• Carregando...

A entrevista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao programa "Roda Viva", transmitido em rede de tevê nacional na última segunda-feira, foi esclarecedora sob alguns aspectos; em muitos, porém, não foi capaz de levantar o véu da obscuridade que ainda pesa sobre inúmeros pontos da crise política que, há quase seis longos meses, envolve o seu governo e o PT, o partido que fundou e que o levou ao poder máximo da República. Reconheça-se e comemore-se desde logo, porém, o lado indubitavelmente mais positivo de que se revestiu a entrevista – foi a primeira desde a sua posse na Presidência em que não se absteve de suportar uma sabatina tão franca em torno de temas igualmente tão nevrálgicos.

Viu-se na entrevista um Lula mostrando várias faces. Atuou como Presidente, como candidato à reeleição, como militante partidário e como espectador e agente da superação da crise. Neste ponto, falando como chefe de Estado, pela primeira vez assumiu para si a missão que naturalmente lhe compete: "O presidente da República tem toda responsabilidade. Ou seja, pelo bem ou pelo mal, não tem como o presidente da República dizer que não tem responsabilidade. Sabendo ou não sabendo, o presidente da República tem que ter responsabilidade, tem que mandar apurar. Esse é o papel do presidente da República."

Mas falou também neste momento o militante partidário. Enalteceu a história do Partido dos Trabalhadores e seu compromisso com a ética e lamentou os "erros" (de novo evitou a palavra crimes) de alguns de seus membros, dentre os quais Delúbio Soares, a quem atribuiu apenas o "equívoco" de ter terceirizado a arrecadação de recursos de campanha. Absolveu o ex-ministro e deputado José Dirceu, embora acredite que, mesmo sem culpa, será cassado pela Câmara em razão de motivações exclusivamente políticas. Surpreendemente, porém, embora as investigações não estejam concluídas – nem as das CPIs nem as da Polícia Federal e do Ministério Público –, alegrou-se com a inexistência de provas que caracterizem atos de corrupção em seu governo, dentre os quais o mensalão, que classificou de mera fantasia.

Como espectador da crise, reafirmou o que repete com insistência: não sabia de nada disso que hoje se denuncia.

Como candidato à reeleição, desmentiu já ter tomado essa opção – mas discursou como tal. Desfiou longamente os sucessos de seu governo, centrando os elogios na condução da política econômica e nos indicadores do progresso obtido, como a estabilização da moeda, o crescimento das exportações, a recuperação do emprego. Elogiou também a extensão e a eficácia dos programas sociais para promover a inclusão dos desvalidos e reduzir as desigualdades.

Poucas foram, no entanto, as novidades pronunciadas. De importante mesmo só a entrevista em si, mais por ter produzido um fato político, menos pelo seu como conteúdo – a despeito do visível esforço dos experimentados jornalistas que dela participaram. Valeu pelo esforço e pela principal expectativa que criou: quando será a próxima entrevista?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]