• Carregando...

Os recentes fatos ocorridos, envolvendo policiais militares e pessoas do povo em conflitos e abordagens de desfecho polêmico, lançam todos nós, povo e Estado, numa profunda reflexão, paralelamente às medidas legais que a PM precisa implementar para o adequado tratamento que a corporação deve e quer aplicar a cada caso. De um lado, o aparato policial – que deve, por obrigação legal, fazer frente a situações de perturbação da ordem que oferecem risco à população; de outro, as pessoas que estariam provocando tal perturbação; no meio, o cidadão inocente, envolvido (por acaso ou não) em tais conflitos urbanos.

Após mais de 30 anos nesta corporação, 23 dos quais em serviço de rua, tenho a certeza de que, para bons e maus policiais, nessa hora cabe a difícil decisão de identificar quem é a vítima e quem é o perturbador da ordem social. Essa decisão, a ser tomada em fração de segundos – sob a pressão de informações desencontradas que chegam a todo instante, risco para as pessoas e para o policial, agressões e até tiros –, determinará a vida ou a morte, a glória ou o escândalo, o progresso da carreira ou o seu fim, ou até mesmo sua própria liberdade.

No momento do conflito, bons policiais aplicarão não apenas a técnica, mas o bom senso e o caráter – falará, portanto, em nome da paz. Profissionais sem técnica e sem caráter falarão em nome da violência ou deixarão as armas que portam falar por eles. No entanto, no calor do momento, influenciarão na resposta não apenas questões de preparo profissional ou caráter por parte do policial, mas também ataques políticos e tentativas de ganhar um momento na mídia ao lado das outras pessoas, misturados com as reais necessidades de segurança dos inocentes envolvidos no conflito.

Como comandante-geral, tenho a obrigação legal de averiguar todas as situações, punir desvios de conduta, excluir ou mandar processar os integrantes da instituição quando agem ao arrepio da lei; mas tenho também o dever moral de proteger inocentes e amparar os bons profissionais que agem de forma adequada, para que a premissa maior de proteger o cidadão paranaense seja cumprida da melhor forma.

A Polícia Militar do Paraná busca evitar ao máximo que tais fatos ocorram, mas procura, também, tirar proveito em conhecimento e experiência para que as ações da corporação estejam cada vez mais adequadas à qualidade de serviço que o cidadão paranaense merece e de que necessita. Os vários casos havidos não são considerados isolados, o que poderia parecer mera tentativa de minimizar o problema; mas, por outro lado, não representam uma tendência, posto que a própria moral da tropa repudia excessos e abusos, já como parte de uma nova cultura de segurança pública emergente, que quando sai às ruas não considera haver inimigos a enfrentar, mas clientes a atender; e que lamenta que coisas assim ainda ocorram.

É por estes homens e mulheres – que lutam e morrem nas ruas – que pedimos, também, mais ponderação no momento de promover condenações antecipadas e juízos radicais. Que esses casos não sirvam apenas para a nossa reflexão, como promotores da segurança pública, mas para a sociedade como um todo. Para haver uma polícia cidadã é necessário também um povo cidadão.

Roberson Luiz Bondaruk, comandante geral da Polícia Militar do Paraná, é autor de 16 obras sobre policiamento comunitário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]