• Carregando...

Sou carioca e moradora de Curitiba desde 2002. Elegi a capital paranaense como "minha" terra por vários motivos, dentre eles a segurança e a qualidade de vida. Mas, principalmente nos últimos dois anos, tenho visto essa segurança e qualidade de vida desaparecerem a cada dia. Ao ler a matéria "Polícia registra menos homicídios em 47% dos bairros de Curitiba" (Gazeta, 22/11), sinceramente não sei em que planeta a polícia fez esta medição. A segurança só piora a cada hora, dia e ano.

Adriana Marques

Polícia

A polícia está cada vez mais esquecida pelo governo estadual. Em Matinhos, a Polícia Militar está sem comida. Tiveram de solicitar a entidades filantrópicas, por intermédio do juiz da comarca, ajuda para a compra de mantimentos. Uma entidade está comprando mantimentos há três meses para os policiais. Como isso é possível?

Jorge Jacob

José Genoino 1

O presidente da Câmara Federal insiste em contrariar determinação constitucional e decisão plenária do STF de que deputados condenados perderão seus mandatos com o trânsito em julgado, cabendo à mesa da Câmara apenas declarar a perda do mandato. Além do desmando do presidente da Câmara, ainda vão protelar essa decisão para aposentar o Genoino por invalidez. Enquanto isso o segurado do INSS precisa estar semimorto para se aposentar por invalidez.

Antonio Emiliano Lesskiu

José Genoino 2

Com o progresso da cardiologia, com suas intervenções precisas e drogas de última geração, poucas pessoas com problemas cardíacos tornam-se inválidas. A doença de José Genoino deve ser rigorosamente avaliada para que o mensaleiro não iluda a Justiça e estimule os outros mensaleiros a se declararem portadores de cardiopatia grave no futuro para cumprirem suas penas no conforto de suas casas.

Cristóvão Lemos

Joaquim Barbosa

O desmonte da figura digna e corajosa do ministro Joaquim Barbosa está sendo feito pelos militantes e admiradores petistas infiltrados em diferentes instituições. Creio que esses militantes ou admiradores do PT não se aperceberam do perigo de, junto com a figura de Joaquim Barbosa, estarem levando toda a instituição secular do STF ao descrédito e à banalização.

Mara Montezuma Assaf, São Paulo – SP

Mensalão

Sempre votei na legenda do PT seja em qual estado estivesse morando, e desde sempre votei no ex-presidente Lula. Fiquei extremamente decepcionado com tudo, e se o PT realmente adotar a postura de que esses caras foram injustiçados, deixarei de votar na legenda e, quem sabe, em todo e qualquer candidato do PT.

Franklin Barbosa, engenheiro agrônomo, Castanhal – PA

Recursos públicos

Gostaria de entender o porquê de tanta falta de dinheiro em hospitais, escolas, policiamento, estradas, mas sobra uma fortuna para pagar diversas mordomias, salários de dar inveja e um número enorme de funcionários nos diversos tribunais e na Assembleia Legislativa. Tem algo muito errado na distribuição dos recursos do governo.

Fernando Braga, empresário

Viagem

O Palácio Iguaçu anunciou que nosso governador visitará todos os municípios paranaenses. Ora, por que somente no fim do penúltimo ano de mandato, não no primeiro ano, e no momento em que foi anunciado que o estado suspendeu os pagamentos aos seus fornecedores? Que obras o governo estadual pretende fazer nos pequenos municípios e com qual dinheiro?

Antonio Dilson Pereira

João Goulart

O Congresso Nacional vem se revelando o "novo" DeLorean DMC-12 do filme De volta para o futuro, aprovando o projeto de anulação da sessão que declarou vaga a Presidência da República em 1964. Amanhã, aprovará o projeto de cancelamento da morte do Jango, e mais adiante será a vez de um projeto de libertação dos bandidos "presos políticos". E nós, bem quietinhos, continuando a pagar o salário deles.

José Carlos de Miranda

Cotas 1

Definir cotas pela cor da pele é um desserviço ao país miscigenado como é o Brasil. O correto seria definir tudo pela renda, pela classe social, aí, sim, seria justo. Se não for assim, o governo vai acabar criando mais preconceito.

Divonsir Maia

Cotas 2

Eu só reconheço uma raça, a humana. Diferenças entre cor de pele, cabelo, título ou classe social sempre foram retóricas de pequenos grupos detentores de privilégios na sociedade que retornam com esse pseudodiscurso de querer "separar" a sociedade através de privilégios. Somos um só povo, uma raça, uma nação.

André Portes Santos

Dia da Consciência Negra 1

Vamos supor que houvesse o feriado do Dia da Consciência Negra. Qual a vantagem disso para a população, tirando o fato de que a maioria ficaria em casa? Qual a vantagem para o governo, a não ser ficar bem na mídia e com movimentos sociais específicos, mesmo perdendo em arrecadação de impostos? Trata-se um feriado de pura vaidade! Vive-se no país de Alice no País das Maravilhas, onde é cômodo o Legislativo dar nome a ruas, criar feriados e conceder diploma de cidadão honorário. Feriado não promove mudança de mentalidade no povo, muito menos na classe política. Ambos estão confortáveis.

Marcos Garcia

Dia da Consciência Negra 2

A consciência, numa definição simples, acessível e palpável, tem de ser como água pura. Aquela que a partir da nascente se mostra límpida, translúcida, cristalina e incolor. Não se pode sair por aí, matizando consciências. Isso não existe!

Benedicto Bueno

PME em pauta

Parabéns à Gazeta do Povo pela realização do evento PME em pauta (Gazeta, 21/11). O Brasil está mesmo precisando de iniciativas como essa. Sem empreendedores e pesquisadores, continuaremos eternamente dependentes de outros países.

Reinaldo Gabardo

Litoral

Depois de seis anos, retornei às praias paranaenses pensando que encontraria uma praia limpa com alguma infraestrutura, principalmente em termos de saúde, mas vi os mesmos problemas do passado. A praia não tem coisas básicas como duchas ao redor da orla e, para poder levar meu filho ao banheiro, tive de ir a uma lanchonete, que só o oferecia para quem comprasse algum produto. Será que não daria para usar parte do dinheiro empregado na Copa para oferecer um pouco de conforto aos usuários do Litoral?

Eufrem Lapuinka, contador

Obras

O trecho da BR-101 entre Joinville e Curitiba, em vez de cobrar pedágio, deveria pagar aos usuários-vítimas. No domingo e na segunda-feira após o feriado de 15 de novembro, a viagem de Joinville a Curitiba se transformou num verdadeiro martírio. Engarrafamentos gigantescos decorrentes de obras mal planejadas e que se arrastam há meses e a incompetência gritante sem que providências sejam tomadas. Profundamente lastimável.

Paulo Afonso Bley Di Giorgio, aposentado

Aeroportos

Dizer que o leilão de privatização dos aeroportos de Confins e Galeão (Gazeta, 22/11) foi um sucesso é uma enganação. Na verdade, foi um presentão para as concessionárias. O pagamento é parcelado e as obras terão financiamento do BNDES.

Evaldo J. Magalhães

Pichações

Penso que, com o aumento do valor da multa aplicada aos pichadores, a motivação deles irá aumentar. Quanto maior o risco e a emoção em transgredir, maior a motivação por pichar. Uma proposta melhor seria fazer os jovens terem de pintar os muros e paredes pichadas em publico. Não querer pagar "mico" é o que pode motivá-los a não pichar.

Renault Santos

Mensalão 1

Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália, está solto por decisão do STF. José Genoino está preso por ter assinado um contrato de empréstimo com o Banco Rural – ele nunca desviou um tostão para sua conta pessoal. José Dirceu foi condenado a uma pena superior ao jornalista Pimenta Neves, que matou pelas costas a namorada, sem direito a defesa, por aceitar a chantagem dos partidos aliados.

Artur Heráclio Gomes da Silva

Mensalão 2

Por poucos dias os brasileiros respiraram aliviados, demonstrando algum resquício de fé no que resta da Justiça brasileira com a condenação dos réus do mensalão. No entanto, nos soa estranho o regime semiaberto concedido ao trio do PT no pós-feriado. Seria a pressão petista, da Ordem dos Advogados do Brasil e das demais entidades que classificam como ‘’ilegal’’ a pena dos réus? Acho pouco provável que a prisão dos condenados em pleno feriado da proclamação da República seja apenas para cumprir um capricho de Joaquim Barbosa.

Fernanda Resende Motooka, estudante

Mensalão 3

O PT tenta colocar a opinião pública contra o STF mandando cartas aos seus militantes. A prisão dos condenados em regime semiaberto é uma afronta aos cidadãos de bem deste país. Deveriam cumprir a pena em regime fechado e sem regalias. Aí, sim, seria feita justiça por completo.

Luciano Della Coletta

Munição

A respeito do editorial "Polícia sem munição" (Gazeta, 20/11), é especialmente pertinente o trecho sobre o contraste da situação com os exageros inexplicáveis em gastos com combustíveis e alimentação por parte dos representantes do povo.

Carlos Rogério da Rocha

Defensoria Pública

A estruturação da Defensoria Pública do Paraná é uma novela, mas não são apenas os defensores que sofreram com a tardia nomeação. Os mais de 500 servidores aprovados no concurso em 2012 ainda aguardam nomeação, e nenhum aprovado para vagas no interior do estado foi nomeado até agora, apesar de já fazer um ano desde a homologação do concurso.

Cassiana Valler Custódio

Salva-vidas

Sobre os novos salva-vidas que deverão atuar no Litoral paranaense durante o verão (Gazeta, 21/11), no balneário Porto Fino não há salva-vidas, mesmo sendo um local de muitos banhistas. Só há salva-vidas em Santa Terezinha e no balneário Guarapari. No ano passado, aconteceram várias ocorrências com risco de afogamento. Será que desta vez colocarão um salva-vidas para atender os banhistas de Porto Fino?

Josimara Calabrese

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]