• Carregando...

Nas diversas comemorações sociais em uso, anota-se, também, o Dia dos Pais. Seria uma homenagem ao PAI ou mais um movimento comercial para vendas e presentes? Não importam intenções diversas. O importante é reconhecer o valor extraordinário desse HOMEM, que é o PAI. Pequeno folheto a mim enviado traz esta carta, que transcrevo, enviada aos pais. É um filho dando lições a todos os pais do mundo. Diz o seguinte em seus parágrafos:

– Pai, não me dê tudo que te peço. Às vezes meus pedidos querem apenas ser um teste para ver quanto posso pedir.

– Não grite comigo. Eu te respeito menos quando o fazes. E me ensinas a gritar, também, e eu não queria fazer isto.

– Não me dê ordens a todo o momento. Se em vez de mandar, algumas vezes externasses teus desejos.

– Cumpre as promessas que fazes, boas ou más. Se me prometes um prêmio, deves concedê-lo, assim como um castigo.

– Não me compares a ninguém, especialmente com meus irmãos. Se me colocas acima deles, alguém vai sofrer. Se me colocas abaixo, eu é que sofro.

– Não mude de opinião a cada momento sobre o que devo fazer. Pensa antes, mantendo a decisão.

– Deixa que eu faça, acertando ou errando. Se fazes tudo para mim, serei um eterno dependente.

– Nunca pregue uma mentira, nem me peça que eu o faça. Isto criará em mim um mal-estar e me fará perder a confiança em tudo o que afirmas.

– Quando te enganas em alguma coisa, admite-o francamente. Isso não te diminuirá a meus olhos, pelo contrário, te fará crescer e eu aprenderei a assumir minhas faltas.

– Quando te der conta de um problema meu, não digas que é bobagem, que o tempo corrige ou que não tens tempo. Eu preciso ser compreendido e ajudado.

– Trata-me com a mesma amizade e com a mesma cordialidade com que tratas teus amigos. Pelo fato de pertencermos à mesma família não significa que não possamos ser amigos.

– Nunca me ordene a fazer uma coisa quando tu mesmo não a fazes. Eu aprendi a fazer aquilo que tu fazes e não aquilo que tu dizes.

– Ensina-me a amar e conhecer a Deus. Não acredito que a catequista ou o padre possam fazer isso em teu lugar. Tudo o que me ensinarem a respeito de Deus nunca entrará em meu coração e em minha cabeça se tu mesmo não conheces e nem amas a Deus.

Prezado leitor, se você é um PAI que me lê hoje, quero cumprimentá-lo neste dia e desejar-lhe ser um PAI como este filho desejou ser o seu. O seu filho pode aprender tudo no mundo, numa escola, numa universidade, num trabalho. Mas aprender a ser HOMEM é com o seu exemplo e com suas palavras sábias. Por isso, todos nós, filhos, podemos dizer sempre: MEU PAI NÃO MORREU! A sua imagem, o seu exemplo, a sua vida foi o que de melhor ele me deixou. Foi, realmente, um PAI.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]