Advogado Clèmerson Merlin Clève: novo membro da Academia Paranaense de Letras (APL).| Foto: Divulgação
Ouça este conteúdo

O advogado Clèmerson Merlin Clève foi eleito para a Academia Paranaense de Letras (APL). O novo membro vai suceder o jurista René Dotti na cadeira número 3, cujo patrono é Jesuíno Marcondes de Oliveira e Sá.

CARREGANDO :)

Advogado, mestre e doutor em Direito do Estado, Clève tem mais de 20 obras publicadas - tanto na área do direito quanto da literatura. Ex-procurador do Paraná e da República, ele é professor titular de Direito Constitucional na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e no Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil).

Clève também é membro da Academia Paranaense de Letras Jurídicas (APLJ) e é um dos constitucionalistas mais citados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Publicidade

Estão entre suas obras títulos como Direito Constitucional Brasileiro; Agir Estratégico e Autoridade Constitucional Compartilhada; Fiscalização Abstrata de Constitucionalidade; e Atividade Legislativa do Poder Executivo. Na literatura, são de sua autoria os livros Amor Fati; Serra Pitanga: Memória (quase) poética de uma temporada no céu; Teatro inexperto em 2 peças quase distópicas; e Razão de Estado.

A Academia Paranaense de Letras (APL) foi fundada em 1936, em Curitiba, com o objetivo de ser uma entidade representativa da cultura do estado. Tem 40 cadeiras, pelas quais passaram vários intelectuais do Paraná. Atualmente é presidida pelo jornalista e advogado Ernani Buchmann.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]