• Carregando...

Com expectativa de faturar R$ 2 bilhões numa semana e atrair 250 mil visitantes, o Show Rural Coopavel, que começa nesta segunda-feira (03/02), poderia buscar inspiração entre centenas de produtores paranaenses com altíssimas tecnologias e índices de produtividade que rivalizam com países desenvolvidos, mas para falar sobre a necessidade de “reinventar” a vida no campo, preferiu olhar para um pequeno agricultor familiar do distrito de Guairacá, em Guarapuava, que ficou cego há dez anos.

Quem acessa a página principal do Show Rural na internet se depara com um vídeo principal contando a história de Márcio Gomes de Oliveira e três pequenos vídeos com depoimentos de amigos e familiares. Desde que perdeu a visão, aos 43 anos, Márcio se reinventou. Para dar conta do trabalho e dos desafios da propriedade, mesmo às escuras, ele segue levantando cedo, cortando lenha, tirando leite das vacas e administrando o pequeno sítio São Mateus, de onde provê o sustento da família.

“Dificuldade o agricultor familiar tem todo dia, mas eu não me abalo com isso. Eu continuo sempre em frente. Um jeito eu sempre acho. Eu amo o que faço. Gosto dos meus animais, gosto da natureza que me cerca, sou realizado vivendo aqui. Para mim, dificuldade não existe. As limitações, as barreiras, a gente é que cria. Eu sou igual a todo mundo. Eu busco o melhor para mim. A gente precisa sempre se reinventar”, diz Márcio.

Em sua 32ª edição, o Show Rural acontece de 03 a 07/02 num espaço de 720 mil metros quadrados na BR-277, na saída para Curitiba, em Cascavel. São 650 expositores que apresentam aos agricultores, em primeira mão, as mais recentes tecnologias nas áreas de insumos, maquinários e aplicativos voltados a impulsionar os resultados da propriedade. Em três décadas de evento, a produtividade das principais commodities da região Oeste do Paraná, soja e milho, teve aumento de mais de 300%. Neste ano, foi agregado ao parque de exposições o prédio Paraná Cooperativo, com área de mais de 2 mil metros quadrados, salas de reuniões e auditório para 250 pessoas, que deve funcionar como ponto de recepção de caravanas de cooperativas que visitam a feira, todos os anos.

A proposta, e o apelo do Show Rural aos agricultores, é apresentar o que há de mais novo e avançado nas tecnologias para o campo. Não poderia encontrar melhor eco do que as palavras do produtor Márcio Gomes de Oliveira: “Você tem que se inspirar em quem progride, você não pode se agarrar àquilo que os avós fizeram e deu certo, mas hoje não funciona mais”.

Assista também aos outros vídeos que contam a história de Márcio Gomes de Oliveira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]