• Carregando...

Fruet já chegou demonstrando que preservará um dos maiores ranços da politicagem nacional ao escolher a primeira-dama para administrar a Fundação de Ação Social. A FAS necessita de pessoas com formação especializada para geri-la e, pelo que eu saiba, a primeira-dama não tem formação para comandar tal pasta. Deixo aqui registrada a minha tristeza.

Alexandre Fernandes Macedo

Secretariado de Fruet 2

Não adianta, os políticos são todos iguais: misturam o público com o privado e se aproveitam disso. Se os parentes têm competência, que sejam nomeados sem remuneração. Deus nos proteja dos maus exemplos. Tomara que um dia haja uma mudança radical da postura ética dos políticos.

Antonio Carlos P. Braga

Secretariado de Fruet 3

Competência não tem parentesco. Ao fazer a indicação, independentemente do cargo ou profissão, o prefeito assina embaixo do nome indicado, comprometendo-se também. Vamos esperar pelos resultados para então criticar ou elogiar as opções do prefeito.

Ernesto Zanetti Neto

Mensalão 1

O governo Lula e o PT serão lembrados por todos os brasileiros como sendo o governo da corrupção, do mensalão, da enganação, do desrespeito ao cidadão que trabalha honestamente, do abuso do poder e da desobediência às leis e à Constituição. Parabéns aos ministros do STF, pelo menos aos que estiveram a serviço do país e do povo brasileiro, punindo com rigor os culpados.

Nereu Joli Mayer, advogado e administrador

Mensalão 2

Não aguento mais essa enganação do PT em relação ao mensalão. É uma palhaçada os beneficiados pelo mensalão alegarem inocência, incluindo Lula, que sempre declarou ter sido "apunhalado" pelas costas, mas continua amigo dos supostos traidores.

Vera G. Santos

Comissionados

Creio que seja necessário frear a criação de cragos comissionados nos órgãos públicos, incluindo o Ministério Público do Paraná, que vem recomendando às câmaras municipais o enxugamento dos cargos de confiança. O MP deveria dar exemplo, mas tem criado com frequência novos cargos sem concurso público. A regra precisa ser aplicada em todas as instâncias do poder.

Carla Regina Capelloto

Poder de investigação do MP

O Ministério Público deve continuar com o poder de investigação, pois é um órgão mais preparado e tem maior independência que as instituições policiais. Se tirarem esse poder do MP, faltará pouco para nos tornarmos uma Cuba ou Venezuela.

Luiz da Rocha Kramer, Pinhão – PR

Ameaças

As ameaças à redação da Gazeta do Povo não devem abater os jornalistas. Quando se noticia a verdade, os atingidos podem ter esse tipo de comportamento, porque a única arma dos covardes é se esconder atrás de ameaças.

César Nóbrega

Viaduto estaiado

O viaduto estaiado deveria se chamar "elefante branco" porque vai atrapalhar projetos futuros de mobilidade, como o metrô entre o aeroporto e o Centro de Curitiba. E, por falar em mobilidade, o governo estadual também subsidia o transporte coletivo em outras cidades do Paraná ou só em Curitiba?

Luiz C. Segantini

Aniversário da UFPR

Como ex-aluna, com muito orgulho faço parte desses 100 anos de história da UFPR. Recordo com saudade das aulas e dos inúmeros professores, fonte de sabedoria, que foram e são os alicerces da universidade. Reverencio os ilustres fundadores, reitores, mestres e todos que contribuíram com otimismo, trabalho e dedicação para a grandeza, o sucesso e a formação da juventude que constitui a sociedade curitibana. Pelo centenário, parabéns, querida universidade!

Odete Orzenn

Pichação

Quando a polícia identificasse um pichador com menos de 18 anos, este deveria, junto com seus pais, participar de um curso de reciclagem moral e cívica por uns 30 dias. Assim eles pensariam duas vezes antes de pichar os bens públicos ou particulares.

Sergio Brugnolo

Resíduos sólidos

Desde o início do governo Requião, no Paraná já se falava em consórcio intermunicipal para destinação final correta dos resíduos (Gazeta, 15/12). Mas essa prática, se não houver gestão adequada, caracterizaria a transferência do problema. O aterro sanitário deve ser o destino apenas dos resíduos que não podem ser reaproveitados. Dessa forma, todos os municípios poderiam fazer a gestão individual do lixo, bastando haver educação ambiental, planejamento e gestão sustentável.

Rodrigo Lopes, tecnólogo em Gestão Ambiental

Árvores

Não consigo entender por que a prefeitura de Curitiba insiste em manter as tipuanas na região da Água Verde e Vila Izabel. Não aceitam de jeito nenhum a poda. Se são árvores saudáveis, por que qualquer chuva mais forte derruba os galhos? E o prejuízo, quem paga? Será que é preciso morrer alguém para que alguma atitude seja tomada?

Poliana M. Gimouski

Vila Izabel

Concordo com a descrição da leitora sobre a Vila Izabel publicada na Coluna do Leitor (Gazeta, 18/12). Em compensação, caminhar pela manhã por nossas ruas sossegadas e ouvir a cantoria dos pássaros, aproveitando as sombras dos pinheirais com os vizinhos, ser bem tratada pelos comerciantes, enfim, viver em uma vila pacata, parecendo cidade do interior, não tem preço.

Rose Zampier

Linha especial de Natal

O programa criado pela prefeitura de Curitiba para a linha de ônibus especial de Natal desperta uma reação de frustração e revolta. Além de os ônibus serem desconfortáveis, com apenas 25 lugares e sem janelas adequadas, o roteiro não entusiasma. A pequena quantidade e a qualidade questionável das decorações não justificaria o investimento nesse projeto municipal. Se já não vale pelos R$ 10 cobrados, fica ainda mais caro pela decepção que causa e pelo tempo perdido em período tão precioso.

Paulo Ferraz, engenheiro

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]