• Carregando...

Esses R$ 812 milhões que serão usados para a compra de redutores de velocidade (Gazeta, 11/12) seriam mais úteis para a sociedade se fossem aplicados na ampliação e melhoria das estradas paranaenses. Os governantes e tecnocratas deveriam substituir a repreensão e a arrecadação furtiva por projetos para melhorar o fluxo do trânsito. Em lugar de fiscalizar e punir, deveriam priorizar o serviço ao cidadão.

Luiz Alberto Koroll

Superaposentadoria

Repudio o que está acontecendo na Assembleia em relação à superaposentadoria (Gazeta, 11/12). É chocante que tenhamos votado em líderes que só pensam no próprio bolso e, pior, tenhamos de pagar para que esses deputados vivam em bastarda bonança. Ser político é uma honra, não é emprego.

Catia Mateus

Comissionados

Acredito que esses novos cargos comissionados para o governo estadual (Gazeta, 11/12) sejam acomodações políticas, principalmente para aqueles que foram derrotados nas urnas. Para não deixá-los em maus lençóis, agora surge essa conversa de cargos comissionados. Mas o povo não é tão ingênuo para engolir isso.

Astrogildo Gomes Rodrigues, Toledo – PR

Mensalão

A Lei da Ficha Limpa não é uma interferência justa da lei no impedimento de um mandato? Por que agora não querem que o STF possa decidir a cassação do mandato de um político condenado (Gazeta, 11/12)? Isso chega a ser um absurdo! Dizem que a vontade do povo é soberana sobre a decisão do STF. Que se faça, então, um plebiscito para ver qual é a vontade do povo.

Fábio Canella

CPI

Não há meios de fazer as CPIs não acabarem em pizza. Além da falta de preparo dos parlamentares para investigar, o corporativismo e os interesses pessoais falam mais alto que qualquer senso de justiça. Mesmo aquelas que supostamente tiveram resultado não revelaram nem a metade do que poderiam. Investigação é coisa para profissionais. CPIs deveriam ser proibidas.

Giancarlo Mira Otto

Ministério Público

Sou contra proibir o MP de investigar (Gazeta, 8/12), não pelo fato de os representantes do MP serem os investigadores mais iluminados do mundo, mas pela prerrogativa constitucional de possuírem independência funcional, o que não ocorre nas polícias, que ficam à mercê do governante de plantão. Tudo isso seria resolvido com a extinção imediata do famigerado inquérito policial e com a criação do Juizado de Instrução Criminal, que tornaria a investigação mais enxuta e mais técnica.

Valdomiro Nenevê, São José dos Pinhais – PR

Politicamente correto

As minorias sempre ficaram à margem na sociedade brasileira e tiveram de engolir o preconceito. O que vemos hoje é uma forte demanda de respeito e integração. Respeitar ideias e culturas diferentes é o que forma culturas ricas e modernas. Porém, isso incomoda um grande grupo, que se julga dono da verdade, e considera apenas o seu estilo de vida como "normal".

Lucas M. dos Santos

Tarifa de eletricidade

Como em outras épocas e em outros setores da economia, essa redução de tarifa de eletricidade é, em última análise, uma megatransferência de recurso do governo, ou seja, dos contribuintes, para a iniciativa privada. Ou alguém acha que a indústria repassará essa diminuição no custo dos produtos para os consumidores?

Hélio Mitsuo Sugai

Trânsito

Andando por Curitiba, a impressão que se tem não é a de que faltam carros, mas ruas para transitar, calçadas para os pedestres e, talvez o principal, transporte coletivo de qualidade. Se as montadoras de automóveis conseguissem atender todos os clientes sem fila de espera, é quase certo que Curitiba teria um trânsito tão ou mais insuportável que cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

Cláudio Prevedello Bento

Corte de árvores 1

Está na hora de revisarem a lei sobre a proibição de corte de araucárias. É um absurdo proibirem a poda e o corte de pinheiros que se encontram em locais de alta densidade residencial e populacional, como é o caso de alguns bairros de Curitiba e região metropolitana. Moro no Pilarzinho e sou vizinho de um terreno com sete pinheiros. No sábado, um deles caiu em cima de minha casa, destruindo o telhado. Por sorte não havia ninguém em casa. A lei tem de proibir o corte de araucárias nativas em bosques e matas, e não em regiões da cidade.

Flávio Luiz C. Griebeler, engenheiro civil

Corte de árvores 2

Acho estranha a atitude da prefeitura de Campo Mourão de derrubar árvores sem nenhuma autorização dos órgãos ambientais. Derrubaram uma aroeira com mais de 35 anos simplesmente para a passagem de um fio elétrico. É preciso fazer alguma coisa para acabar com esses crimes.

César Augusto Botelho dos Santos

Presépio 1

Bastante oportuno o artigo do padre James Dalalasta acerca da desvirtuação do sentido do Natal (Gazeta, 11/12). Chega de "Natal da Galinha Pintadinha", "Natal do Looney Tunes", "Natal da Hello Kitty", com decorações que em nada remetem ao nascimento de Jesus. Onde estão os presépios, para nos lembrar de que podemos ter esperança, pois nasceu o "Deus-Menino"?

Maria Thereza Tosta Camillo, Rio de Janeiro – RJ

Presépio 2

Parabenizo a Gazeta por trazer de volta a discussão sobre o sentido profundo do Natal. Ansiando expandir o seu "público-alvo", os interesses comerciais (e outros menos evidentes) têm procurado transformar o Natal cada dia mais numa festa genérica, sob um certo espírito natalino que acomoda todos os segmentos. É terrível ver o nascimento de Jesus ser ofuscado para tentar tornar o Natal mais abrangente.

Adriano Murta Maia, Sete Lagoas – MG

Leitura

A leitura é um professor que pode ensinar coisas boas ou coisas ruins e pode também ajudar a recuperar os detentos, desde que sejam boas leituras. Ler pode inspirar uma nova vontade de viver e fazer coisas novas. Acredito que o governo deve usar essa arma valiosa que é a leitura para recuperar os detentos e também suas famílias.

Gean César Gomes

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]