• Carregando...
Denúncia de assédio sexual contra o presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, foi feito na Delegacia da Mulher.
Denúncia de assédio sexual contra o presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, foi feito na Delegacia da Mulher.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O  presidente da Paraná Turismo, autarquia do governo do estado, o empresário João Jacob Mehl, pediu exoneração segunda-feira (20) após ser denunciado na Polícia Civil por assédio sexual e racismo. Em depoimento na Delegacia da Mulher em Curitiba, a funcionária comissionada da Paraná Turismo, Natália da Silva, 27 anos, informou que as ações reiteradas teriam acontecido dentro da autarquia.

Cadastre-se e receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

De acordo com a denúncia, Jacob Mehl, conhecido por ter sido presidente do Coritiba nos anos 1990, faria insinuações de tom sexual. A mais grave delas teria sido dia 25 de novembro, quando o presidente da Paraná Turismo teria sido mais explícito. Ainda de acordo com a denúncia, Jacob Mehl não teria respeitado o fato de Natália ter perdido o namorado em um acidente de trânsito em setembro.

Natália tem 27 anos, é negra e era assessora direta há um ano e nove meses de Jacob Mehl. O advogado dela, Thiago Teza, ajuizou duas ações: uma na esfera civil por reparação de danos morais e um processo criminal por assédio sexual e injúria racial. Pelo Código Penal, o assédio sexual pode levar à prisão de 1 a 2 anos e a injúria racial pode resultar em reclusão de 1 a 3 anos, mais pagamento de multa.

Logo após sofrer o assédio, Natália registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia da Mulher. Ela também denunciou o fato ao programa de compliance da Paraná Turismo e à Corregedoria-Geral do Estado.

Em nota, o governo do estado confirma o pedido de demissão de Jacob Mehl da Paraná Turismo segunda-feira (20). “O empresário havia sido denunciado por uma servidora do órgão por suposta prática de assédio – denúncia cuja investigação vem se dando tanto no âmbito administrativo quando no criminal", confirma o governo.

Na esfera administrativa, foi aberto processo na Ouvidoria do estado. A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo (Sedest), pasta à qual a Paraná Turismo é vinculada, aguarda o resultado do processo para avaliar medidas cabíveis.

Procurado pela Gazeta do Povo, João Jacob Mehl informou que os advogados iriam falar sobre o processo. A reportagem entrou em contato com os advogados Renato Barroso e Luciano Molina que, por meio de nota informaram: "a defesa de João Jacob Mehl está aguardando a apresentação das provas contra o seu cliente - o que ainda não aconteceu -, tendo sido informada pela Delegacia da Mulher que a autora da Ação , será intimada hoje, para que apresente a gravação que diz ter em mãos. Após tomar ciência desses documentos e provas, irá se manifestar no Processo, na esfera Judicial".

João Jacob Mehl tem 78 anos. Além de dirigente da Paraná Turismo, foi presidente do Coritiba em dois mandatos, entre 1990 e 1991 e 1998 e 1999, e era proprietário de um dos buffets mais conhecidos de Curitiba, o Ilha do Mehl, que fechou durante a pandemia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]