• Carregando...

Mídias Sociais

Finanças públicas

"É lamentável que isso esteja acontecendo, e fica uma pergunta: para onde está indo o dinheiro dos impostos que estamos pagando?"

José Benedito, via Facebook, sobre a paralisação de obras e serviços do governo estadual (Gazeta, 22/11).

Mensalão

"Tentam mudar o rumo da história e transformar condenados em vítimas, mas a história já está escrita e o exemplo ficará para sempre nos livros da nossa amada nação."

Eliane Silva, via Facebook, sobre o editorial "Insistência no erro" (Gazeta, 22/11).

Terminal Guadalupe

"Moro praticamente ao lado do terminal, e realmente a insegurança na região é absurda, mas o problema não é só no terminal. Já tive a infelicidade de ver assaltos, brigas e até tiroteio, não apenas no terminal, mas nas ruas próximas."

Cesar Felipe Rech, via Facebook, sobre os problemas do Terminal Guadalupe, em Curitiba.

Contorno Norte 1

"Eu passo por ali todos os dias e sei que a maioria da população ao redor espera essa obra há anos!"

Luiz Fernando Sgoda, via Facebook, sobre o projeto para construção do Contorno Norte de Curitiba, que deve cortar áreas residenciais e de proteção ambiental.

Contorno Norte 2

"Não é só a Embrapa, tem um bairro inteiro com casas centenárias, muita mata nativa e nascente de rio."

Liza Strapasson, via Facebook.

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

Fico abismado com a falta de vontade política e administrativa em relação ao Terminal Guadalupe. Já fizeram reforma, tiraram comerciantes e até agora não conseguiram solucionar o problema. Sei bem que o transporte coletivo da região metropolitana é como se fosse um "filho bastardo", e que ninguém ajuda a resolver o problema. Mas, enquanto existir essa quebra de braço para mostrar quem é mais forte, Urbs, Comec, prefeitura etc., o Terminal Guadalupe vai continuar, como diz a reportagem, "em estado terminal". Existe uma área enorme atrás da Rodoferroviária que poderia perfeitamente abrigar um terminal metropolitano.

Iwerson Reksidler

Mensalão 1

Genoino, Delúbio e Dirceu disseram que não aceitam humilhação (Gazeta, 19/11). Ora, humilhação é ver os filhos e os trabalhadores nas filas dos hospitais públicos esperando horas e até dias por um simples atendimento enquanto esses marginais se locupletavam com as verbas que deveriam minimizar seus sofrimentos.

Antonio Carlos Wanderley

Mensalão 2

Claramente houve desnecessidades nas prisões dos mensaleiros, pois é prerrogativa constitucional o cumprimento de pena em unidade prisional mais próxima do domicílio do condenado. Como nenhum dos réus possui residência fixa em Brasília, é evidente que isso apenas representou uma vontade pessoal do ministro Joaquim Barbosa de resposta à população brasileira, mas bancada com o dinheiro alheio. A verdadeira resposta que eu espero do setor público é justamente o contrário desse circo, ou seja, aumento de eficiência e racionalização dos gastos.

Alphonse Voigt, advogado

Empréstimos

O estado não consegue destravar empréstimos nacionais e internacionais por questões de ingerência e má administração. Desde o início do chamado "choque de gestão", a administração não sai do vermelho. Há excesso de cargos comissionados e limite da LRF acima do permitido por lei. O vitimado discurso de perseguição política por parte do governo federal não convence.

Marcelo Rebinski, historiador

Correção da poupança

Sobre a tentativa do governo de evitar a derrota dos bancos nos processos sobre as correções das cadernetas de poupança (Gazeta, 22/11), é muito justo devolver o que nos foi tirado para beneficiar os bancos. Não é correto usar o dinheiro do povo para financiar, a juros altos, os empresários. O dinheiro devolvido vai dar um boom na economia, vai gerar muitos impostos.

Jamir Iomar Francisco

Roubo

O vocábulo "roubar" significa, em todos os dicionários, subtrair para si ou para outrem coisa alheia. No Brasil, ninguém rouba para outrem, e em livros não há menção a roubo ideológico. Por isso, casos como o do mensalão e, mais recentemente, o dos fiscais de São Paulo são enquadrados em roubo puro e simples. A classe política lidera o ranking de roubos e, quando se vê alguém na oposição denunciando ou protestando, é por "dor de cotovelo" por não ter oportunidade de roubar também.

Paulo Henrique Coimbra de Oliveira, Rio de Janeiro – RJ

Dia da Consciência Negra

A cor da pele não interfere em nada no cérebro do ser humano. Discriminação é quando alunos pobres competem com os ricos na hora de tentar entrar numa universidade federal. Acho que os afrodescendentes deveriam ser tratados com igualdade. Olhemos para o nosso presidente do STF, Joaquim Barbosa. Criar o Dia da Consciência Negra é coisa de político que quer aparecer.

Sebastião André da Silva, aposentado

Contorno Norte

A conclusão desta importante via metropolitana que é o Contorno Norte de Curitiba (Gazeta, 21/11) necessita de reconsideração quanto ao projeto. Desviar da área da reserva legal da Embrapa é fundamental e retirar o traçado da estrada de dentro de bairros consolidados evitaria muitos acidentes. Outra medida importante seria não permitir a alimentação do tráfego do início ao fim do trajeto para dar maior fluidez ao trânsito.

Gilberto Felipe Daher, engenheiro

Pichações

As pichações normalmente são feitas por jovens ociosos, que as fazem para "zoar". No caso das multas, quem acabará pagando serão os pais. Por isso as penas alternativas são as melhores, desde que sejam bem aplicadas e monitoradas. Eles poderiam limpar as pichações, fazer trabalhos em hospitais ou asilos, limpar ruas e rios. Isso acabaria com a ociosidade e reeducaria esses jovens para a vida.

Maria Stephan

José Genoino

Será que a presidente Dilma sabe que há um sem número de presidiários doentes sem qualquer atenção morrendo nos presídios do Brasil? Será que somente a situação de Genoino é questão humanitária? Como diria George Orwell, "todos são iguais, mas uns são mais iguais que os outros".

Fred Branco

Compras on-line

Das várias compras on-line (Gazeta, 21/11) que fiz nos últimos meses, em nenhum caso encontrei o melhor preço por meio de buscadores de preços, mesmo comparando em vários deles. Fiquei com a impressão de estar diante de mais uma ferramenta de marketing porque depois de fazer as pesquisas fui diretamente aos sites de lojas conhecidas e encontrei preços mais baixos.

Alvaro Antunes

Futebol

É lamentável a situação do Coritiba. Acredito que a culpa seja da presidência, que neste ano só trabalhou para sanear a situação financeira do clube e não olhou para o futebol. Foram feitas contratações equivocadas e péssimo gerenciamento. E quem paga a conta é a torcida que apoia o time.

Jose Carlos Mellem

Viagem

Parece-me equivocada a informação da reportagem sobre Arraial D'Ajuda (Gazeta, 21/11) de que não existe voo direto de Curitiba para Porto Seguro, na Bahia. A reportagem se refere a voo comercial regular, certamente, mas talvez ainda existam voos via fretamento de operadoras de turismo direto de Curitiba para Porto Seguro, como eu mesmo já fiz há não muito tempo.

Hélio Oliveira, Guarapuava – PR

Processo eletrônico

Acho válida a implantação de um programa de processo único em todo o país, mas será preciso verificar se isso realmente dará certo, unificando-se de forma legal, ou se será suscetível a falcatruas.

Airton Kraismann

Feriado 1

Com tantas opiniões, algumas até absurdas, em relação a ser feriado ou não no Dia da Consciência Negra, gostaria de lembrar que na questão de prejuízo ao comércio a ACP foi muito egoísta, algo típico de quem planeja mal os seus negócios, porque em um feriado outros setores da economia são movimentados e o argumento da ACP cai por terra. Por outro lado, é preciso pensar sobre a efetividade do feriado em trazer mais consciência e menos preconceito racial para as pessoas.

Luiz C. Segantini

Feriado 2

Essa falação em torno do feriado do Dia da Consciência Negra é extremamente desnecessária e ignóbil, pois o que parece é que a tal "consciência" precisa de folga. Veja o exemplo dos índios: também foram escravizados, dizimados e essa era terra deles. O Dia do Índio é feriado? Existe Dia da Consciência Indígena?

Sidney Cleto

Feriado 3

É muito sintomático que a Câmara Municipal de Curitiba esteja tão empenhada em criar outro feriado. Já está na cartilha dos políticos que quanto menos trabalho e produtividade, melhor, e que o povo quer feriado. Quero crer que o curitibano consciente, negro ou branco, quer trabalho e reconhecimento e não puro e simples ócio.

Lucy Greca de Oliveira Carneiro

Harpa paraguaia

Lendo o texto Rodrigo Apolloni "O Natal da harpa paraguaia" (Gazeta, 19/11) e as referências à música natalina tocada pelo Luis Bordon, acabei descobrindo que tenho uma raridade em casa! É isso mesmo! Eu ainda guardo um exemplar do LP que Apolloni cita em seu texto, A harpa e a cristandade.

Gerson Borges de Macedo

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]