• Carregando...

Durante quinze anos participei ao lado da dra Zilda Arns da Pastoral da Criança, ONG que ficou conhecida mundialmente pelo trabalho de redução da mortalidade infantil (Gazeta, 11/1). Que ela continue inspirando mais pessoas a dedicar um pouco de seu tempo ao trabalho voluntário.

Antonio Borges dos Reis, engenheiro civil

Prevenção de catástrofes

Essa falta de recursos para a prevenção de catástrofes no Paraná mostra como os governantes em Brasília não conhecem a frase "é melhor prevenir do que remediar" (Gazeta, 11/1). O que podemos esperar? O Brasil está no período de colônia ainda! Daqui a pouco voltam as capitanias hereditárias e vamos ter de votar na próxima eleição em um donatário.

Mário Guido

Transporte coletivo 1

O Ippuc do alto da sua arrogância mais uma vez tenta se esquivar de responsabilidades (Gazeta, 11/1). Como todos sabem, nossa cidade sofre com a falta de infraestrutura de trânsito que, além de subdimensionada, é mal projetada. Nossa capital está um total caos: temos mais dificuldade de trânsito do que em capitais como São Paulo, por exemplo, que possui uma frota bem maior de veículos.

Luis Franco

Transporte coletivo 2

Uso com frequência o transporte coletivo de Curitiba. O que ocorre é que de um lado o veículo não aguarda o sinal verde e arranca antes, e do outro lado o veículo atropela o sinal vermelho. Qualquer cidadão vê com frequência esses abusos. Os responsáveis pelo excesso de acidentes no transporte coletivo são: prefeitura, Ippuc, Urbs, empresas de ônibus. Enfim, todos. Incompetência e irresponsabilidade andam juntas. Esse sistema, implantado em 1974, está superado.

José de Oliveira

Transporte coletivo 3

Tem razão o motorista que reclama da pressão sobre os horários. Depois que me aposentei tenho usado regularmente o sistema de ônibus de Curitiba. Em alguns horários parece que todo mundo está atrasado.

Luiz Fanchin Jr.

Prefeitura 2012 (1)

Acho ainda muito cedo para especulações a respeito da eleição para prefeito de Curitiba em 2012. Acabamos de sair de um processo eleitoral no qual houve efetiva antecipação de campanha pelos detentores de cargos públicos, incentivada até pela mídia, e que a meu ver refletiu no resultado da eleição. Com todo o respeito aos futuros candidatos e aos jornalistas que fazem a cobertura política, acho que estamos no momento de análise das condutas públicas dos futuros candidatos e do modo como exercem os cargos que ocupam atualmente.

Zuleika Loureiro Giotto

Prefeitura 2012 (2)

Acredito que os candidatos a prefeito em 2012 são Ducci, Fruet, Ratinho Júnior e Tadeu Veneri. Não é momento de a Gleisi pensar em outra coisa que não seja o Senado. Para ela cabe o apoio a seus correligionários.

Manolo Ramires, jornalista e cronista

Diário Oficial

Sobre a matéria sobre a falta de publicação do Diário Oficial do estado (Gazeta, 11/1) gostaria de acrescentar que não é novidade o atraso na sua publicação. Acompanho diariamente as publicações desde meados de outubro de 2010, e é comum o atraso de uma semana nas publicações. Além disso, ainda faltam publicações do governo anterior. A última é do dia 23 de dezembro.

Ivan Oliveira

Disputa por cargos

Entendo que qualquer partido precisa fazer coligações para vencer eleições e poder governar com alguma tranquilidade. Entretanto, quando se trata de raposas políticas ávidas pelo poder, a coligação normalmente se transforma em conluio. Torço, apesar de não ter votado em Dilma, que ela consiga administrar esta voracidade por cargos, para então fazer o que todos esperamos: um bom ou pelo menos regular governo. Mas que não vai ser fácil, não vai não.

Pedro Carlos Weiler, aposentado

Pecado e pecador 1

Quando questionado sobre a escolha de administradores com passado nebuloso, o governador Beto Richa me tira da cartola o dito religioso: "Devemos combater o pecado e não o pecador", como se a retidão de caráter e conduta fosse sinônimo de incompetência. Diante desse fato dantesco, faço minhas as palavra de Rui: "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto".

Pedro Paulo Camargo

Pecado e pecador 2

Nunca vi um patrão ou patroa perdoar o roubo de um empregado ou empregada. Aqui na terra onde corre o dinheiro ganho com o próprio suor, condena-se o pecador sim. O perdão é privilégio das poucas pessoas que têm amigos no governo.

Herbert Richert, engenheiro mecânico

Benesses de Lula

Vejo, com muita indignação, que o ex-presidente Lula fez escola. Seu filho Marcos Cláudio Lula da Silva chamou de "jumentinhos" as pessoas que protestaram nos jornais contra a concessão, na undécima hora, de passaportes diplomáticos a ele, a um outro irmão e a um neto de Lula. Como tais privilégios não procedem, pois agora eles são cidadãos comuns, passaram ao ataque, desqualificando aqueles que discordaram de tal privilégio. Eles precisam entender que o Brasil não começou em 1.º de janeiro de 2003 e não foi graças a Lula que os brasileiros se tornaram bem-vindos no exterior.

Tereza Sayeg

Salário mínimo

O governo, ao manter o salário mínimo em níveis tão irrisórios, desrespeita a Constituição, que garante uma vida digna a quem trabalha. R$ 540 são nada. Mas quem está preocupado com isso? Os mais de 80% que aprovam o governo Lula não estão.

Cristina Esteves Schuster

Novo governo

Sou funcionário público há 20 anos e passei por vários governos, o de Roberto Requião, o de Jaime Lerner, o de Orlando Pessuti e, agora, com o de Beto Richa, imagino que mudará pouco. Há muita promessa e pouco desempenho. Acho inadmissível colocar numa secretaria um homem que coloca a sogra pra trabalhar e fica com todo o pagamento.

Marcio Ranulpho Oliveira

Novo governo 2

O governador Beto Richa disse que contrataria empresa para identificar gargalos e pontos deficientes da administração, ou seja, privatizar aquilo que é da sua responsabilidade. Ou seja, não houve novidade até agora. O que houve foi nepotismo e nomeação de "pecadores". Qual é o "novo" que podemos esperar?

Aikio Tare Iossu

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]