretar em uma substancial redução salarial do empregado. E é só o começo.

Gilberto Nascimento

Terceirização do trabalho 2

Se a alegação para se terceirizar é de que a legislação trabalhista dificulta a vida dos empresários, que os deputados tenham coragem de enfrentar a situação e mudem diretamente os pontos de estrangulamento. Que argumentem sobre o porquê dificulta e como essa legislação poderia ser melhorada para permitir a geração de empregos. Criar uma terceira via me parece uma solução fácil para os deputados. É mantido um sistema que poderá ser inócuo – a CLT –, pois será em parte substituído pela terceirização. Além de tudo isso, cria mais um intermediário na relação patrão-empregado. E essa conta, provavelmente, ficará para o empregado ou para o consumidor.

Carlos Hugo Winckler Godinho

Calçadas

Entendo que a prefeitura passe a responsabilidade de fazer a calçada em frente ao imóvel para o proprietário, embora já exista o IPTU (Gazeta, 8/4). O que não posso concordar e não acho justo, porém, é que a manutenção da calçada seja responsabilidade do proprietário, uma vez que se trata de coisa pública. Órgãos públicos fazem reparos na rede, danificam os passeios, e, após o serviço executado, refazem-nos, geralmente, muito mal. Fica o ônus para o proprietário.

Bruno Weiss de Castilho, advogado

Calçadas e o metrô

Sejamos razoáveis: vamos melhorar as calçadas de Curitiba, aumentar as ciclovias, e iniciar um projeto sério para atender os moradores de rua. O metrô, sinceramente, vamos deixar para 2025 (Gazeta, 9/4).

José Augusto Bilek, professor

Metrô 2

Comprem mais ônibus articulados e biarticulados, o que sairá mais barato do que o metrô. O custo de se construir trincheiras em alguns pontos críticos da cidade também é mais baixo. Essa medida resultará na fluidez do trânsito e ainda irá melhorar o transporte coletivo. Em quantas gestões o metrô será usado para promoção política, inclusive com inaugurações de vários trechos?

Daniel Neumann

Descarte do lixo 1

O dano ecológico em lavar os materiais recicláveis é bem menor para o meio ambiente (Gazeta, 9/4). A água, em sua grande proporção, é tratada ou bem absorvida pela terra, e retorna ao seu ciclo. Já o lixo, se for direto para o aterro ou outras formas de descarte, levará anos para sua decomposição. E é também uma parcela muito pequena que é higienizado.

Everton Carlos dos Anjos

Descarte do lixo 2

Não vejo como correta a atitude de lavar o lixo antes do descarte. É notória e muito bem divulgada a diminuição dos recursos hídricos. Lavando-se o lixo, há desperdício de água – um recurso tão escasso. Deve-se considerar também que nem todo esgoto é tratado. Quando o lixo reciclável vai para a reciclagem, ele terá de ser lavado de qualquer maneira.

Rodrigo Taborda Ribas

Lixo na rua

Acho ótima a medida de multar quem joga lixo na rua, mas ainda falta muito. Na minha opinião, o principal problema de Curitiba é a colocação de lixo em terrenos baldios e aqueles jogados nos rios, os quais contaminam as áreas de mananciais. Essas questões deveriam ser as prioridades da prefeitura.

Benvindo Ferreira

Quadrinhos

Parabéns pela história em quadrinhos “Ninguém Ama Rubens Bohlen” (Gazeta, 7/4). Independente do partido que se tenha tomado em relação à saída de Rubens Bohlen da presidência do Paraná Clube, o fato de reconhecê-la como drama e a ideia de transformá-la em arte visual são geniais. Nada supera a versão impressa do jornal para materializar isso.

Daniella Bassi
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]